Questões de Concursos: Concordância verbal

Prepare-se para a prova com questões de Concordância verbal de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q113044 | Português, Concordância verbal, Analista de Informática, PRODESP, ZAMBINI

Texto associado.

CAPÍTULO XXVII / VIRGÍLIA?



Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça, e, com certeza, a mais voluntariosa. Não digo que já lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isto não é romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas; mas também não digo que lhe maculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, não. Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, que o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação. Era isto Virgília, e era clara, muito clara, faceira, ignorante, pueril, cheia de uns ímpetos misteriosos; muita preguiça e alguma devoção, — devoção, ou talvez medo; creio que medo.
Aí tem o leitor, em poucas linhas, o retrato físico e moral da pessoa que devia influir mais tarde na minha vida; era aquilo com dezesseis anos. Tu que me lês, se ainda fores viva, quando estas páginas vierem à luz, — tu que me lês, Virgília amada, não reparas na diferença entre a linguagem de hoje e a que primeiro empreguei quando te vi? Crê que era tão sincero então como agora; a morte não me tornou rabugento, nem injusto.
— Mas, dirás tu, como é que podes assim discernir a verdade daquele tempo, e exprimi–la depois de tantos anos?
Ah! indiscreta! ah! ignorantona! Mas é isso mesmo que nos faz senhores da Terra, é esse poder de restaurar o passado, para tocar a instabilidade das nossas impressões e a vaidade dos nossos afetos. Deixa lá dizer Pascal que o homem é um caniço pensante. Não; é uma errata pensante, isso sim. Cada estação da vida é uma edição, que corrige a anterior, e que será corrigida também, até a edição definitiva, que o editor dá de graça aos vermes. (MACHADO DE ASSIS, J. M. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Ediouro, s. d.)

Assinale a alternativa em que a concordância verbal está de acordo com a norma culta.

52 Q252625 | Português, Concordância verbal, Técnico Judiciário, TJ PB, UFCG

Texto associado.

Com base no texto a seguir, responda às questões de 12 a 16.

Ao longo da História, as possibilidades de sucesso na vida de uma pessoa estiveram quase sempre predeterminadas por seu local de nascimento. Uma criança oriunda de uma sociedade abastada tinha mais chances de ter uma vida melhor do que a mais inteligente e talentosa criança nascida em um país menos favorecido. É possível que isso ainda seja realidade, mas em escala menor que antes. O que mudou foi o fato de a tecnologia da informação tornar o acesso à informação e às transações comerciais muito mais fácil, mesmo para quem vive em regiões remotas. Estão se abrindo as oportunidades para que um número maior de pessoas participe da economia global independentemente de sua origem. Em breve – se já não agora – as probabilidades de sucesso de um indiví- duo com excelente formação na China, na Índia ou em qualquer outro país, superarão o potencial de um indivíduo não-capacitado da Europa ou dos Estados Unidos. Embora essa tendência possa causar um problema competitivo para as economias mais avançadas, ela tirará bilhões de pessoas da pobreza e criará um mundo mais estável, pacífico e justo. Para prosperar e vencer nesta nova realidade, os países desenvolvidos e os em desenvolvimento precisam se concentrar em aumentar o potencial produtivo de sua força de trabalho. Uma maneira de fazer isso é investir na tecnologia da informação. A vantagem competitiva pode advir do aprimoramento da força de trabalho pelo investimento em educação ( Gates, Bill. Revista Época, 26 de maio de 2008, p.128).

Julgue como corretas (c) ou erradas (e) as afirmações sobre o uso das formas verbais no texto.

I. A substituição da expressão "... um número maior de pessoas" (2º §) por "maior contingente de pessoas " acarretará mudança na concordância verbal.
II. A forma verbal "superarão" ( 2º §) faz referência a "China", "Índia" e "qualquer outro país" (2º §), termos com os quais concorda em número e pessoa.
III. A locução verbal "Estão se abrindo"( 2º §) se refere a "oportunidades" ( 2º §), substantivo que ocupa a função de sujeito e marca a ordem indireta da frase.

Está(ão) correta(s ).

53 Q119088 | Português, Concordância verbal, Analista de Sistemas, MEC, FGV

Texto associado.

Imagem 001.jpg

A crise energética e a climática revelam os limites do ecossistema planetário. (L.96-97)
Assinale a alternativa em que, alterando-se o trecho acima, sem provocar mudança de sentido, manteve-se adequação à norma culta.

54 Q250992 | Português, Concordância verbal, Técnico de Sistemas de Saneamento Eletrotécnica, SABESP, FCC

Quanto à concordância verbal, a frase inteiramente correta é:

55 Q111664 | Português, Concordância verbal, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Texto associado.

2014_08_25_53fab28a91758.jpg

Assinale a opção correta a respeito do uso das estruturas linguísticas no texto.

56 Q118694 | Português, Concordância verbal, Analista de Sistemas, ELETROBRÁS, CESGRANRIO

Texto associado.

Imagem 007.jpg
Imagem 008.jpg

No que tange à concordância, qual expressão NÃO completa a sentença de acordo com o registro formal culto em __________________ já passou a noite em claro?

57 Q266696 | Português, Concordância verbal, Analista Estatística, CNMP, FCC

Texto associado.

                                            Falsificações na internet

    Quem frequenta páginas da internet, sobretudo nas redes sociais, volta e meia se depara com textos atribuídos a grandes escritores. Qualquer leitor dos mestres da literatura logo perceberá a fraude: a citação está longe de honrar a alegada autoria. Drummond, Clarice Lispector, Guimarães Rosa e Fernando Pessoa, por exemplo, jamais escreveriam banalidades recheadas de lugares comuns, em linguagem capenga e estilo indefinido. Mas fica a pergunta: o que motiva essas falsificações grosseiras de artistas da palavra e da imaginação?
    São muitas as justificativas prováveis. Atrás de todas está a vaidade simplória de quem gostaria de ser tomado por um grande escritor e usa o nome deste para promover um texto tolo, ingênuo, piegas, carregado de chavões. Os leitores incautos mordem a isca e parabenizam o fraudulento, expandindo a falsificação e o mau gosto. Mas há também o ressentimento malicioso de quem conhece seus bem estreitos limites literários e, não se conformando com eles, dispõe-se a iludir o público com a assinatura falsa, esperando ser confundido com o grande escritor. Como há de fato quem confunda a gritante aberração com a alta criação, o falsário dá-se por recompensado enquanto recebe os parabéns de quem o “curtiu".
    Tais casos são lamentáveis por todas as razões, e constituem transgressões éticas, morais, estéticas e legais. Mas fiquemos apenas com a grave questão da identidade própria que foi rejeitada em nome de outra, inteiramente postiça. Enganarse a si mesmo, quando não se trata de uma psicopatia grave, é uma forma dolorosa de trair a consciência de si. Os grandes atores, apoiando-se no talento que lhes é próprio, enobrecem esse desejo tão humano de desdobramento da personalidade e o legitimam artisticamente no palco ou nas telas; os escritores criam personagens com luz própria, que se tornam por vezes mais famosos que seus criadores (caso de Cervantes e seu Dom Quixote, por exemplo); mas os falsários da internet, ao não assinarem seu texto medíocre, querem que o tomemos como um grande momento de Shakespeare. Provavelmente jamais leram Shakespeare ou qualquer outro gênio citado: conhecem apenas a fama do nome, e a usam como moeda corrente no mercado virtual da fama.
    Tais fraudes devem deixar um gosto amargo em quem as pratica, sobretudo quando ganham o ingênuo acolhimento de quem, enganado, as aplaude. É próprio dos vícios misturar prazer e corrosão em quem os sustenta. Disfarçar a mediocridade pessoal envergando a máscara de um autêntico criador só pode aprofundar a rejeição da identidade própria. É um passo certo para alargar os ressentimentos e a infelicidade de quem não se aceita e não se estima.

                                                                                                                       (Terêncio Cristobal, inédito)
 

O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se concordando com o termo sublinhado na frase:

58 Q214861 | Português, Concordância verbal, Médico do Trabalho, PRODESP, ZAMBINI

Texto associado.

A hora do encontro

Astrônomos acham que a grande descoberta dos próximos 100 anos será a da vida fora da Terra. O Universo está cheio de ETs, avaliam, e já não parece tão difícil encontrar um deles por aí.
O cerco para captar sinais enviados do espaço por possíveis ETs inteligentes aumentou. Durante muito tempo essa missão foi encarada apenas pela Sociedade Planetária, na Califórnia, Estados Unidos, com o seu Programa de Busca de Inteligência Extraterrestre, conhecido pela sigla em inglês, Seti. Este ano, várias outras instituições se integraram à tarefa. Entre elas estão a Universidade Harvard e da Califórnia, nos Estados Unidos, o Observatório Medicina, na Itália, e a Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália. Com o reforço, será possível investigar, nos próximos vinte anos, cerca de 5 000 estrelas. É dez vezes mais do que o Seti pôde fazer, sozinho, em uma década e meia de existência. [...]
Alta, cabelos claros, bonita, 55 anos, a astrônoma Jill Tarter dedicou sua carreira ao trabalho de procurar criaturas desenvolvidas em outros mundos. [...]
Mas, se existe alguém capaz disso, esse alguém é ela. A astrônoma dirige o principal projeto do Seti, batizado de Fênix, instalado no Observatório de Arecibo, em Porto Rico (mas, de fato, operado pela Universidade Cornell, americana). O objetivo do Fênix é usar a grande antena de Arecibo para captar emissões de rádio vindas de 1 000 estrelas e em seguida analisá–las para achar algum traço incomum. [...]

Mil cópias da Terra girando pela Galáxia

Os avanços tecnológicos que impulsionam a pesquisa de sinais de ETs no Cosmo prometem transformar 2012 num ano de grandes emoções. Nessa data, a Nasa planeja lançar ao espaço o Terrestrial Planet Finder, conhecido pela sigla em inglês TPF, que quer dizer descobridor de planetas terrestres. Mais ou menos na mesma época, a Agência Espacial Européia pretende decolar um irmão do TPF, chamado Darwin.
Esses serão os primeiros telescópios em condições de observar planetas do tamanho da Terra que giram em volta de estrelas a mais de 500 trilhões de quilômetros daqui. Atualmente, a essa distância, só é possível detectar mundos gigantes como Júpiter, dentro do qual caberiam 1 300 planetinhas como o nosso.
Satélite–monstro de 100 metros de comprimento, o TPF ficará estacionado a mais de 1 bilhão de quilômetros do Sol para evitar que a luz da estrela ofusque as lentes do aparelho. Daí, ele deverá encontrar mais de 1 000 planetas parecidos com a Terra — acredita–se que a semelhança aumente a chance de eles serem habitados. A meta é examinar a atmosfera das centenas de cópias da Terra que deverão ser captadas. O ar pode revelar sinais de que na superfície dos planetas existam criaturas. O indício mais esperado é o oxigênio. Como esse elemento é naturalmente raro nos corpos celestes, se ele estiver presente é porque foi produzido por organismos.
Disponível em http://super.abril.com.br/tecnologia/horaencontro– 438346.shtml. Acesso em 30 abr. 2010.

Assinale a alternativa em que a concordância verbal está de acordo com a norma culta.

59 Q106383 | Português, Concordância verbal, Analista de Controle, TCE PR, FCC

Texto associado.

Imagem 001.jpg

As normas de concordância verbal estão plenamente observadas em:

60 Q161530 | Português, Concordância verbal, Atendente de Necrotério Policial, PC SP, VUNESP

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto, de acordo com as regras de concordância da norma-padrão da língua.

Os experimentos humanos nazistas ______ uma série de experiências científicas realizadas em uma grande quantidade de seres ______ que estavam detidos nos campos de concentração do regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Os presos foram ______ a participar. Experiências com filhos gêmeos, em campos de concentração, foram criadas para mostrar as semelhanças e diferenças na genética de gêmeos, bem como para ver se o corpo humano pode ser manipulado.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Experimentos-humanos-nazistas. Adaptado. Acessado em 27.03.2013)

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.