Questões de Concursos: Assistência de Enfermagem ao PréNatal

Prepare-se para a prova com questões de Assistência de Enfermagem ao PréNatal de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q893063 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Soledade RS, MARANATHA Assessoria, 2024

Os agentes comunitários de saúde devem estar atentos a sua microárea e assim cadastrar gestantes para um pré natal adequado na unidade de saúde, essas gestantes devem ser cadastradas para dar início ao acompanhamento, para ser de qualidade o ideal preconizado, qual a idade gestacional a mulher deve ser cadastrada?

22 Q880981 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Miraí MG, Instituto Access, 2024

A Sífilis Congênita é uma doença transmitida da mãe com sífilis não tratada ou tratada de forma inadequada para a criança durante a gravidez. Por isso, o teste em gestantes é de extrema importância para detectar a doença. São momentos em que o teste poderá ser feito:

23 Q910769 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Enfermeiro, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Para implementar as atividades de normatização do controle pré-natal dirigido às gestantes, é necessário dispor de um instrumento que permita identificá-las no contexto amplo de suas vidas e mapear os riscos a que cada uma delas está exposta. Em se tratando de fatores de risco na gravidez, marque a alternativa que corresponde a um fator de risco relacionado a História Reprodutiva Anterior:

24 Q899874 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Hospital, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

Sobre as síndromes hemorrágicas da primeira metade da gravidez, relacione verdadeiro (V) ou falso (F) nas sentenças a seguir.

(__) Conceitua-se como abortamento espontâneo, a gestação intrauterina não viável até 20-22 semanas, ou peso fetal de 500 g. É considerado precoce, ou de primeiro trimestre, até 12 semanas e 6 dias.
(__) Uso de anticoncepção de emergência ou DIU, é um fator de risco para gravidez ectópica.
(__) A gravidez ectópica tubária não constitui como um risco à gestante, e pode ser viável desde que com acompanhamento de alto risco.
(__) O aborto retido é aquele no qual há ausência de batimentos cardíacos fetais ou do embrião (gravidez anembrionada), mas não ocorre a expulsão espontânea do conteúdo intrauterino.
(__) Abortamento inevitável é quando acontece sangramento, dilatação cervical e eliminação completa do conteúdo uterino.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

25 Q881977 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

São procedimentos da consulta de enfermagem obstétrica no pré-natal, entre outras:

I. Anamnese completa: Queixas e questionamentos.
II. Atualização da caderneta vacinal.
III. Análise de exames anteriores, prescrição de novos exames e suplementação (Sulfato ferroso e Ácido fólico).
IV. Elaboração conjunta do Plano de parto.
V. Exame obstétrico (medida da altura de fundo uterino, ausculta dos batimentos cardiofetais e realização das Manobras de Leopold).

Estão CORRETAS:

26 Q914528 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Instituto Consulplan, 2023

O puerpério é um período em que a mulher passa por uma série de mudanças fisiológicas e psicológicas ao passo que se torna mãe. Trata-se de um momento em que os cuidados médicos são essenciais, em um contexto no qual o apoio emocional e o monitoramento da saúde se configuram como aspectos de grande importância. É correto afirmar que o puerpério corresponde ao período de duração:

28 Q893061 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Soledade RS, MARANATHA Assessoria, 2024

Sobre a pré-eclâmpsia/eclampsia podemos afirmar:

I - Pode acontecer em qualquer gestante durante a segunda metade da gravidez ou até seis meses após o parto. Identificá-la o mais cedo possível é fundamental para garantir a saúde da mãe e do bebê, de modo que informações sobre a doença precisam ser amplamente conhecidas, não apenas das mulheres, mas também do companheiro, familiares e amigos que acompanham a gestação.
II - A pré-eclâmpsia pode ocorrer sem sintomas, porém, os sinais a seguir são os mais comuns: dor de cabeça forte que não desaparece com medicação, inchaço no rosto e nas mãos, ganho de peso de um quilo ou mais em uma semana, dificuldade para respirar ou respiração ofegante, náusea ou vômito após os primeiros três meses de gestação, perda ou alterações da visão, como borramento e luzes piscando, e dor no abdome do lado direito, próximo ao estômago.
III - A pré-eclâmpsia não é considerado um problema grave, podendo ser tratada após a gestação.

29 Q893062 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Soledade RS, MARANATHA Assessoria, 2024

Uma gestante foi atendida e cadastrada pelo agente comunitário de sua área e encaminhada a unidade de saúde para dar início ao pré natal a mesma já estava em mãos um exame que afirmava ser uma gestação de gemelar, na avaliação de risco que deve ser realizada pela Linha Guia, qual dos riscos ela se enquadra?

30 Q886408 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cruzaltense RS, FUNDATEC, 2024

A Rede Cegonha, instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), consiste numa rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada na gravidez, no parto e no puerpério, bem como, à criança, o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. A rede é organizada em quatro componentes, listados a seguir; são eles, EXCETO:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.