Questões de Concursos: Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas

Prepare-se para a prova com questões de Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q906786 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

Na literatura, é possível encontrar inúmeros autores que analisam a concepção e abrangência da avaliação, a partir da análise de sua forma e conteúdo. A seguir, foram destacados alguns desses posicionamentos. Porém, uma alternativa foi elaborada erroneamente, destaque-a:

12 Q909360 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rodeio SC, Instituto Fênix, 2024

Qual adaptação curricular pode ser considerada para estudantes com dificuldades de aprendizagem significativas?

13 Q907584 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Júlio Borges PI, JVL Concursos, 2024

O processo de ensino deve estabelecer exigências e expectativas que os alunos possam cumprir e, com isso, mobilizar suas energias e ter impulsionada a aprendizagem, muitas vezes, a precedendo. A relação ensino aprendizagem não deve ter como base a:

14 Q898972 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor Segundo Professor, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Percebemos que a avaliação não ocorre apenas em um momento específico, e sim que está presente em todo o________ _______, tornando-se um instrumento que se concebe desde o início até a finalização do trabalho do professor.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto:

15 Q908947 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, PTDI, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Dentro da perspectiva apresentada por Jussara Hoffmann em sua obra: “Avaliação e Educação Infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança”, é pertinente afirmar:

16 Q909767 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Educação Infantil, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

Conforme o que dispõe o Art. 31 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº. 9.394/96, na educação infantil a avaliação:

17 Q898302 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

As propostas construtivistas renovaram a avaliação escolar, valorizando o aluno como protagonista do aprendizado e promovendo a autonomia. A avaliação ocorre em diferentes momentos e formatos (individual, em grupos) para ajustar o ensino às necessidades dos alunos e incluir a autoavaliação. Avaliar envolve olhar todo o processo, não só o resultado.
Para avaliar, é preciso eleger alguns instrumentos, visando basicamente a:

I.Realizar um diagnóstico inicial - identificar as construções já realizadas pelos discentes frente ao conhecimento a ser ensinado.
II.Realizar o acompanhamento das aprendizagens - perceber os encaminhamentos em prol do ensino que propiciaram boas aprendizagens, bem como os que não incorreram em sucesso, possibilitando revisão de estratégias didáticas.
III.Identificar a consolidação, ou não, das aprendizagens - analisar até que ponto as aprendizagens foram consolidadas e orientar novas ações.

Está CORRETO o que se afirma em:

18 Q906668 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Ciências, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2024

Segundo Cipriano Luckesi (2005, p. 81), para que “a avaliação sirva à democratização do ensino”, a primeira coisa a ser feita é “modificar sua utilização de classificatória para diagnóstica”, isto é:

19 Q911349 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Qual é o principal objetivo da avaliação escolar no contexto educacional?

20 Q897204 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Pedagogo, Prefeitura de Padre Bernardo GO, IV UFG, 2024

As atividades relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem não são estanques, isoladas; pelo contrário, devem fazer parte do cotidiano dos indivíduos na escola e vinculadas à realidade diária da sala de aula. Assim, a avaliação da aprendizagem em um processo educativo envolve
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.