Questões de Concursos: Avaliação nutricional

Prepare-se para a prova com questões de Avaliação nutricional de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q859203 | Nutrição, Avaliação Nutricional, Prefeitura de Cachoeira dos Índios PB Nutricionista, EDUCA, 2020

Identifica substâncias nocivas no sangue, urina, cabelo, saliva, etc. Essa área pode auxiliar no diagnóstico, tratamento, prognóstico e prevenção de intoxicações. Em relação às drogas terapêuticas, auxilia no acompanhamento e resposta do paciente, sendo que as doses podem ser aumentadas ou reduzidas para otimizar o tratamento. Nos casos de overdose, é essencial que o agente responsável seja identificado, para que possa ser ministrado o tratamento correto. Os exames do doping em esportistas, entram nessa categoria da toxicologia.
A categoria da toxicologia descrita no texto anterior, refere-se à:
Assinale a alternativa CORRETA:

12 Q841519 | Nutrição, Avaliação Nutricional, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Nutricionista, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. Na fase de estabilização da criança com desnutrição grave (que se inicia no primeiro dia e pode ir até o sétimo dia de internação), a quantidade e o tipo de alimento são importantes. A via oral é a preferencial para administrar a alimentação, devendo ser retomada tão logo quando possível, com o objetivo de suprir a quantidade de energia e proteína suficientes para manter os processos fisiológicos básicos da criança. A estabilização pode durar de 1 a 7 dias, de acordo com a evolução da criança. Frequentemente, dura apenas 3 dias. Nessa fase, a oferta líquida total não deve ultrapassar o volume de 120 a 140 ml/Kg de peso/ dia, incluindo o volume das preparações e de soro (oral e venoso) administrados. II. Na avaliação nutricional, a história clínica é direcionada para identificação da situação nutricional e de fatores de determinação associados. O paciente deve então ser interrogado sobre fatores que interferem direta ou indiretamente no seu estado nutricional. Apesar de importante, a história clínica nutricional não deve ser usada isoladamente, uma vez que a capacidade desse método depende de variáveis como: condição clínica e tipo de informante (em geral, o paciente ou acompanhante) e de entrevistador (no caso, o nutricionista) - situações essas que, quando não se apresentam de maneira positiva, podem comprometer a eficácia da anamnese. Marque a alternativa CORRETA:

13 Q846087 | Nutrição, Avaliação Nutricional, Residência Multiprofissional Nutrição, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

A avaliação do estado nutricional configura estratégia fundamental para o diagnóstico, a intervenção e o acompanhamento de pacientes clínicos e cirúrgicos em situação de risco nutricional. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.
Medidas antropométricas e bioquímicas, comumente utilizadas na avaliação nutricional, podem sofrer influência de fatores não nutricionais na vigência do câncer e, por isso, não ser de grande utilidade para o diagnóstico nutricional de pacientes com câncer.

14 Q840335 | Nutrição, Avaliação Nutricional, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR Nutricionista, FAUEL, 2020

Os exames laboratoriais fazem parte da avaliação do estado nutricional e são de extrema importância para complementar as informações obtidas na anamnese, nos exames físicos, na avaliação antropométrica e na avaliação do consumo alimentar para obtenção do diagnóstico nutricional, para o acompanhamento dietoterápico e para a prescrição dietética. Sobre os exames laboratoriais para diagnóstico nutricional assinale a alternativa CORRETA.

15 Q842739 | Nutrição, Avaliação Nutricional, Multiprofissional em Atenção em Oncologia Nutrição, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 56 anos de idade é portador de câncer colorretal. Realizou quimioterapia e está em pós-operatório de ressecção do tumor. Apresenta disgeusia, anorexia, diarreia e vômito. Houve perda de 8% do peso corporal em três meses. Atualmente, tem peso = 54,5 kg, estatura = 1,74 m e tem índice de massa corporal (IMC) = 18 kg/m2.

Acerca desse caso clínico dos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

O método recomendado para determinação das necessidades calóricas de pacientes oncológicos críticos é a equação de Harris e Benedict.

16 Q843834 | Nutrição, Avaliação Nutricional, Multiprofissional em Atenção em Oncologia Nutrição, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 56 anos de idade é portador de câncer colorretal. Realizou quimioterapia e está em pós-operatório de ressecção do tumor. Apresenta disgeusia, anorexia, diarreia e vômito. Houve perda de 8% do peso corporal em três meses. Atualmente, tem peso = 54,5 kg, estatura = 1,74 m e tem índice de massa corporal (IMC) = 18 kg/m2.

Acerca desse caso clínico dos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

O paciente apresenta taxa metabólica elevada e suscetibilidade a complicações infecciosas, além de chance de internação hospitalar prolongada, em razão das respectivas condições.

17 Q859490 | Nutrição, Avaliação Nutricional, Prefeitura de Passagem PB Nutricionista, EDUCA, 2020

O metabolismo energético é o conjunto de reações químicas que produzem a energia necessária para a realização das funções vitais dos seres vivos.
O metabolismo pode ser dividido em:
Assinale (1) para Anabolismo e (2) para Catabolismo:

( ) Reações químicas que permitem a formação de moléculas mais complexas. São reações de síntese.

( ) Reações químicas para a degradação de moléculas. São reações de degradação.

( ) É o processo metabólico que decompõe moléculas complexas, transformando-as em moléculas menores.

( ) Processo metabólico que sintetiza moléculas complexas por meio de substâncias simples.

( ) São hormônios relacionados com esse processo: Estrogênio, testosterona, hormônio do crescimento, insulina, etc.

( ) Adrenalina, cortisol, glucagon, citocinas são alguns dos hormônios relacionados com esse processo.

A sequência CORRETA é:

18 Q843063 | Nutrição, Avaliação Nutricional, Nutricionista, Prefeitura de Gravatá PE, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A avaliação da composição corpórea por meio da Bioimpedância elétrica (BIA) é feita pela passagem de uma corrente elétrica de baixa amplitude e de alta frequência mensurando resistência (R), reatância (Xc), impedância (Z) e ângulo de fase (f). Na prática clínica, a mensuração da água corpórea total pela BIA, em pessoas saudáveis ou até com algumas enfermidades, apresenta coeficiente de correlação que varia de 0,74 a 0,98.

II. De acordo com a Lei da Adequação, a alimentação deve se adequar às necessidades do organismo de cada indivíduo e às especificidades de quem está consumindo. Para isso, devem ser levados em consideração alguns fatores, como ciclos da vida (infância, adolescência, fase adulta e terceira idade), estado fisiológico, estado de saúde (doenças), hábitos alimentares e as condições socioeconômicas e culturais, pois cada um deles resulta em diferentes necessidades nutricionais.

III. As proteínas são compostas exclusivamente por elementos inorgânicos em sua molécula e, por isso, contribuem para a estrutura do organismo. Elas estão intimamente relacionadas com a composição dos tecidos do organismo como, também, estão presentes na composição de enzimas e hormônios. São indispensáveis tanto para o crescimento como para a forma de anticorpos, responsáveis pela defesa do organismo.

Marque a alternativa CORRETA:

19 Q845674 | Nutrição, Avaliação Nutricional, Prefeitura de Catas Altas MG Nutricionista, Gestão de Concursos, 2020

A utilização dos índices antropométricos: peso para idade (P/I), estatura para idade (E/I) e peso para estatura (P/E), foram recomendados pela OMS (1995) na avaliação nutricional de crianças. Considerando esse contexto, analise as afirmativas a seguir.
I. Déficits na estatura para idade indicam inadequações acumuladas de longa duração. II. Crianças com baixo peso para estatura podem ser classificadas como portadoras de magreza ou emaciação. III. Crianças com baixa estatura para idade podem ser classificadas como baixas ou portadoras de nanismo. IV. A Organização Mundial de Saúde recomenda a utilização dos termos desnutrição aguda, desnutrição corrente e desnutrição severa como sinônimo de emaciação ou baixo peso / estatura.
Estão corretas as afirmativas

20 Q844398 | Nutrição, Avaliação Nutricional, Prefeitura de Roseira SP Nutricionista, AGIRH, 2020

Muitos pacientes críticos oncológicos acordados, colaborativos e sem risco de broncoaspiração podem receber uma dieta via oral acrescida ou não de suplemento oral hipercalórico e hiperproteico, com ou sem imunonutrientes. A terapia enteral está indicada quando o paciente não puder utilizar a via oral ou quando a via oral for insuficiente, ou seja, na presença de ingestão oral em torno de:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.