Questões de Concursos: Blocos econômicos

Prepare-se para a prova com questões de Blocos econômicos de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q152716 | Geografia, Blocos econômicos, Analista Jurídico, TJ SC, TJ SC

Segundo o autor do livro O choque das civilizações e a recomposição da ordem mundial Samuel Huntingtom, o mundo está dividido em nove civilizações.
Os países se agrupam de diversas maneiras, se ordenam segundo critérios econômicos, sociais e étnicos-culturais.
Sobre a organização dos países no cenário mundial, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

42 Q722971 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Blocos Econômicos, Soldado, Polícia Militar PI, NUCEPE

O Mercosul – Mercado Comum do Sul – foi criado para possibilitar a integração dos países latino-americanos e ampliar as relações entre os países membros. Esse bloco foi formado originalmente por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e tem como objetivos principais:

43 Q724397 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Blocos Econômicos, Cadetes do Exército, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Com relação ao Mercado Comum do Sul (Mercosul), podemos afirmar que:

I- a aproximação geopolítica entre Brasil e Argentina, que representou uma ruptura com a tradição de rivalidade das relações entre esses dois países, foi fator determinante para o seu surgimento.

II- o Tratado de Assunção, em 1991, o constituiu formal e juridicamente e contou, além do Brasil e da Argentina, com a participação do Paraguai e do Chile como países-membros do novo Bloco.

III- a Zona de Livre Comércio estabelecida entre os países-membros implica na adoção de uma Tarifa Externa Comum (TEC) pelos seus integrantes.

IV- não há soberania compartilhada, de modo que cada Estado conserva a prerrogativa de impedir a adoção de decisões com as quais não concorda.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas:

45 Q235901 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Blocos econômicos, Programador de Computador, TRE RJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e das
dificuldades que esse bloco ainda encontra para se consolidar,
julgue os próximos itens.

Na mesma reunião em que foi aprovada a entrada da Venezuela no bloco, foi recusada a admissão dos países da Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia, Peru e México), sob a argumentação de eles serem considerados neoliberais.

46 Q238951 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Blocos econômicos, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SC, IESES

A proposta apresentada pelo Ministério da Cultura do Brasil sobre o montante inicial do Fundo Mercosul Cultural, fixado em US$ 1 milhão, foi aprovada neste sábado (25), em Assunção, durante a XXXII Reunião de Ministros da Cultura do Mercosul (RMC). Para compor esse valor de recursos, caberá a cada Estado-Parte contribuir com percentagens diferenciadas, estabelecidas a partir do Produto Interno Bruto (PIB) de cada país, as quais estão especificadas no documento do Conselho do Mercado Comum, que instituiu o Fundo: Argentina, 27%; Brasil, 70%; Paraguai, 1%, e Uruguai, 2%. (Glaucia Lira, Ascom/MinC. Portal da Cultura)


I. O objetivo do Fundo é financiar projetos e programas que fomentem a criação, circulação, proteção e difusão dos bens e serviços culturais.


II. São objetivos do projeto capacitar os quadros técnicos e gerenciais para o desenvolvimento do trabalho e equalizar as capacidades instaladas dos organismos nacionais envolvidos no tema.


III. O Mercado Comum do Sul, como é chamado oficialmente, envolve dimensões econômicas, políticas e sociais.


IV. Os Estados-Partes do Mercosul são os quatro países responsáveis pela criação do bloco, ou seja, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.


A alternativa que apresenta os itens corretos é:

47 Q236337 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Blocos econômicos, Programador, DETRAN RN, FGV

A formação de blocos econômicos internacionais converteu-se numa tendência no planeta com o término da Guerra Fria, tornando-se importante instrumento de defesa e desenvolvimento no mundo globalizado. Entre as opções apresentadas, marque a alternativa que apresenta uma tentativa de associação econômica NÃO efetivada:

48 Q725089 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Blocos Econômicos, Assistente Administrativo, BNB, ACEP

MERCOSUL e NAFTA são importantes áreas de mercado das Américas do Sul e do Norte, as quais poderão ser incorporadas pela ALCA. A respeito dessas áreas de mercado, é CORRETO afirmar que:

49 Q725132 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Blocos Econômicos, Zootecnia, MAPA, NCE

Em 1o de maio de 2004 a União Européia incorporou 10 novos países, tendo, a partir daí, uma população de 460 milhões de pessoas. A originalidade dessa incorporação foi:

50 Q722260 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Blocos Econômicos, Analista Legislativo, CD, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que os blocos econômicos despontaram como importantes referentes na economia mundial na segunda metade dos anos oitenta do século XX, apresentando-se como muito diversos em seus objetivos, instrumentos, alcance e resultados, e considerando a evolução desses blocos a partir do final do citado século, julgue os itens a seguir. O Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA), embora tenha tido impacto positivo no comércio entre seus países-membros, trouxe também efeitos adversos para as respectivas economias nacionais, como a perda de mercados de exportação de manufaturas e de empregos no setor industrial, no caso do México; o intenso fluxo de migração ilegal e grandes déficits na balança comercial com os dois sócios, no caso dos Estados Unidos da América (EUA); e, no caso do Canadá, o estancamento da penetração das exportações no mercado norte-americano por conta da concorrência da produção mexicana.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.