Questões de Concursos: Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos

Prepare-se para a prova com questões de Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q58866 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos

As feridas cirúrgicas são classificadas pelo seu potencial de infecção. A ferida que apresenta a incisão realizada em tecidos estéreis ou de fácil descontaminação, sem patógenos e indícios de inflamação é considerada:

12 Q843377 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Prefeitura de Tenório PB Técnico de Enfermagem, CPCON, 2020

Sobre definições utilizadas no tratamento de feridas associe a primeira coluna com a segunda e depois responda ao que se pede:
(A) Abcesso
(B) Abrasão (C) Cicatrização (D) Deiscência (E) Escoriação (F) Estoma
( ) É a abertura cirúrgica que permite a comunicação entre um órgão interno e meio exterior. ( ) Separação das bordas da ferida. ( ) Cura de uma ferida por reparação ou regeneração dostecidos afetados evoluindo em fases distintas. ( ) Erosão da pele através de algum processo mecânico (fricção ou traumatismo). ( ) Coleção de pus na derme e tecidos profundos adjacentes.
( ) Arranhões lineares na pele.

Qual das alternativas abaixo discorre sobre a associação CORRETA das colunas, em relação aos termos e suas definições?

13 Q22413 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Técnico de Enfermagem do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens seguintes quanto a curativo, um procedimento de enfermagem que requer cuidados especiais para cada tipo de ferida.
O processo de cicatrização normal da ferida cirúrgica limpa passa pelos estágios inflamatório, proliferativo e de maturação, ou ainda, de reação, regeneração e remodelação.

14 Q58865 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos

Os curativos variam de acordo com a natureza, a localização e o tamanho da ferida. O curativo que é absorvente e é comumente utilizado em feridas cirúrgicas, permite a exposição da ferida ao ar, absorve o exsudato e o isola da pele saudável adjacente é chamado curativo:

15 Q844478 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Prefeitura de Bagé RS Enfermeiro, FUNDATEC, 2020

A cicatrização de uma ferida consiste em uma perfeita e coordenada cascata de eventos celulares e moleculares que interagem para que ocorra a repavimentação e a reconstituição do tecido. Referente à regeneração celular e os eventos celulares/bioquímicos, assinale a alternativa correta.

16 Q58858 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos

Alguns cuidados são necessários para o procedimento de retirada de pontos. Verifique as assertivas e selecione a opção correta.

I. Observar a ferida cirúrgica, identificando a presença de afastamento, secreção, inflamação, sinais de infecção e pontos inclusos.
II. Realizar a antissepsia da pele e lavar com SF 0,9% antes e após a retirada dos pontos.
III. Recomenda-se que a retirada dos pontos ocorra de modo intercalado (1º ponto, depois 3º ponto, depois 5º ponto e assim por diante).
IV. Recomenda-se separar uma gaze e deixá-la próxima à ferida cirúrgica, tendo como finalidade a conferência dos fios de sutura retirados, contando-os e verificando se saíram por completo.  

18 Q140277 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Analista Judiciário Enfermagem, TRT 8a Região, CESPE CEBRASPE

A cobertura microambiental utilizada como curativo secundário para uma ferida infectada, infiltrada e de formato irregular, derivada de glicídio de cadeia longa e obtido a partir de algas, e que possui a capacidade de absorver grande quantidade de secreção denomina-se

19 Q58861 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos

Relacione a primeira coluna com os tipos de debridamento com a indicação na segunda coluna e marque a alternativa correta.

1. Debridamento mecânico.
2. Debridamento químico.
3. Debridamento autolítico.

( ) cobre uma ferida e permite que as enzimas façam a digestão da pele esfacelada.
( ) aplicado topicamente para clivar o tecido desvitalizado.
( ) remove o tecido desvitalizado com a força mecânica. 
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.