Leia o caso a seguir. E.F., reconhecida por seu trabalho pioneiro na área da
alfabetização, defende uma abordagem educacional que
valoriza os direitos de aprendizagem e os campos de
experiências na educação infantil. Para ela, é fundamental
proporcionar às crianças oportunidades de explorar e
experimentar diversos contextos de aprendizagem, respeitando
suas individualidades e promovendo seu desenvolvimento
integral.
Elaborado pelo(a) autor(a).
De acordo com a abordagem de E. F. sobre os direitos de
aprendizagem e campos de experiências na educação
infantil, uma prática educacional alinhada com seus
princípios é
a) oferecer às crianças oportunidades de explorar
diferentes linguagens (artes, música, movimento, entre
outras) e interagir com variados objetos e materiais em
um ambiente rico e estimulante.
b) limitar o acesso das crianças a materiais e ambientes
diversificados, para sua própria segurança e evitar
bagunça e tumulto na sala de aula.
c) fornecer às crianças atividades repetitivas e
padronizadas, considerando suas necessidades
individuais e coletivas para estimular e enfatizar a
importância do ensino e sua constância para seu
desenvolvimento.
d) impor um currículo rígido e conteúdos pré-determinados, sem espaço para a expressão e a
criatividade das crianças.