Questões de Concursos: Clínica Médica

Prepare-se para a prova com questões de Clínica Médica de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q60325 | Medicina, Clínica Médica

Homem, 53 anos, hipertenso, portador de doença renal crônica em tratamento conservador (creatinina basal = 1,7 mEq/L), apresenta artrite no joelho esquerdo, que teve início súbito nas últimas 24h, após churrasco em família. Faz uso regular de clortalidona e valsartana, é tabagista e etilista. Refere que não apresentou febre nas últimas 24 horas e o exame físico não revela sinais sistêmicos. Nota-se edema articular com hiperemia, dor e limitação funcional à mobilização do joelho esquerdo.

O tratamento imediato ideal será feito com

12 Q60331 | Medicina, Clínica Médica

Tiago, 2 anos, é levado ao pronto atendimento com história de 3 dias de febre, coriza, rouquidão e dor de garganta à deglutição. Ao exame físico, está em regular estado geral, febril (38,5 ºC), com taquipneia leve e apresenta hiperemia conjuntival e de orofaringe, acompanhada de hipertrofia e exsudato em tonsilas palatinas e presença de gânglios de 0,5 a 1 cm de diâmetro, fibroelásticos e móveis, em cadeia cervical anterior bilateralmente.

Baseado na principal hipótese diagnóstica, a conduta é

13 Q58622 | Medicina, Clínica Médica, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

Homem de 18 anos de idade chega em consulta com história de fadiga, há 3 meses acompanhada de edema e dor nos joelhos e tornozelos. Teve episódio de gastroenterite há 1 mês e no ano passado teve 2 episódios de uveíte. Ao exame, apresenta joelho direito com calor local e edema e os dois tornozelos edemaciados com calor local e dor a palpação nos tendões de Aquiles. A sorologia para hepatites e o fator reumatoide são negativos. Tem VHS=70mm/h. Qual o tratamento de escolha para este paciente?

14 Q60323 | Medicina, Clínica Médica

Paciente de 59 anos, sexo masculino, chega ao ambulatório para consulta médica de rotina quando apresenta quadro súbito de inconsciência, associado a ausência de pulso e respiração. Nesse momento, recomenda-se ao profissional de saúde, chamar ajuda e realizar

15 Q60327 | Medicina, Clínica Médica

Homem, 55 anos, hipertenso, diabético e dislipidêmico, faz uso crônico de valsartana, hidroclorotiazida, metformina, empagliflozina, sitagliptina e rosuvastatina. Apresenta antecedente de carcinoma de pele tipo espinocelular, ressecado há 1 ano, além de crises de artrite gotosa nos últimos anos. Refere que, apesar de estar mantendo o peso ideal, praticando caminhadas e tomando os medicamentos regularmente e em doses otimizadas, tem apresentado dificuldade no controle glicêmico e os níveis de colesterol LDL encontram-se fora da meta. A função renal é normal e a hemoglobina glicada está em 7,4%.

Frente ao caso apresentado, a conduta correta é a suspensão da

16 Q58623 | Medicina, Clínica Médica, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

Homem de 55 anos de idade, tabagista ativo de 40 anos x maço. Como deve ser realizado o rastreamento para câncer de pulmão?

17 Q143378 | Medicina, Clínica médica, Analista Judiciário Clínica Médica, TJ AL, CESPE CEBRASPE

Com relação ao rastreamento para a prevenção do câncer colorretal (CCR), assinale a opção correta
 

18 Q62424 | Medicina, Clínica Médica, Biomédico, EBSERH

Julgue o item que se segue, acerca do preparo de meios de cultura.

Ao ser distribuído o meio de cultura antes da autoclavagem, os tubos, frascos, as placas, pipetas, vidrarias e os materiais auxiliares devem ter sido previamente esterilizados.

19 Q62419 | Medicina, Clínica Médica, Biomédico, EBSERH

A respeito das análises microbiológicas da água e dos alimentos bem como sua legislação, julgue o item subsequente.

Em um sistema de distribuição de água, a legislação preconiza que o pH deve ser mantido entre 6,0 a 8,0; e o teor máximo de cloro residual livre deve ser inferior a 10 mg/L.

20 Q58422 | Medicina, Clínica Médica, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
As doenças não transmissíveis (DCNT) constituem sério problema de saúde pública, tanto nos países ricos quanto nos de média e baixa renda. Estimativas da Organização Mundial de Saúde apontam que as DCNT são responsáveis por 58,5% de todas as mortes ocorridas no mundo e por 45,9% da carga global de doença. A respeito das DCNT e dos seus fatores de risco e proteção, julgue os itens subsequentes.
As DCNT são de múltipla etiologia, sendo possível a identificação de vários fatores de risco que se classificam em não modificáveis e em comportamentais. Fatores condicionantes socioeconômicos, culturais e ambientais não têm grande influência sobre os fatores comportamentais, sendo esses últimos uma opção individual de estilo de vida.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.