Questões de Concursos: Biologia Animal

Prepare-se para a prova com questões de Biologia Animal de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q382190 | Biologia, Biologia Animal, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

João ganhou um casal de papagaios do gênero Amazona. Os animais estavam lânguidos e fracos, dadas as condições precárias do cativeiro, e foram alimentados com arroz cozido. Dois meses depois, João os soltou.

Acerca dessa situação e do tema por ela suscitado, julgue os itens de 71 a 75.

É possível que a espécie de papagaio mencionada esteja incluída na lista do Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.

22 Q382338 | Biologia, Biologia Animal, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

João ganhou um casal de papagaios do gênero Amazona. Os animais estavam lânguidos e fracos, dadas as condições precárias do cativeiro, e foram alimentados com arroz cozido. Dois meses depois, João os soltou.

Acerca dessa situação e do tema por ela suscitado, julgue os itens de 71 a 75.

Caso a espécie mencionada seja exótica, o estabelecimento e a reprodução dos indivíduos são improváveis, mas, se esses processos ocorrerem, o casal pode gerar uma população nãonativa, o que acarretará, provavelmente, impactos no ambiente de soltura.

23 Q382458 | Biologia, Biologia Animal, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

João ganhou um casal de papagaios do gênero Amazona. Os animais estavam lânguidos e fracos, dadas as condições precárias do cativeiro, e foram alimentados com arroz cozido. Dois meses depois, João os soltou.

Acerca dessa situação e do tema por ela suscitado, julgue os itens de 71 a 75.

Considerando-se que a espécie mencionada seja exótica, é correto afirmar que os indivíduos introduzidos viveram durante dois meses no cativeiro em condições de estresse e sob regime nutricional desbalanceado, a sobrevivência no novo habitat será extremamente baixa, e, portanto, os impactos da introdução de espécie nas populações nativas poderá ser desprezível.

24 Q380529 | Biologia, Biologia Animal

Uma proposta de atividade para o estudo do filo Arthropoda, grupo dos insetos, consiste em distribuir para os alunos modelos em biscuit dos diferentes animais, como caranguejo, abelha, aranha, siri, borboleta, barata, grilo, formiga etc., para que, a partir da semelhança de suas características externas, eles os agrupem. Esses primeiros agrupamentos, bem como os critérios utilizados para criá-los, devem ser anotados no quadro, discutidos, registrados e socializados. Na etapa seguinte, os alunos devem ser introduzidos aos conceitos científicos através da pesquisa bibliográfica das características externas que identificam o filo e, a partir dessa informação, comparar os critérios de classificação usados anteriormente e reestruturar seus agrupamentos. Novamente, o resultado dessa etapa deve ser socializado. Ao final da atividade, espera-se que os alunos utilizem as seguintes características para reestruturar os animais no grupo dos insetos:

25 Q381729 | Biologia, Biologia Animal, Professor de Educação Infantil à 4a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Os organismos vivos e o seu ambiente estão inseparavelmente ligados e em constante interação. Qualquer unidade especial em que a totalidade dos organismos presentes interage com o ambiente físico por meio da reciclagem de matéria e do uso eficiente de energia constitui um sistema ecológico ou ecossistema. A respeito desse assunto e considerando a organização do ambiente, julgue os itens de 105 a 110.

A reciclagem de matéria em um ecossistema é efetuada pelos organismos produtores.

26 Q385082 | Biologia, Biologia Animal, Técnico em Meio Ambiente, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

Todos os fatores abaixo podem contribuir com o desaparecimento local ou regional de espécies da fauna silvestre, EXCETO:

27 Q385359 | Biologia, Biologia Animal, Biólogo, SES PR, IBFC

As leveduras são grupos de fungos heterogíneos que, superficialmente, aparentam ser homogíneos. A identificação desses fungos é baseada nas suas características morfofisiológicas e bioquímicas. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. A identificação morfológica do fungo é usada secundariamente para estabelecer as espécies de fungos.

II. As provas bioquímicas, de assimilação, de fermentação e de açúcares são usadas para diferenciar os gêneros de fungos.

III. O ciclo de vida dos fungos compreende duas fases: uma somática, caracterizada por atividades alimentares, e outra reprodutiva, onde os fungos podem realizar reprodução sexuada ou assexuada.

Estão corretas as afirmativas:

28 Q380302 | Biologia, Biologia Animal

Certos tipos de fungos terrestres produzem uma estrutura conhecida como corpo de frutificação, que:

29 Q385987 | Biologia, Biologia Animal, Professor de Ciências Biológicas, SEARH RN, IDECAN

Quanto à reprodução, os mamíferos são animais de fecundação interna, e todos apresentam desenvolvimento direto, sem ocorrência de estágio larval. A forma de reprodução é usada como critério sistemático na classificação desses animais e pode ser dividida em três grupos; analise?os.

I. Vivíparos: os filhotes já nascem completamente formados.

II. Ovíparos: sendo seus ovos semelhantes aos dos répteis e das aves.

III. Vivíparos: o filhote nasce incompletamente, completando seu desenvolvimento numa bolsa situada no abdômen da mãe, onde ficam as aberturas das glândulas mamárias. A

s alternativas descritas se referem, respectivamente:

30 Q383730 | Biologia, Biologia Animal, Técnico de Laboratório, UFFS, FEPESE

A vida agitada nos grandes centros urbanos, a falta de exercícios físicos, o estresse, a poluição, a alimentação rápida e rica em gordura e açúcar e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e tabaco estão causando diversas doenças nos brasileiros.

Sobre o tema saúde, assinale a alternativa correta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.