Questões de Concursos: Avaliação Educacional

Prepare-se para a prova com questões de Avaliação Educacional de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q869341 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Inspetor de Alunos, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Conforme apontado por Luckesi (2011), a avaliação da aprendizagem representa uma ferramenta pedagógica à disposição do educador, destinada a auxiliar o educando na busca de sua autoconstrução e no desenvolvimento do seu modo de estar na vida, por meio de aprendizagens bem-sucedidas. Sobre o processo de avaliação pode-se afirmar que:

12 Q882946 | Pedagogia, Avaliação Educacional, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

A observação é um procedimento auxiliar de avaliação, cujo potencial é enfatizado nas proposições a seguir.


I- A observação está sujeita à subjetividade do professor e, portanto, a erros de percepção e à tendenciosidade. Por essa razão, não se deve tirar conclusões com base em ocorrências esporádicas.


II- A observação visa a investigar, informalmente, as características individuais e grupais dos alunos, para identificar fatores que influenciam a aprendizagem e o estudo da matéria.


III- Os resultados da observação devem ser convertidos em notas e repassados diretamente aos alunos, independentemente do seu objetivo.


É CORRETO o que se afirma em:

13 Q908895 | Pedagogia, Avaliação Educacional, PEB I, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

Sobre a expressividade na educação infantil é INCORRETO afirmar que:

14 Q897211 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Pedagogo, Prefeitura de Padre Bernardo GO, IV UFG, 2024

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes – Lei n° 10.861/2004) é composto por três elementos fundamentais: avaliação das instituições, avaliação dos cursos e avaliação do desempenho dos estudantes. A avaliação institucional está dividida em duas modalidades:

15 Q911113 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Instituto Consulplan, 2024

A necessidade de avaliar sempre estará presente no espaço escolar, muito embora possa, com efeito eficaz naquilo que se pode propor, a melhoria de todo o processo educativo. Perrenoud (1993) considera que a avaliação é um processo recíproco entre o aluno e o professor, onde este ensina e aquele aprende, e “(…) a aprendizagem nunca é linear, procedem por ensaios, por tentativas e erros, hipóteses, recuos e avanços”.

(Perrenoud, 1993, p. 173.)

Analise os fragmentos de textos a seguir e relacione-os corretamente com as diferentes funções da avaliação.

I. Propõe-se uma ação de sondagem da situação e do desenvolvimento da aprendizagem, o que pode contribuir na verificação do que o aluno aprendeu e como aprendeu em toda a sua trajetória escolar, possibilitando conhecer a realidade do processo de ensino-aprendizagem através do conhecimento prévio de cada estudante, suas habilidades ou saberes já adquiridos.
II. Consiste no ato de avaliar tanto a trajetória de construção das aprendizagens e dos conhecimentos dos educandos, como também o trabalho do professor, por permitir analisar, de maneira frequente e interativa, o progresso dos alunos, para identificar o que eles aprenderam e o que ainda não aprenderam, para que venham a aprender e para que reorganizem o trabalho pedagógico.
III. Refere-se em uma avaliação disciplinadora, punitiva e discriminatória, como decorrência, essencialmente, da ação corretiva do professor, pois tem a pretensão de verificar aquilo que o estudante tem aprendido durante o seu período escolar. Pressupõe que o aluno aprenda do mesmo modo, no mesmo tempo e adquira os saberes suficientes para enfrentar os anos seguintes; caso contrário, será reprovado para a próxima etapa de ensino.

A sequência está correta em

16 Q900738 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Ensino Fundamental, Prefeitura de Lindóia do Sul SC, AMAUC, 2024

A avaliação, a reflexão e a aprendizagem, têm adquirido grande enfoque nos últimos anos, e isso "[...] nos remete a necessidade de buscar instrumento de coleta e análise de informação referente às próprias práticas que nos permita revisá-las e reajustá-las, se for preciso" (ZABALZA, 2004, p. 27).

Nesse contexto, assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmações:

(__)O registro da aprendizagem dos alunos, sendo utilizado como um instrumento no processo de avaliação, permite ao professor a reflexão sobre sua prática, na busca de melhorar o processo de ensino aprendizagem.
(__)O registro realizados pelos professores alfabetizadores, que contemplam o processo de aprendizagem dos alunos, atua como um instrumento de avaliação, tanto da postura profissional do professor, quanto do nível de desenvolvimento da turma.
(__)O docente que utiliza desse recurso, consegue realizar uma radiografia de sua aula, de sua sala, sabendo em que pontos deve, ou não, interferir.
(__)O professor alfabetizador, ao fazer os registros de aprendizagem dos alunos, está, ao mesmo tempo, avaliando e refletindo sobre suas próprias práticas pedagógicas como também analisando e refletindo sobre as dificuldades e êxitos de seus alunos.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

17 Q903057 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A avaliação da aprendizagem deve ser entendida como um processo contínuo e formativo, que contribui para o desenvolvimento integral dos alunos. Considerando essa concepção, qual das afirmações a seguir descreve corretamente uma prática de avaliação alinhada a esse conceito?

18 Q900035 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

A avaliação da aprendizagem é um tema amplamente discutido por estudiosos como Luckesi, Hoffman e Perrenoud. Cada um deles apresenta uma visão distinta sobre o papel e a função da avaliação no processo educativo. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__) Luckesi defende que a avaliação deve ser utilizada como um instrumento de exclusão e seleção dos alunos.
(__) Hoffman argumenta que a avaliação deve ser um processo contínuo e formativo, focado na reflexão e no desenvolvimento do aluno.
(__) Perrenoud acredita que a avaliação deve ser um momento terminal, utilizado apenas para medir o desempenho final dos alunos.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:

19 Q900408 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

No que se refere ao processo avaliativo do aluno, como uma das atribuições docentes na escola, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sugere a promoção da avaliação como um processo contínuo de monitoramento do progresso dos estudantes ao longo do tempo. Isso permite que os educadores identifiquem as necessidades individuais dos alunos e adaptem o ensino conforme essas necessidades. Esta perspectiva de avaliação se denomina

20 Q902271 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Ramada RS, FUNDATEC, 2024

Sobre os documentos pedagógicos utilizados na educação para o processo avaliativo, assinale a alternativa correta.
Usamos cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade.