Questões de Concursos: Assistência de Enfermagem ao PréNatal

Prepare-se para a prova com questões de Assistência de Enfermagem ao PréNatal de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q900025 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Enfermeiro, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

5. Por meio do cuidado pré-natal, é possível detectar sinais precoces de agravos ou fatores de risco, intervindo de maneira apropriada para assegurar os melhores resultados. Essa fase representa uma grande oportunidade para a prevenção, educação em saúde, planejamento reprodutivo e identificação de vulnerabilidades em populações específicas.

Sobre as possíveis complicações, sinais de alerta e cuidados nesse período, é correto afirmar:

52 Q902085 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Enfermeiro, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

As gestantes têm direito a consulta e exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS) durante o pré-natal, sendo elas realizadas tanto por médicos(as) quanto por enfermeiros (as). A cada consulta o profissional deverá indagar a gestante, de como ela está se sentido e ouvir suas dúvidas. Em relação aos procedimentos efetuados na consulta do pré-natal, assinale a alternativa correta.

53 Q907463 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Enfermeiro Obstetra, HRTN MG, FUNDEP, 2024

Sobre a gestação de alto risco, assinale a alternativa correta.

54 Q907466 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Enfermeiro Obstetra, HRTN MG, FUNDEP, 2024

A asfixia perinatal é uma das principais causas de óbitos infantis no mundo e sua prevenção perpassa pela adequada atenção ao pré-natal, parto e nascimento.

Sobre a reanimação neonatal na sala de parto, assinale a alternativa incorreta.

55 Q911854 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Catolé do Rocha PB, CPCON, 2023

A gestação é um fenômeno fisiológico e, por isso, sua evolução se dá, na maior parte dos casos, sem intercorrências. Apesar desse fato, existe parcela pequena de gestantes que, por serem portadoras de alguma doença, sofrerem algum agravo ou desenvolverem problemas, apresentam mais probabilidade de evolução desfavorável – seja para o feto como para a mãe. Por esse motivo, o Ministério da Saúde preconiza o número mínimo de consultas e com intervalos de:
Fonte: Protocolo da Atenção Básica: Saúde das Mulheres (2016).

57 Q890450 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Miracema RJ, Instituto Consulplan, 2024

Durante o pré-natal, a gestante deve ser monitorada visando ofertar uma assistência de qualidade, a fim de fazer diagnóstico precoce de alterações e realização de intervenções adequadas sobre condições que tornam vulneráveis a saúde da gestante e da criança. Sobre a assistência pré-natal, é fundamental:

58 Q890452 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Miracema RJ, Instituto Consulplan, 2024

Os principais objetivos da primeira visita domiciliar ao recém-nascido e à sua família são, EXCETO:

59 Q919651 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Técnico de Enfermagem 20H, Prefeitura de Marau RS, FUNDATEC, 2025

O cuidado pré-natal tem como objetivo realizar o rastreamento em uma população geralmente saudável. Por meio desse cuidado, é possível detectar sinais precoces de agravos ou fatores de risco, intervindo de maneira apropriada para assegurar os melhores resultados. Essa fase representa uma grande oportunidade para a prevenção, educação em saúde, planejamento reprodutivo e identificação de vulnerabilidades em populações específicas. Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo:
I. Um fator de risco para hemorragia pós-parto a ser identificado e tratado no pré-natal é a anemia materna (hemoglobina abaixo de 8 mg/dL), situação que deve ser encaminhada para acompanhamento em pré-natal de alto risco.
II. O diagnóstico da pré-eclâmpsia é feito classicamente a partir da identificação de hipertensão arterial (PA ≥130 e/ou 90 mmHg) que aparece após a 18ª semana de gestação, associada à presença de proteinúria significativa (≥200 mg/24 horas).
III. Os exames complementares que devem ser realizados a partir da 20ª semana de gestação incluem hemograma completo, rastreio para diabetes gestacional (glicemia em jejum e TTGO 75 g), Coombs indireto para gestantes com RH negativo, sorologias para HIV, hepatite B e toxoplasmose (se suscetível), repetição da urocultura e exame de urina. IV. As Manobras de Leopold permitem ao profissional avaliar a situação fetal dentro do útero, sua apresentação, quantidade de líquido amniótico, altura da apresentação e se está insinuado ou fora da pelve materna.
Quais estão corretas?

60 Q908134 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Enfermeiro, Prefeitura de Nossa Senhora das Graças PR, UNIVIDA, 2024

A gestação é um fenômeno fisiológico e deve ser vista pelas gestantes e equipes de saúde como parte de uma experiência de vida saudável envolvendo mudanças dinâmicas do ponto de vista físico, social e emocional. Entretanto, trata-se de uma situação limítrofe que pode implicar riscos tanto para a mãe quanto para o feto e há um determinado número de gestantes que por características particulares, apresentam maior probabilidade de evolução desfavorável, são as chamadas “gestantes de alto risco”. Das características individuais e condições sociodemográficas desfavoráveis apresentadas abaixo, qual não faz parte dos fatores de risco gestacional:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.