Ter uma comunicação estratégica e eficaz é um esforço permanente, renovado a cada dia pela equipe de comunicação com o apoio dos gestores e das lideranças. O critério mais importante para que a comunicação seja considerada estratégica em uma organização é
a) o alinhamento com os objetivos corporativos, pois, a partir deles, a equipe de comunicação define sua própria estratégia e opera os meios para apoiar a organização no atingimento de suas metas.
b) o propósito definido, pois quando a organização tem uma missão clara, a área de comunicação segue esse rumo e executa o trabalho devidamente.
c) a influência no processo de compras, pois é preciso ter uma visão estratégica para comprar bem e ter lucro.
d) a visão local, de nichos e integrativa, pois a área de comunicação precisa desenvolver um plano tático e pontual no local de atuação da empresa para atingir o público estratégico definido.
e) E a orientação para o presente, pois a área de comunicação trabalha com resultados de curto prazo e foco voltado para as situações relevantes, iminentes e atuais da empresa.