Questões de Concursos Públicos: Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas

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11 Q907584 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Júlio Borges PI, JVL Concursos, 2024

O processo de ensino deve estabelecer exigências e expectativas que os alunos possam cumprir e, com isso, mobilizar suas energias e ter impulsionada a aprendizagem, muitas vezes, a precedendo. A relação ensino aprendizagem não deve ter como base a:

12 Q900423 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Anos Iniciais, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Analise as afirmações sobre definições conceituais de Avaliação:


I. A avaliação não é um fim, mas um meio, que permite verificar até que ponto os objetivos estão sendo alcançados, identificando os alunos que necessitam de atenção individual e reformular o trabalho com a adoção de procedimentos que possibilitam somar as deficiências identificadas.


II. A avaliação deve estar voltada ao ensino-aprendizagem como um todo. É necessário acompanhar todo o desenvolvimento do aluno. Não é necessário medir apenas para dar nota, mas sim, para verificar o índice da aprendizagem.


III. A avaliação desenvolvida de forma qualitativa proporciona efeitos satisfatórios, o que possibilita a transformação dos indivíduos. Entretanto, para que as mudanças possam ocorrer é fundamental oferecer um ensino de qualidade, que a sociedade demanda.


IV. Avaliação é um processo abrangente da existência humana que implica uma reflexão crítica sobre a prática, no sentido de captar os avanços, resistências, dificuldades e possibilitando uma tomada de decisão e soluções para superação dos obstáculos.


Estão corretas:

13 Q909360 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rodeio SC, Instituto Fênix, 2024

Qual adaptação curricular pode ser considerada para estudantes com dificuldades de aprendizagem significativas?

14 Q898972 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor Segundo Professor, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Percebemos que a avaliação não ocorre apenas em um momento específico, e sim que está presente em todo o________ _______, tornando-se um instrumento que se concebe desde o início até a finalização do trabalho do professor.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto:

15 Q898302 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

As propostas construtivistas renovaram a avaliação escolar, valorizando o aluno como protagonista do aprendizado e promovendo a autonomia. A avaliação ocorre em diferentes momentos e formatos (individual, em grupos) para ajustar o ensino às necessidades dos alunos e incluir a autoavaliação. Avaliar envolve olhar todo o processo, não só o resultado.
Para avaliar, é preciso eleger alguns instrumentos, visando basicamente a:

I.Realizar um diagnóstico inicial - identificar as construções já realizadas pelos discentes frente ao conhecimento a ser ensinado.
II.Realizar o acompanhamento das aprendizagens - perceber os encaminhamentos em prol do ensino que propiciaram boas aprendizagens, bem como os que não incorreram em sucesso, possibilitando revisão de estratégias didáticas.
III.Identificar a consolidação, ou não, das aprendizagens - analisar até que ponto as aprendizagens foram consolidadas e orientar novas ações.

Está CORRETO o que se afirma em:

16 Q908947 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, PTDI, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Dentro da perspectiva apresentada por Jussara Hoffmann em sua obra: “Avaliação e Educação Infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança”, é pertinente afirmar:

17 Q906668 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Ciências, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2024

Segundo Cipriano Luckesi (2005, p. 81), para que “a avaliação sirva à democratização do ensino”, a primeira coisa a ser feita é “modificar sua utilização de classificatória para diagnóstica”, isto é:

18 Q897204 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Pedagogo, Prefeitura de Padre Bernardo GO, IV UFG, 2024

As atividades relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem não são estanques, isoladas; pelo contrário, devem fazer parte do cotidiano dos indivíduos na escola e vinculadas à realidade diária da sala de aula. Assim, a avaliação da aprendizagem em um processo educativo envolve

19 Q898496 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Edital nº 2, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Ao propor a avaliação mediadora, Jussara Hoffmann estabelece três princípios essenciais. O princípio que propõe a avaliação como um processo embasado em leituras positivas das manifestações de aprendizagem dos alunos e olhares férteis em indagações, na tentativa de ir além de expectativas predeterminadas, é o:

20 Q909767 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Educação Infantil, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

Conforme o que dispõe o Art. 31 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº. 9.394/96, na educação infantil a avaliação: