Questões de Concursos: Blocos econômicos

Prepare-se para a prova com questões de Blocos econômicos de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q721768 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Blocos Econômicos, Analista, Agência de Promoção de Exportações e Investimentos, IADES

O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é considerado uma união aduaneira, integração em que os países-membros eliminam barreiras ao comércio entre si. Além da eliminação dessas barreiras, uma união aduaneira caracteriza-se por

52 Q722982 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Blocos Econômicos, Analista, Agência de Promoção de Exportações e Investimentos, IADES

Entre os princípios fundamentais que regem as normas da Organização Mundial do Comércio (OMC), pode-se mencionar o princípio do tratamento especial e diferenciado para países em desenvolvimento ou de menor desenvolvimento relativo. Uma das ferramentas que permite às nações desenvolvidas a redução de tarifas aduaneiras aos produtos oriundos desses países é o (a)

53 Q722452 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Blocos Econômicos, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Com relação às políticas externas da Rússia e da Alemanha e suas respectivas relações com o Brasil, julgue (C ou E) os itens a seguir. Brasil e Rússia convergem sobre temas da agenda internacional, como a reforma das estruturas de governança global, inclusive do Conselho de Segurança das Nações Unidas, mas divergem a respeito das ações destinadas a criar o Arranjo Contingencial de Reservas do BRICS.

54 Q724551 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Blocos Econômicos, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que a participação do Brasil na promoção de esforços de integração na América do Sul se dá sob diferentes formas e instâncias e envolve iniciativas político-diplomáticas e o engajamento em mecanismos regionais e sub-regionais de integração econômica e de cooperação, julgue (C ou E) os itens seguintes, relativos a esse tema. Concebido originalmente para o estabelecimento de um mercado comum, o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) incorporou à sua agenda e à sua estrutura organizacional, ainda no seu período de transição, um amplo conjunto de temas não afetos à integração econômica, o que dificultou sua consolidação como união aduaneira.

55 Q176182 | Geografia, Blocos econômicos, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de fatos relacionados à criação e ao desenvolvimento do Mercado
Comum do Sul (MERCOSUL), julgue (C ou E) os itens a seguir.

O crescimento do intercâmbio comercial entre os estadosmembros está direcionado para a região Sul do Brasil, tendo em vista a grande extensão territorial do país e os altos custos decorrentes do transporte de mercadorias.

56 Q724726 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Blocos Econômicos, Assistente de Chancelaria Prova 2, MRE, ESAF

A globalização é, aos olhos de muitos analistas, o resultado de longo processo histórico que, sobretudo a partir da Revolução Industrial, expandiu o capitalismo em escala planetária. No que concerne ao atual estágio da economia mundial, julgue os itens seguintes:

I. A tendência à formação de blocos econômicos, típica dos dias atuais, reflete, entre outras considerações, a necessidade de se unir forças para atuar em um mercado global cada vez mais competitivo.

 II. Na atual economia globalizada, os avanços científicos e tecnológicos são essenciais para ampliar a capacidade produtiva e encurtar as distâncias percorridas pelos capitais, pelas pessoas e pelas mercadorias.

III. A proposta de criação de um megabloco continental, a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), tem encontrado dificuldades para sua efetiva implementação.

 IV. O ambicioso projeto da Alca pretende envolver, em um único bloco econômico, sem exceção, todos os países americanos.

V. Depois de séculos de exploração colonial, a África transformou-se em uma das mais ativas áreas da economia global, recebendo maciços investimentos internacionais.

Estão certos apenas os itens

57 Q239775 | Geografia, Blocos econômicos, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PE, UPENET

Sobre os blocos econômicos, analise as afirmativas abaixo.
I. O objetivo da União Europeia é o de promover a integração econômica; eliminação de barreiras alfandegárias; circulação da moeda comum e a livre circulação de pessoas; mercadorias; capitais e mão–de–obra e visa à união política dos países europeus.
II. Em 1994, foi proposta a área de Livre Comércio dos países americanos, exceto a Argentina, integrando os mercados americanos e eliminando barreiras alfandegárias.
III. No MERCOSUL, a união aduaneira entre os países membros significou a padronização das tarifas externas para inúmeras mercadorias. Isso significa que todos os integrantes importam produtos e serviços de terceiros, pagando tarifas iguais.
IV. O Nafta, Acordo do Livro Comércio, em 1988, unindo os Estados Unidos, Canadá e México, tem como princípios eliminar tarifas alfandegárias e obstáculos para a circulação de bens de serviços e garantir condições de competição leal no interior do bloco, para mão–de–obra especializada.
Estão CORRETAS

58 Q721319 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Blocos Econômicos, Oficial de Produção, Liquigás Distribuidora SA, CETRO

O Mercosul (em português: Mercado Comum do Sul, castelhano: Mercado Común del Sur, Mercosur) é a União Aduaneira (livre comércio intrazona e política comercial comum) de cinco países da América do Sul. A Venezuela se tornou o mais novo membro associado. "A Venezuela chega ao Mercosul em um momento de profundas mudanças, que apontam para uma integração de um novo tipo, não a integração neoliberal que se preconizava neste continente até a pouco tempo", disse o presidente venezuelano Hugo Chávez. Para efetivar a associação, o país, quarto exportador mundial de petróleo, terá de assinar um acordo de livre comércio na Associação Latino Americana de Integração (Aladi).

Os países associados, como é o caso de Bolívia, Chile e Peru, têm de manter relações comerciais livres com os demais países do bloco, mas não têm direito a voto nas questões econômicas e tampouco podem opinar em questões políticas ou institucional. Em sua formação original o bloco era composto por quatro países. São eles:

59 Q112238 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Blocos econômicos, Analista de Informática, SPTrans, VUNESP

Imagem 015.jpg

O Mercosul suspendeu o Paraguai

60 Q723114 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Blocos Econômicos, Agente de Polícia Civil, Polícia Civil PI, NUCEPE

Nas últimas décadas tem-se testemunhado rápidas e profundas transformações nas relações socioeconômicas e culturais em todo o mundo. Sobre elas é CORRETO afirmar:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.