Questões de Concursos: Bases Psicológicas da Aprendizagem

Prepare-se para a prova com questões de Bases Psicológicas da Aprendizagem de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q329068 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem

Médico francês, HENRI WALLON, estudioso do desenvolvimento infantil, estabeleceu estágios para este processo. São eles: estágio impulsivo-emocional, estágio sensório-motor e projetivo, estágio do personalismo, estágio categorial e estágio da puberdade e adolescência. Identifique a opção CORRETA, dentre as características a seguir, que define somente o estágio do personalismo.

52 Q319491 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em uma classe de Educação Infantil, duas crianças disputam um brinquedo e após discussão pela disputa deste, uma das crianças fica quieta, senta-se isolada e chora. A professora Maria Alice a observa sem intervir. Após alguns instantes, conversa com ela e depois a leva para que lave o rosto, a fim de retomarem as atividades pedagógicas, incentivando-a a participar. A professora considera o sentimento como uma construção social e se preocupa em observar, escutar e aprender com a criança. Entende também, que o choro pode ser considerado uma manifestação de medo, insegurança, raiva ou tristeza, sensações que:

I- exigem a intervenção da professora para acalmar a ansiedade da criança.

II- provocam a agressividade entre as crianças e, portanto, devem ser impedidas.

III- fazem sofrer e, por isso, devem ser evitadas ou reduzidas nas situações escolares.

IV- precisam ser estimuladas de modo a fortalecer a criança para enfrentar as situações de violência

V- necessitam ser vivenciadas pela criança da mesma forma que as relacionadas à alegria, à curiosidade e ao prazer.

O correto está somente em:

53 Q323855 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.

O gestaltismo prevê três elementos primordiais para a aprendizagem: aquisição, retenção e transferência, além de negar o conhecimento cumulativo.

54 Q325775 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

O bebê recém-nascido tem com a mãe uma relação de interdependência conhecida como relação simbiótica. Nessa relação, o bebê depende dos cuidados maternos para sobreviver e se relacionar com o mundo, pois é através da mãe que o bebê é colocado em contato com os objetos, com as sensações e com os outros ao seu redor. No que diz respeito ao processo de formação da identidade da criança, é correto afirmar que, nessa fase, a criança experimenta a:

55 Q327043 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Registrar no papel o que vamos vivendo, documentando assim a prática diária, é a meu ver, um dado muito importante do nosso trabalho. (...) No dia seguinte, completamos as outras atividades do dia. Assim temos as etapas de trabalho de um dia documentadas na sua seqüência ordenada. À medida que terminamos cada atividade, voltamos ao planejado e riscamos com um traço o que já foi feito, vivido.

                                                    FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo.

                                                                                São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1995.

Esse trecho do relatório de Madalena Freire descreve uma atividade relacionada à organização do tempo no cotidiano da Educação Infantil. É importante realizar atividades desse tipo porque:

56 Q327746 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, SEDUC PE, IPAD

Sobre a abordagem construtivista-interacionista que se fundamenta nos trabalhos de Jean Piaget, é correto afirmar:

57 Q324633 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

 No livro, o Construtivismo na sala de aula, Solé e Coll enfocam os professores e a concepção construtivista. De acordo com os autores, sobre esta concepção, analise as afirmativas abaixo.

 
I.  No decorrer das situações de ensino, os referenciais e as teorias são a base que determinam a ação educativa de responsabilidade exclusiva do professor.
II.   Seja qual for o grau em que influem e são influenciados pela experiência prática e cotidiana, os professores ou qualquer profissional cujo desempenho deve contar com a reflexão sobre o que faz e por que se faz precisam recorrer a determinados referenciais que guiem, fundamentem e justifiquem sua atuação.
III.   A concepção construtivista considera aspectos sociais, econômicos e políticos, vinculados à metodologia e à avaliação que permitam aos professores tomar decisões sobre o ensino e a aprendizagem em contextos escolares e não escolares.
IV.   O Construtivismo ignora a dimensão mais individual do ensino para analisá-la num projeto mais amplo de escola, de sociedade e de educação.
V.   Uma escola de qualidade, na concepção construtivista, caracteriza-se por atender, exclusivamente, a três exigências do sistema educacional: nível elevado de compromisso dos professores; o trabalho coletivo e uma gestão democrática.


Analise a alternativa correta.

58 Q328737 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Monitor de Creche, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No processo de desenvolvimento motor, a criança deverá ser estimulada a:

59 Q321957 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

As medidas estão presentes em grande parte nas atividades cotidianas e as crianças, desde muito cedo, têm contato com alguns de seus aspectos ... Esses conhecimentos e experiências adquiridos no âmbito da convivência social favorecem a proposição de situações que despertam a curiosidade e o interesse das crianças para continuar conhecendo as medidas.

                                                                             RCN, vol.III, 1998. (com adaptações)

Para que a ação pedagógica favoreça o pensamento matemático infantil no que diz respeito ao aprofundamento do conhecimento sobre as medidas, é necessário que a professora proponha atividades que possibilitem a:

60 Q320669 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Na hora do almoço, a educadora está alimentando Isabela, de 6 meses. Depois de algumas colheradas, a menina começa a esmiuçar o alimento em pedacinhos, misturar os vários ingredientes, esmagar e fazer papa com a palma das mãos e com os dedos.

Baseando-se nos conhecimentos a respeito do desenvolvimento infantil, a educadora, nesse momento, deverá assumir uma atitude de:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.