Questões de Concursos: Conceitos de Estatística

Prepare-se para a prova com questões de Conceitos de Estatística de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

91 Q542676 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

Considerando os tipos de estudos quantitativos, analise as proposições abaixo.

1. Os estudos exploratórios se aplicam na função de oferecer conhecimentos básicos sobre uma realidade pouco explorada.

2. Pesquisas de opinião a serem repetidas com a mesma amostra ao longo dos anos podem ser consideradas estudos de painel, ou de tendências.

3. O survey é o tipo de pesquisa mais comum quando se deseja uma análise estatística paramétrica.

4. Os estudos comparativo-causais buscam uma relação de causa e efeito entre fenômenos distintos.

Estão corretas

92 Q542139 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Analista em Gestão Pública, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, que versam sobre os conceitos e ferramentas da estatística e probabilidade.

A estatística descritiva é um conjunto de técnicas que permite descrever as características de um grupo de dados numéricos, sendo necessário o uso de sistemas computacionais.

93 Q543133 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

A pesquisa-ação é um tipo de pesquisa que busca intervir na realidade estudada. São características desse tipo de pesquisa:

1. Desenvolvida pelo psicólogo Kurt Levin.

2. Orientada ao conhecimento e resolução de problemas práticos entre os pesquisados.

3. Inclui os pesquisados na construção dos objetivos da pesquisa.

4. Apenas os pesquisados devem gerenciar a pesquisa.

Assinale a alternativa que contém apenas proposições corretas:

94 Q543165 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Técnico em Comercialização Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Para administrar uma empresa que se pauta por executar serviços e/ou produtos de qualidade comprovada, são necessárias aplicações de ferramentas gerenciais, dentre as quais, a que prioriza classifica os problemas e soluciona, inicialmente, os que produzem maiores efeitos negativos. Essa ferramenta é o(a)

95 Q542660 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Analista de Pesquisa Operacional Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

As técnicas de simulação são muito importantes em uma grande variedade de projetos quando estes apresentam cálculos muito complexos ou experimentos reais muito dispendiosos. Na base da simulação, tem-se a necessidade de geração de números pseudoaleatórios, quando as duas principais preocupações são: (1) um possível número deve ter a mesma probabilidade de ocorrer que qualquer outro dentre os demais possíveis números e (2) deve existir independência entre as ocorrências, isto é, a probabilidade de ocorrência de um número não deve ser afetada pelas eventuais ocorrências dos demais possíveis números. Os métodos de geração mais adotados na prática são: congruência mista (mixed congruential method), congruência multiplicativa (multiplicative congruential method) e congruência aditiva (additive congruential method). Considere os números inteiros K, L, M e N, tais que: 0 < K < M; 0 < L < M e N = 1, 2, 3... Para serem gerados números pseudoaleatórios entre 0 e M-1, iniciase com uma semente X0 aleatoriamente escolhida e adota- se a relação de recorrência XN+1 = f(XN, XN-1, K, L)(módulo M), isto é, XN+1 é o resto da divisão de f(XN, XN-1, K, L) por M. Nessas condições, quando

97 Q541971 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Analista de Gestão Corporativa, Hemobrás, CESPE CEBRASPE

Uma máquina automática de produção de sorvete, com 4 componentes principais, — A, B, C e D — tem uma taxa de falhas dos seus componentes de 0,00045 falha por hora. A confiabilidade individual específica de cada componente é: componente A: 0,85; componente B: 0,98; componente C: 0,96; componente D: 0,97. A linha de produção de sorvetes tem um programa de manutenção preventiva. Acerca da gestão de falhas, julgue os itens a seguir, tendo como referência a situação acima apresentada.

Para se reduzir a probabilidade de falhas, deve-se implantar um sistema de manutenção corretiva.

98 Q542128 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Analista em Ciência Pleno 1, MCT, CESPE CEBRASPE

Considerando que, de acordo com Marshall, os fatores de risco podem ser compreendidos em termos de suas distribuições de probabilidade ao longo de um horizonte de tempo, com modelos muito diferentes sendo úteis conforme a situação seja de curto ou longo prazo, julgue os itens de 101 a 107, acerca de modelos e métodos analíticos.

A probabilidade de um sistema funcionar sem falhas durante um período de tempo (t) é dada pela soma contínua (integral) da probabilidade de falha p(t) ao longo de todo o tempo possível até o tempo t. O índice de falhas pode ser definido como o coeficiente da probabilidade de o evento ocorrer durante um período de tempo particular dividido pela confiabilidade do sistema nesse tempo.

99 Q542958 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Assessor Técnico II, SENAC PE, IPAD

A escolha do caminho metodológico a ser adotado na pesquisa científica depende

1. da experiência do pesquisador e do material coletado por ele na pesquisa de campo.

2. dos estudos censitários disponíveis e outros dados secundários sobre a situação ou objeto do estudo.

3. da confiabilidade dos instrumentos de mensuração e expectativas de validade dos resultados.

4. dos objetivos propostos, dos recursos disponíveis e das condições pessoais do pesquisador.

5. da vontade dos implementadores da pesquisa e das metas fixada no cronograma de atividades.

Está (ão) correta(s) apenas

100 Q543069 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Com relação a métodos não paramétricos, julgue os itens a seguir.

Considere que, para avaliar a aleatoriedade na ocorrência de certo evento, um pesquisador registre apenas o número de ocorrências desse evento em N tentativas, a contagem de casos em que esses eventos ocorrem sequencialmente e a contagem de casos em que esses eventos não ocorrem. Com base nessa situação, é correto afirmar que o pesquisador não dispõe de dados necessários para testar a aleatoriedade desse evento.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.