Uma proposta de atividade para o estudo do filo Arthropoda, grupo dos insetos, consiste em distribuir para os alunos modelos em biscuit dos diferentes animais, como caranguejo, abelha, aranha, siri, borboleta, barata, grilo, formiga etc., para que, a partir da semelhança de suas características externas, eles os agrupem. Esses primeiros agrupamentos, bem como os critérios utilizados para criá-los, devem ser anotados no quadro, discutidos, registrados e socializados. Na etapa seguinte, os alunos devem ser introduzidos aos conceitos científicos através da pesquisa bibliográfica das características externas que identificam o filo e, a partir dessa informação, comparar os critérios de classificação usados anteriormente e reestruturar seus agrupamentos. Novamente, o resultado dessa etapa deve ser socializado. Ao final da atividade, espera-se que os alunos utilizem as seguintes características para reestruturar os animais no grupo dos insetos:
a) presença de exoesqueleto, par de patas articuladas em cada segmento corporal e dois pares de antenas.
b) um par de patas no segmento torácico, um par de antenas e um par de quelíceras.
c) corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, um par de antenas e um par de patas em cada segmento torácico.
d) presença de celoma, corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, exoesqueleto de quitina.
e) corpo dividido em duas ou três partes, três pares de patas, um par de antenas.