A necessidade de avaliar sempre estará presente no espaço escolar, muito embora possa, com efeito eficaz naquilo que se pode
propor, a melhoria de todo o processo educativo. Perrenoud (1993) considera que a avaliação é um processo recíproco entre o
aluno e o professor, onde este ensina e aquele aprende, e “(…) a aprendizagem nunca é linear, procedem por ensaios, por
tentativas e erros, hipóteses, recuos e avanços”.
(Perrenoud, 1993, p. 173.)
Analise os fragmentos de textos a seguir e relacione-os corretamente com as diferentes funções da avaliação.
I. Propõe-se uma ação de sondagem da situação e do desenvolvimento da aprendizagem, o que pode contribuir na verificação
do que o aluno aprendeu e como aprendeu em toda a sua trajetória escolar, possibilitando conhecer a realidade do processo
de ensino-aprendizagem através do conhecimento prévio de cada estudante, suas habilidades ou saberes já adquiridos.
II. Consiste no ato de avaliar tanto a trajetória de construção das aprendizagens e dos conhecimentos dos educandos, como
também o trabalho do professor, por permitir analisar, de maneira frequente e interativa, o progresso dos alunos, para
identificar o que eles aprenderam e o que ainda não aprenderam, para que venham a aprender e para que reorganizem o
trabalho pedagógico.
III. Refere-se em uma avaliação disciplinadora, punitiva e discriminatória, como decorrência, essencialmente, da ação corretiva
do professor, pois tem a pretensão de verificar aquilo que o estudante tem aprendido durante o seu período escolar.
Pressupõe que o aluno aprenda do mesmo modo, no mesmo tempo e adquira os saberes suficientes para enfrentar os anos
seguintes; caso contrário, será reprovado para a próxima etapa de ensino.
A sequência está correta em
a) I. Diagnóstica. II. Formativa. III. Somativa.
b) I. Formativa. II. Somativa. III. Diagnóstica.
c) I. Somativa. II. Diagnóstica. III. Formativa.
d) I. Formativa. II. Diagnóstica. III. Somativa.