Questões de Concursos: Comportamento

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11 Q250975 | Administração Geral, Comportamento, Técnico de Suprimentos de Bens e Serviços Júnior Administração, Petrobras, CESGRANRIO

A ética na organização diz respeito a padrões por ela estabelecidos para julgar o que é adequado ou inadequado no comportamento dos seus membros com relação aos outros. Com base nessa definição, afirma-se que

12 Q113599 | Administração Geral, Comportamento , Analista de Finanças e Controle Desenvolvimento Institucional, MF, ESAF

São características das teorias motivacionais de Maslow e Herzberg, respectivamente:

13 Q102097 | Administração Geral, Comportamento , Analista Administrativo, BACEN, FCC

A teoria de Reddin da eficácia gerencial apresenta quatro estilos básicos de gestão que são:

14 Q245253 | Administração Geral, Comportamento, Técnico de Administração e Controle Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Segundo a Organização Mundial da Saúde, Qualidade de Vida é a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores em que ele vive, e em relação a seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.
Atualmente, as empresas investem em programas de qualidade de vida para dar suporte ao indivíduo e à empresa, buscando a compreensão de seus funcionários de que a saúde está diretamente correlacionada a aspectos de seu ambiente produtivo, que são:

15 Q189655 | Administração Geral, Comportamento, Agente de Defensoria Administrador, DPE SP, FCC

O clima organizacional mostra-se positivo quando

16 Q185732 | Administração Geral, Comportamento, Administrador Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Uma organização pretende adotar os princípios da Aprendizagem Organizacional, de forma que as pessoas descartem seus velhos modos de pensar e suas rotinas padronizadas, visando a resolver os problemas e a desempenhar seus cargos por meio de novas maneiras de pensar, testar e melhorar suas práticas.

De acordo com Peter Senge, dentre os fatores que compõem a Aprendizagem Organizacional, o conceito descrito acima faz referência a uma das cinco disciplinas. Qual?

17 Q165435 | Administração Geral, Comportamento, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RJ, FGV

As pessoas não têm objetivos e interesses idênticos. As diferenças de objetivos e de interesses individuais sempre produzem alguma espécie de conflito. O conflito é inerente à vida de cada indivíduo e faz parte inevitável da natureza humana. Constitui o lado oposto da cooperação. Além da diferença de objetivos e interesses, deve haver necessariamente uma interferência deliberada de uma das partes envolvidas para que haja conflito. O conflito existe quando uma das partes seja indivíduo ou grupo tenta alcançar seus próprios objetivos interligados com alguma outra parte e esta interfere na outra que procura atingir seus objetivos. A interferência pode ser ativa (mediante ação para provocar obstáculos, bloqueios ou impedimentos) ou passiva (mediante omissão ou deixar de fazer algo). As equipes, assim como as pessoas, desenvolvem estilos específicos para lidar com conflitos, baseados no desejo de satisfazer seus próprios interesses versus o interesse da outra parte. São descritos a seguir cinco estilos de administrar conflitos por meio de duas dimensões, da assertiva (tentativa de satisfazer aos interesses das outras partes) até a não assertativa. Um deles NÃO está correto. Assinale-o

18 Q104190 | Administração Geral, Comportamento, Analista Administrativo, BACEN, FCC

Para Herzberg, os fatores que determinam a motivação são a realização, o reconhecimento, o trabalho em si, a responsabilidade, o avanço e o crescimento. Em outra dimensão estão os fatores que determinam a desmotivação, quando não são atendidos de acordo com as expectativas dos empregados, ou fatores de higiene. É pertinente, então, afirmar que:

I.o conteúdo de uma tarefa é mais importante para a motivação dos trabalhadores do que a ambiência em que ela se desenvolve.

II.a concessão, em níveis adequados, de fatores higiênicos, como segurança, salário e status, é importante para evitar que os empregados se sintam desmotivados, gerando, tal concessão, motivação.

III. para que os trabalhadores se sintam motivados a desempenhar as suas tarefas é preciso que se dê constante atenção a fatores como reconhecimento, responsabilidade e desenvolvimento individual, além da definição adequada da tarefa em si.

É correto o que consta em

19 Q106046 | Administração Geral, Comportamento , Analista de Controle, TCE PR, FCC

Como consequência de um trabalho de quase uma década, Mayo e seus seguidores lançaram as bases de uma nova filosofia de administração chamada Relações Humanas, cujos pontos principais são: sistema social; relações com o grupo; supervisor de primeira linha tem papel intermediário e

20 Q221975 | Administração Geral, Comportamento, Professor Administração, SEDUC RJ, CEPERJ

Em administração, pode-se identificar pelo menos três tipos de sistemas organizacionais no ambiente empresarial: o social, o estrutural e o tecnológico. A alternativa que apresenta um componente de cada sistema, na ordem apresentada acima, é:

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