Questões de Concursos: Concepções de Educação Infantil

Prepare-se para a prova com questões de Concepções de Educação Infantil de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q919048 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Atuar na Educação Infantil é considerar o modo como as crianças desta faixa etária adquirem e desenvolvem conhecimento. Jean Piaget distingue dois grupos aqui: de 0 a 2 anos e o grupo a partir de 2 anos (até os 7 anos). Piaget identifica as crianças a partir de 2 anos como estando na fase:

12 Q915789 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional Infantil, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024

Considerando sua importância no processo de constituição do sujeito, a Educação Infantil tem adquirido reconhecida importância como primeira etapa da Educação Básica e integrante dos sistemas de ensino. A Meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), apresenta alguns dos desafios para a essa etapa, como: a universalização da pré-escola e ampliação de, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos nas creches. Para que essa meta fosse alcançada algumas estratégias foram propostas, dentre elas destaca-se:

13 Q918606 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Monitor, Prefeitura de Posse GO, IV UFG, 2024

Leia o caso a seguir.

E.F., reconhecida por seu trabalho pioneiro na área da alfabetização, defende uma abordagem educacional que valoriza os direitos de aprendizagem e os campos de experiências na educação infantil. Para ela, é fundamental proporcionar às crianças oportunidades de explorar e experimentar diversos contextos de aprendizagem, respeitando suas individualidades e promovendo seu desenvolvimento integral.
Elaborado pelo(a) autor(a).

De acordo com a abordagem de E. F. sobre os direitos de aprendizagem e campos de experiências na educação infantil, uma prática educacional alinhada com seus princípios é

14 Q915841 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Lençóis Paulista SP, OMNI, 2021

Considerando os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento na educação das crianças de 0 a 3 anos, assinale a alternativa que NÃO condiz com esta faixa etária.

15 Q915850 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Ângulo PR, Instituto UniFil, 2020

Ariés (1986) afirma que a criança era considerada “um adulto” em miniatura no período medieval, e hoje não é muito diferente. Vive um “faz-de-conta” que não oferece fatores positivos ao seu desenvolvimento. Nesse sentido é correto afirmar que

16 Q915854 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Ângulo PR, Instituto UniFil, 2020

A Educação Infantil tem como objetivo oferecer cuidado e educação a criança, mas nasceu com o papel de assistencialismo para atender às necessidades do sistema, que surgia com a Revolução Industrial. Mesmo sabendo dos aspectos negativos que o capitalismo acarreta na sociedade, como o individualismo, a mercadoria, a alienação, o educador que contemple a ludicidade em sua prática proporciona ao educando um desenvolvimento integral. Portanto, é correto afirmar que

17 Q915783 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional Infantil, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024

Conforme os documentos legais, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil devem incluir condições para garantir a dignidade da criança como pessoa humana e protegê-la contra qualquer forma de violência, seja física ou simbólica, e negligência, tanto dentro da instituição quanto praticada pela família. Além disso, o trabalho pedagógico precisa garantir:

18 Q915844 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Lençóis Paulista SP, OMNI, 2021

As Instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças:

19 Q915849 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Ângulo PR, Instituto UniFil, 2020

Na creche e na pré-escola, a formação pessoal e social da criança tem como finalidade desenvolver a criança integralmente, em seus aspectos

20 Q915851 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Ângulo PR, Instituto UniFil, 2020

Os significados da infância são construídos socialmente. Isto significa que esses significados nem sempre foram os mesmos e as modificações ocorreram e ocorrem por determinações culturais e mudanças estruturais ________________. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.