Questões de Concursos: Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe

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11 Q890027 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, AOSD, Prefeitura de Turilândia MA, LJ Assessoria e Planejamento Administrativo Limita, 2024

Qual das seguintes ações representa uma conduta profissional inadequada no local de trabalho?

12 Q880398 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, Auxiliar de Secretaria Escolar, Prefeitura de Domingos Martins ES, Instituto Access, 2024

Uma atitude a ser elogiada no comportamento de um servidor diante do falecimento de familiar de um colega de trabalho reside em

13 Q886589 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, Assistente Administrativo, Prefeitura de Soledade PB, CPCON, 2024

O estresse no trabalho é um elemento que afeta o comportamento dos indivíduos no ambiente organizacional, podendo acarretar perda de desempenho e custos diretos e indiretos para a organização. O estresse no trabalho pode ser definido como a sensação de que as capacidades, recursos ou necessidades do indivíduo não se coadunam com as demandas e exigências do trabalho. Um dos fatores estressores que fazem com que o indivíduo passe por situações de estresse diz respeito a situações em que o trabalhador não tem clareza sobre os objetivos, expectativas e/ou exigências associadas a seu trabalho. Este fator estressor é identificado como:

14 Q944727 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, Tecnologia em Gestão Comercial, MEC, INEP, 2022

Osvaldo assumiu a gestão da área comercial há cerca de quatro meses e, com isso, o desafio de melhorar o desempenho de vendas. Durante esse período, ele tem se dedicado a observar o comportamento e a forma de trabalho de cada profissional e identificou que os vendedores não têm atuado em equipe, mas, sim, em grupo. Como forma de inovar e melhorar a produtividade do setor, Osvaldo tem organizado e planejado a implementação de um modelo de trabalho em equipe, e, para que possa alcançar sucesso nessa iniciativa, ele deverá cuidar de alguns aspectos essenciais.
OLIVEIRA, M. A. Comportamento organizacional para a gestão de pessoas: como agem as empresas e seus gestores. São Paulo: Saraiva, 2010 (adaptado).

Sobre o desenvolvimento de equipes comerciais, avalie as afirmações a seguir.
I. A comunicação entre os membros deverá ser bem trabalhada, de forma a criar um compromisso unificado em relação aos objetivos.
II. As habilidades de negociação do gestor serão fundamentais para o alcance de um consenso quanto aos objetivos a serem alcançados.
III. O gestor deverá assumir uma liderança capaz de impulsionar e alavancar as pessoas, gerando apoio interno e assumindo a frente em conexões com as demais áreas da organização.
IV. Os membros precisarão desenvolver as habilidades necessárias para realizar todas as tarefas do setor, pois somente dessa forma o trabalho em equipe ocorrerá de maneira satisfatória.


É correto o que se afirma em

15 Q894085 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, Agente Administrativo III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

Os conceitos e ideias do estudo sobre o comportamento organizacional possuem foco interdisciplinar e no modelo básico de comportamento organizacional, há três níveis de análise do estudo: nível individual; nível do grupo; e, nível da organização (ROBBINS, 2005). Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. O nível de análise micro-organizacional analisa o comportamento humano individual dentro da organização, envolvendo questões sobre a habilidade, a motivação e a satisfação, permitindo que a busca pelo controle e previsão do comportamento do indivíduo seja compreendido e as razões das ações e das decisões tomadas por ele no contexto do trabalho sejam explicadas.
II. O nível de análise macro-organizacional possibilita analisar a necessidade de modificação da configuração da organização informal devido a desajustes e incompatibilidades entre as estruturas forma e informal, a partir do comportamento grupal dos indivíduos, enquanto elementos da estrutura formal e informal, visando à compreensão de como se inter-relacionam e interferem na eficácia da organização.
III. O nível de análise meso-organizacional examina questões como a estrutura e o status social, o conflito, a negociação, a competição, a eficiência, a cultura, o ambiente, compreendendo a organização como partes separadas e independentes de um sistema, considerando a necessidade de influenciar o comportamento em cada uma delas para sua adaptação e sobrevivência ao longo do tempo.

Está correto o que se afirma apenas em

17 Q884880 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, Agente Administrativo, Prefeitura de Matinhas PB, CPCON, 2024

Se, por um lado a neutralidade e a racionalidade características do contexto das organizações tendem a facilitar o processo comunicacional, outros fatores intrínsecos ao contexto organizacional surgem como empecilhos à comunicação eficaz. Uma destas barreiras é a tendência a fragmentar a organização em vários grupos com interesses, atitudes, maneiras de ver os fatos e vocabulário próprios, o que dificulta o intercâmbio de ideias. Esta característica organizacional é identificada como:

18 Q885610 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Iúna ES, Instituto Consulplan, 2024

A interação entre duas ou mais pessoas por meio da comunicação caracteriza as relações humanas, cujo objetivo é o aumento da valorização do ser humano e do respeito. As organizações dependem das relações humanas entre seus colaboradores para determinar seu sucesso ou seu fracasso.
(SAMPAIO, 2004.)

Constituem-se em indicadores de boas relações humanas nas organizações:

19 Q880792 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, Agente Administrativo, CREFITO 18a, Quadrix, 2024

Quanto às relações humanas, ao desempenho profissional e ao desenvolvimento de equipes de trabalho, a teoria do equilíbrio organizacional identifica os principais participantes e os fatores que afetam suas decisões. A respeito dessa teoria, é correto afirmar que

20 Q887059 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, Oficial Administrativo, Prefeitura de Nova Laranjeiras PR, FAU, 2024

Entende-se que o trabalho em equipe é essencial para as organizações, sejam públicas ou privadas. No que se refere às vantagens do trabalho em equipe, analise as sentenças:

I - O trabalho em equipes favorece a franqueza, a confiança e o respeito, reduzindo assim interpretações subjetivas.
II - O trabalho em equipe possibilita o debate de pontos de vista diferentes, muitas vezes complementares e opostos.
III - O trabalho em equipe favorece o apoio mútuo, certifica-se de que outras pessoas possuem as mesmas ansiedades e experimentam novos comportamentos.
IV - Quando trabalha-se em equipes tem-se maior geração de ideias.
V - Com a utilização de trabalho em equipe tem-se uma interpretação menos rígida dos fatos e situações.
VI - Quando há trabalho em equipe tem-se maior probabilidade de evitar erros de julgamento.
VII - No trabalho em equipe há simplificação das comunicações interpessoais.
VIII - No trabalho em equipe há fidelidade às decisões tomadas.
IX - Tem-se maior aceitação das diferenças individuais quando atua-se em equipe.
X - Com o trabalho em equipe tem-se melhor aproveitamento das potencialidades individuais.
XI - Tem-se maior chance de sucesso para ações complexas quando trabalha-se em equipe.

Após a análise, pode-se afirmar:
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