Questões de Concursos: Bases Psicológicas da Aprendizagem

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41 Q323472 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, ASTC SC, UNESC

Segundo os princípios da teoria vygotskyana, entende-se o ser humano como um ser histórico e social, que se desenvolve e se apropria do mundo em que vive por meio:

I - das relações interpessoais e culturais.

II - de atividades individualistas e fragmentadas.

III - da atenção, observação sensitiva.

IV - de atividades interativas e significativas.

Estão corretas APENAS as alternativas:

42 Q321387 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Considere o diálogo abaixo para responder às questões de nos 12, 13 e 14.

Professor: "O que você está fazendo?"

 Criança: "Tô escrevendo."

Professor: "Você vai ser escritora quando crescer?"

Criança: "Primeiro vou ser escritora, depois DESENHORA."

A fala da criança neste diálogo pode ser analisada segundo a noção de sincretismo, desenvolvida por Wallon. O autor adverte que o sincretismo deve ser preservado, uma vez que:

43 Q327686 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista, IBGE, CESGRANRIO

Em um encontro sobre o construtivismo piagetiano, houve um debate em que foram feitas as colocações abaixo.

I–A intervenção pontual do professor em suas atividades de ensino impede que ele ouça o aluno e perce- ba como está raciocinando, deixando de atribuir um papel primordial à atividade do sujeito no processo de elaboração do próprio conhecimento.

II–O desenvolvimento cognitivo é um processo sequencial marcado por etapas caracterizadas por estruturas mentais, sendo necessário identificar, por meio de observação criteriosa, o estágio em que a criança está, o que auxilia o professor no planeja- mento de atividades adequadas.

III–O modelo psicogenético mais completo, proposto por Piaget, e que deve ser considerado pelos educadores, abarca a relação entre as estruturas cognitivas e o desenvolvimento social, incluindo a competên- cia moral, que é a compreensão do caráter consensual das regras sociais, e a competência linguística, que implica a capacidade de lidar com ideias abstratas.

É(São) desdobramento(s) das concepções piagetianas na Educação a(s) colocação(ões)

44 Q323937 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Enquanto isso, em uma sala de professores:

— Vocês já sabem que temos aluno novo no pré?

— É mesmo? Que bom!!

— Que bom? Isso é porque você ainda não sabe o sobrenome.....

— É irmão de quem?

— Do George, gostou?

 — Socorro, outro dessa família!!

— É bom você estar preparada!!! Deve ser outro problemão!!!

Muitas vezes somos atravessados por pensamentos semelhantes aos relatados no texto, gerados por concepções de criança e de desenvolvimento humano construídas historicamente e que permanecem em nossas mentes.

Essa visão de criança é classificada como:

45 Q319349 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

O construtivismo pós-piagetiano começou a existir antes mesmo de Piaget morrer. As descobertas que ampliam os conceitos apresentados por esse autor e se configuram como póspiagetianas incluem o(a)

46 Q319314 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Segundo Vygotsky, a zona de desenvolvimento proximal é

47 Q319711 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

... uma criança que foi recentemente operada de garganta, passando por várias experiências desagradáveis de tomar injeção de anestesia, acordar com a garganta muito doída e com dificuldades de engolir até líquidos, recria, na creche, a situação vivenciada no hospital, "dando injeção" e operando a boneca.

Oliveira, 1992.

A situação acima demonstra que a brincadeira do "faz de conta" permite à criança pequena:

48 Q320026 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Comparando-se o bebê e a criança pré-escolar, percebe-se que os bebês se expressam muito mais por meio de seus gestos e comportamentos e que as crianças pré-escolares expressam-se mais por meio da linguagem, atribuindo significado às coisas do meio. Para Vygotsky, citado por Bandioli e Mantovani (1998), as transformações ocorridas ao longo do desenvolvimento cognitivo têm como fundamento a interação social e o desenvolvimento da linguagem. Assim, a respeito da linguagem na Teoria de Vygotsky, é correto afirmar que:

49 Q326815 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Matinhos PR, NC UFPR

Camila tem 6 anos e é incapaz de perceber que uma ação feita pode ser desfeita. Ela ainda não compreende que a adição é o inverso da subtração e que tudo que é escrito pode ser lido e tudo que é lido pode ser escrito. Essa característica do pensamento de Camila é denominado por Piaget de:

50 Q326675 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

“As pessoas que acreditam que os conceitos numéricos devem ser ensinados através da transmissão, falham por não fazerem a distinção fundamental entre o conhecimento social e o lógico-matemático. No conhecimento lógicomatemático, a base fundamental do conhecimento é.......................”

(KAMII, K. - A CRIANÇA E O NÚMERO, Ed. Papirus 38a. Ed, 2010, Campinas, pág. 26)

Assinale a alternativa que finaliza corretamente o texto acima:

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