Questões de Concursos Públicos: CID10 e DSM

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11 Q901843 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicólogo, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

O CID-11 é a última versão da Classificação Internacional de Doenças, que inclui descrições clínicas e diretrizes diagnósticas para os transtornos mentais. Sobre o CID-11, considere as seguintes proposições:

1. O CID-11 introduz uma nova categoria de transtornos do neurodesenvolvimento, que inclui o transtorno do espectro autista e o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

2. A CID-11 reorganizou os transtornos relacionados ao uso de substâncias, enfatizando a importância da dependência química em detrimento do abuso de substâncias.

3. O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) foi ampliado para incluir sintomas dissociativos, como despersonalização e desrealização.

4. A CID-11 reconhece o transtorno de identidade de gênero como uma condição médica, mantendo-o na categoria de transtornos mentais.

5. A CID-11 foi desenvolvida com uma abordagem mais culturalmente sensível, permitindo que os diagnósticos sejam adaptados às realidades socioculturais de diferentes países.


Alternativas:

12 Q882191 | Psicologia, CID10 e DSM, Monitor de Creche, Prefeitura de Além Paraíba MG, Instituto Consulplan, 2024

O distúrbio de aprendizagem é um termo genérico que se refere a um grupo heterogêneo de desordens, manifestadas por dificuldades na aquisição e no uso da audição, fala, escrita e raciocínio matemático. Relacione adequadamente os conceitos às suas respectivas características.


1. Dislexia.


2. Discalculia.


3. Disgrafia.


4. Deficit de atenção.


( ) Dificuldade para nomear e compreender quantidades matemáticas, números, símbolos, que são apresentados à criança, verbalmente ou por escrito.


( ) Transtorno de aprendizagem que apresenta como característica mais evidente a caligrafia ilegível, isto é, uma escrita de difícil compreensão.


( ) Distúrbio que atinge crianças e adultos; caracteriza-se, primariamente, pela falta de concentração em atividades rotineiras.


( ) Distúrbio que dificulta o aprendizado e a realização da leitura e da escrita.


A sequência está correta em

13 Q900930 | Psicologia, CID10 e DSM, Médico Pediatra, Prefeitura de Chapecó SC, OBJETIVA, 2024

Considerando-se a questão etiológica, há grandes dificuldades relativas ao estabelecimento de um modelo causal do autismo, uma vez que, mesmo com acurada pesquisa diagnóstica, a inespecificidade dos dados obtidos é marcante, embora a sua associação com fatores biológicos seja indiscutível. De acordo com os níveis de gravidade dos transtornos do espectro autístico, o nível 3 apresenta a seguinte característica:

14 Q902511 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicólogo, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

No que se refere ao Transtorno Dissociativo, é correto afirmar que há

15 Q902013 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicólogo, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

“Tem como dia internacional 18/02, a data visa destacar a importância da integração das pessoas na sociedade, sensibilizar a população, sua relação ao espectro do autismo e o seu impacto nos indivíduos que com ela vivem. Chamada de autismo leve ou autismonível 1 pelos especialistas, ela provoca os mesmos sintomas do autismo clássico, mas em uma escala menor. Pacientes que têm normalmente apresentam dificuldade para se comunicar, tendem a repetir frases ou falas de forma mecânica, interesses específicos e muito intensos, ao gostarem de um assunto, podem pesquisá-lo a fundo, tornando-se especialistas no tópico, dificuldade de entender algumas regras e códigos sociais comuns”. [Texto adaptado].


Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde. Ministério da Saúde.


As caraterísticas do texto acima são relacionadas à:

16 Q908097 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicologia, TCEPA, FGV, 2024

O DSM 5 descreve os transtornos em que a percepção negativa da própria aparência ocupa um lugar central.


Essa relação não inclui

17 Q901463 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicólogo, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Segundo o DSM-V, os transtornos do neurodesenvolvimento são um grupo de condições com início no período do desenvolvimento. Os transtornos tipicamente se manifestam cedo no desenvolvimento, em geral antes da criança ingressar na escola, sendo caracterizados por déficits no desenvolvimento que acarretam prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional. Os déficits de desenvolvimento variam desde limitações muito específicas na aprendizagem ou no controle de funções executivas até prejuízos globais em habilidades sociais ou inteligência. Não é um transtorno do neurodesenvolvimento:

18 Q901845 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicólogo, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

A esquizofrenia é um transtorno mental grave que afeta a forma como uma pessoa pensa, sente e se comporta. Sobre a esquizofrenia, analise as proposições abaixo:

1. A esquizofrenia é caracterizada por sintomas positivos, como delírios e alucinações, e sintomas negativos, como apatia e retraimento social.

2. O início da esquizofrenia geralmente ocorre no final da adolescência ou início da idade adulta, sendo raros os casos de início na infância.

3. Os antipsicóticos de primeira geração, como o risperidona, são eficazes no tratamento dos sintomas positivos, mas podem causar efeitos colaterais extrapiramidais.

4. Os antipsicóticos de segunda geração, como a haloperidol, têm menor probabilidade de causar efeitos colaterais motores, mas podem estar associados ao ganho de peso e à síndrome metabólica.

5. A psicoterapia cognitivo-comportamental pode ser usada como tratamento coadjuvante na esquizofrenia, focando na redução de delírios e na melhoria da adesão ao tratamento.


Alternativas:

19 Q902901 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicólogo, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Marque a opção que apresenta corretamente os Transtornos Depressivos mais utilizados na prática clínica, de acordo com o CID 11 e/ou o DSM-5.