Questões de Concursos: Bases Psicológicas da Aprendizagem

Prepare-se para a prova com questões de Bases Psicológicas da Aprendizagem de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q328302 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Piaget, Vygostsky e Wallon consideram o jogo como um instrumento de grande importância para o desenvolvimento dos indivíduos. De acordo com esses autores, os aspectos envolvidos no jogo que abalizam a utilização do movimento incluem

12 Q319792 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Pedagogia, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio. Essas construções seguem um padrão denominado de:

13 Q324786 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Wallon identifica dois momentos fundamentais na formação da identidade infantil: o do desenvolvimento do "Eu" corporal e o do desenvolvimento do "Eu" psíquico. Sobre o "Eu" psíquico, é correto afirmar que ele se forma:

14 Q326571 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

16 Vigotsky afirma que o bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento, ou seja, que se dirige às funções psicológicas que estão em vias de se completarem.

(Rego, 2001)

Isso significa dizer que, na abordagem sociointeracionista, a qualidade do trabalho pedagógico está associada à:

15 Q325176 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Matinhos PR, NC UFPR

Conforme a Epistemologia Genética, de Jean Piaget, o desenvolvimento humano é caracterizado por 4 grandes períodos:

16 Q323022 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, TJPE PE, SUSTENTE

A partir da concepção do Sócio-Interacionismo desenvolvida por VYGOTSKY, assinale as alternativas verdadeiras:

I - Os signos são instrumentos que auxiliam nos processos psicológicos.

II - As funções psicológicas superiores são comuns a qualquer espécie animal.

III - A linguagem é o sistema simbólico básico de todos os grupos humanos.

IV - A relação do homem com o mundo é uma relação direta.

V - A principal função da linguagem é a interação social.

 

Estão corretas as alternativas:

17 Q320411 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Pedagogia, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

O estágio pré-operatório também chamado de estágio da Inteligência Simbólica é caracterizado, principalmente pela interiorização de esquemas de ação construídos no estágio sensório-motor. Nesse estágio a criança, exceto:

18 Q325617 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

A Teoria do Desenvolvimento de Vygotsky aponta para os seguintes níveis de desenvolvimento:

19 Q320113 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, SEDUC PE, IPAD

Considerando a teoria de Vygotsky, é correto afirmar:

20 Q319160 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Piaget estabeleceu uma distinção fundamental entre três tipos de conhecimento: conhecimento físico, conhecimento lógicomatemático e conhecimento social ou convencional. Com relação a esses tipos de conhecimentos, assinale a opção correta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.