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Questões de Concursos Comportamento de Pessoas nas Organizações

Resolva questões de Comportamento de Pessoas nas Organizações comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q835572 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas nas Organizações, CRP MS Assessor Técnico da Comissão de Ética, Instituto Quadrix, 2021

Julgue o item.

A questão da responsabilidade social vai além da postura legal da empresa, da prática filantrópica ou do apoio à comunidade. Significa mudança de atitude, em uma perspectiva de gestão empresarial com foco na qualidade das relações e na geração de valor para todos.

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23Q833715 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas nas Organizações, Prefeitura de Irati SC Agente Administrativo, GS Assessoria e Concursos, 2021

De acordo com a Psicologia e a Sociologia, podemos definir Relacionamento Interpessoal como a ligação, conexão ou vínculo entre duas ou mais pessoas dentro de um determinado contexto. Este, por sua vez, pode ser o ambiente de trabalho, familiar, social, religioso, amoroso ou educacional, por exemplo.
https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestaopessoas/treinamento-relacionamento-interpessoal/
Relacionamento interpessoal é de suma importância para um bom desenvolvimento do ambiente de trabalho, influenciando até mesmo em uma melhor eficiência e produção dos trabalhadores daquele local. Um exemplo de ação para ajudar neste sentido é:
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24Q657149 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas nas Organizações, FCC, 2020

As mensagens não verbais contribuem para melhorar o relacionamento interpessoal. Ao buscar transmitir mensagens positivas, o emissor pode causar melhor impressão. Por outro lado, a emissão de uma mensagem não verbal negativa pode comprometer o relacionamento interpessoal. Diante de um conjunto de expressões não verbais, considera-se expressão negativa:
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25Q837076 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas nas Organizações, CODEVASF Analista em Desenvolvimento Regional Psicologia, CESPE CEBRASPE, 2021

Acerca da gestão de conflitos e negociação no contexto organizacional, julgue o item subsequente.

O objetivo da negociação integrativa é que uma das partes consiga o máximo possível do montante em disputa, pois, assim, consegue-se manter a atitude principal de ganha-perde, o que constitui uma estratégia muito eficaz de aumentar a satisfação organizacional, mesmo que a troca de informações seja baixa.
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26Q848236 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas nas Organizações, Coordenador Censitário, IBGE, FGV, 2020

Na organização XYZ, o gerente A promoveu o subordinado B para um cargo de coordenação. B não queria o novo cargo, pois a nova posição exigirá que ele trabalhe em uma outra unidade da organização, que fica muito longe de sua casa. B pediu ao gerente A para não assumir a função, mas A desconsiderou o pedido.
O poder exercido por A sobre B foi do tipo:
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27Q852876 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas nas Organizações, Administrador, CFO DF, Instituto Quadrix, 2020

Acerca de organização, julgue o item.

A organização formal emerge, espontânea e naturalmente, no meio das pessoas que ocupam posições na organização informal e a partir dos relacionamentos interpessoais como ocupantes de cargos.
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28Q944736 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas nas Organizações, Tecnologia em Gestão de Qualidade, MEC, INEP, 2022

Suponha que um líder de equipe de uma empresa de assessoria financeira que tenha clientes em todo o território nacional precise constantemente entrar em contato com seus subordinados para obter feedback das avaliações de desempenho.

Considerando que o líder de equipe da mencionada empresa, em sua gestão, recorre à avaliação de desempenho, avalie as afirmações a seguir, acerca dos objetivos dessa metodologia.
I. A avaliação de desempenho possibilita obter informações acerca das competências dos colaboradores. II. A avaliação de desempenho impede o desenvolviemento dos planos de carreira. III. A avaliação de desempenho possibilita detectar pontos fracos de profissionais e sugerir possíveis melhorias.
É correto o que se afirma em
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29Q884391 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas nas Organizações, Professor, Prefeitura de Cristalina GO, Ibest, 2024

A Teoria das Relações Humanas foi formulada nos EUA, no final da década de 1920, a partir das experiências de Elton Mayo (1880-1947) e seus colaboradores na Western Electric Company, localidade em Hawthorne (Chicago). Foi um movimento de contraposição à Teoria Clássica em Administração, que valorizou o fator humano nos processos de trabalho e enfatizou os seguintes aspectos: integração social como determinante da produção, importância da influência dos grupos e dos processos informais no comportamento dos funcionários, relevância das necessidades psicológicas e sociais nos processos motivacionais, ênfase nos aspectos emocionais do comportamento humano e combate à monotonia no trabalho. A respeito da Teoria das Relações Humanas, assinale a alternativa que representa a ação que pode contribuir para incentivar as pessoas a ultrapassar seu desempenho atual.
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30Q904075 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas nas Organizações, Assistente Social, Prefeitura de Gentil RS, OBJETIVA, 2024

Uma funcionária nova percebeu que, durante as reuniões de equipe, alguns colegas não a deixam terminar suas frases e frequentemente interrompem suas apresentações. Isso a deixa frustrada e desmotivada. Das seguintes, a melhor abordagem que a funcionária pode adotar é:
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31Q1044993 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas Nas Organizações, Especialidade Gestão, PGM RJ, FGV, 2025

Uma organização, após realizar sua análise anual de processos, identificou diversos pontos que exigem melhorias. Entre eles, destacou-se a baixa coesão entre as equipes de trabalho, fator que vinha impactando diretamente os resultados organizacionais.

Com base nos estudos sobre comportamento organizacional, é correto afirmar que uma medida adequada para aumentar a coesão entre os membros da equipe seria
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32Q918115 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas nas Organizações, Assistente de Atendimento, CRP 3ª Região BA, Consulplan, 2025

O setor de gestão de pessoas de um ente público adota ações contínuas para o fortalecimento das relações humanas, o aumento do desempenho profissional e o desenvolvimento. Considerando a situação hipotética, analise as estratégias adotadas.

I. Realização de treinamentos regulares focados no desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais, o que contribui para o aumento do desempenho.
II. Feedback contínuo e estruturado, como prática para o desenvolvimento individual e organizacional, ao fornecer informações claras e construtivas para o aprimoramento dos servidores.
III. Estabelecimento de metas claras e desafiadoras para os servidores, alinhadas com os recursos disponíveis e o ambiente de trabalho, para melhorar a motivação e reduzir conflitos.
IV. Promoção de dinâmicas de integração e reconhecimento, visando fortalecer a coesão da equipe, melhorar as relações interpessoais e promover um ambiente mais colaborativo.

Está correto o que se afirma
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33Q1056521 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas Nas Organizações, Fiscal, CORE PE, CONSULPLAN, 2023

A comunicação tem quatro funções básicas dentro de um grupo ou de uma organização: controle; motivação; expressão emocional; e, informação.
(ROBBINS, 2006.)

Nesse sentido, considere os seguintes cenários: (1) funcionários são informados de que devem atender a hierarquia, seguir as orientações e instruções de trabalho e adequar-se às políticas da empresa; (2) grupo de trabalho hostiliza ou reclama acerca do comportamento ou nível de produtividade de um determinado membro. Diante do exposto, nos cenários apresentados, a comunicação está exercendo a função de:
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34Q1061519 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas Nas Organizações, AgenteAdministrativo, PC DF, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item seguinte, acerca da relação dos recursos humanos com outros sistemas organizacionais, das políticas de recursos humanos e do comportamento organizacional relacionado à motivação e liderança.

De acordo com a teoria da expectância ou expectativa, os objetivos finais alcançados por um colaborador são independentes dos objetivos intermediários relacionados ao esforço dispendido para a obtenção de resultados.
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35Q1056522 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas Nas Organizações, Fiscal, CORE PE, CONSULPLAN, 2023

A motivação pode ser desenvolvida e reforçada por meio do envolvimento dos funcionários, que se constitui em um processo participativo que utiliza toda a capacidade deles e que tem por objetivo estimular um comprometimento crescente com o sucesso da organização, sendo que, através desse envolvimento nas decisões e do aumento de sua autonomia e controle sobre seu próprio trabalho, eles se tornarão mais motivados, comprometidos com a organização, produtivos e satisfeitos com o emprego.
(ROBBINS, 2006.)

Constitui-se em um tipo de programa de envolvimento dos funcionários:
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36Q888593 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas nas Organizações, Oficial Administrativo, Câmara de Cocal do Sul SC, Unesc, 2024

Em uma equipe de trabalho, após a fase de aproximação e construção do relacionamento interpessoal, alguns conflitos começam a surgir entre os membros. Um dos colaboradores sente-se incomodado com a falta de colaboração de outro colega em um projeto em equipe. Ele percebe que a comunicação não está fluindo como deveria e que a produtividade da equipe está sendo afetada. Considerando esse contexto, assinale a alternativa que representa a estratégia mais eficaz para lidar com a situação e restabelecer a harmonia no grupo:

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37Q888735 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas nas Organizações, Assistente em Administração, IFMT, IF MT, 2024

O Diretor-Geral de um Campus do IFMT e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - PROPESSOAS, preocupados com as relações interpessoais, o trabalho em equipe e a gestão de conflitos naquela unidade, identificaram que há diferentes tipos e áreas de conflito.

Em relação aos tipos de conflito, relacione a coluna 1 à coluna 2:

Coluna 1

Coluna 2

1. Conflitos latentes

( ) são os conflitos não declarados, nos quais as partes dos elementos envolvidos não têm uma clara consciência de sua existência.

2, Conflitos percebidos

( ) são os conflitos declarados, influentes e percebidos no ambiente, pois já atingiram as partes.

3. Conflitos sentidos

( ) são os conflitos cuja existência os elementos envolvidos percebem racionalmente, mas ainda não os declaram de forma aberta.

4. Conflitos manifestos

( ) são os conflitos conscientes e que suscitam reações emotivas.

Fontes:VIANNA, manifestos Vânia Alves. Gestão de pessoas; módulo 5. Brasília; são ENAP/DDG, 2013, p. 36. NASCIMENTO, Eunice Maria; EL SAYED, Kassem Mohamed. Administração de conflitos. Gestão do Capital Humano, Coleção Gestão Empresarial, FAE Business School, Curitiba, Editora Gazeta do Povo, 2022, p. 48.

A ordem CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

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38Q1065002 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas Nas Organizações, Edital n 1, Prefeitura de Jaborá SC, AMAUC, 2025

O trabalho em equipe é essencial para alcançar objetivos comuns em muitos contextos profissionais. Nesse contexto, assinale a alternativa que representa uma habilidade importante para quem trabalha em equipe.
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40Q884390 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas nas Organizações, Professor, Prefeitura de Cristalina GO, Ibest, 2024

Algumas pessoas se sentem motivadas para realizar determinadas tarefas e outras parecem desinteressadas. Isso ocorre devido ao fato de que as pessoas têm diferentes valores, interesses e necessidades, bem como experiência profissional e história de vida distinta. Assinale a alternativa que condiz com o que influencia diretamente no alcance dos objetivos das pessoas no trabalho.
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