Questões de Concursos: Conjunções

Prepare-se para a prova com questões de Conjunções de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q373954 | Português, Conjunções, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp PE, IBFC

A conjunção “Mas” que introduz o segundo parágrafo cumpre papel coesivo e tem seu emprego justificado pela seguinte razão:

22 Q373139 | Português, Conjunções, Assistente Administrativo Júnior, Metrô SP, FCC

Em 2005, Germano Mathias lançou o CD Tributo a Caco Velho, compositor gaúcho radicado em São Paulo ...... Germano tinha grande admiração.

Preenche corretamente a lacuna da frase acima:

23 Q256328 | Português, Conjunções, Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Texto associado.

As questões de números 25 a 30 baseiam-se no texto.
Sete milhões deixam a classe média A classe média está menor. Entre 1980 e 2000, sete milhões de pessoas que ocupavam essa faixa da sociedade perderam seus empregos e não conseguiram ______. Em conseqüência, tiveram seu poder de compra reduzido, o padrão de vida rebaixado e, assim, saíram forçadamente da classe B para passar a tomar parte na classe C. Segundo o IBGE, em 1980 os assalariados que participavam do estrato social respondiam por 31,7% da População Economicamente Ativa (PEA). Vinte anos depois, porém, essa participação caiu para 27,1%. A perspectiva é de que o número de pessoas expulsas da classe média aumente nos próximos anos, diz o economista Márcio Pochman, professor do Instituto de Economia da USP. O ajuste do mercado de trabalho se deu principalmente nas profissões tipicamente de classe média, e esse ajuste continua.
(Istoé Online, 15.03.2006. Adaptado)

Observe as ocorrências da palavra que:

I. ... sete milhões de pessoas que ocupavam essa faixa da sociedade perderam seus empregos...

II. A perspectiva é de que o número de pessoas expulsas da classe média aumente nos próximos anos...

É correto afirmar que a palavra que

24 Q239910 | Português, Conjunções, Sargento, SEDS PE, MS CONCURSOS

Leia a seguinte manchete: "Pelé afirma que a seleção está bem, ______Portugal e Espanha também  estão bem preparadas."  A lacuna seria preenchida mais adequadamente por um(a):

25 Q374421 | Português, Conjunções, Analista de Farmácia, Polícia Militar MG

A conjunção ?MAS? estabelece uma relação de desigualdade (contraste) entre os termos coordenados. No trecho ?Alguns apreciam seu trabalho, mas não a empresa onde estão.?, o valor semântico do termo sublinhado equivale a:

26 Q199150 | Português, Conjunções, Aluno Oficial CFO, Polícia Militar SP, VUNESP

Texto associado.

Leia a letra da canção do cantor cearense Falcão para responder às questões de números 54 a 58.

Guerra de Facão
A dor do cocho é não ter ração pro gado A dor do gado é não achar capim no pasto A dor do pasto é não ver chuva há tanto tempo A dor do tempo é correr junto da morte A dor da morte é não acabar com os nordestinos A dor dos nordestinos é ter as penas exageradas E a viola por desculpa pra quem lhe pisou no lombo e lhe lascou no cucurute vinte quilos de lajedo. Em vez de achatar pra caixa-prego o vagabundo, que se deitou no trono e acordou num pau-de-sebo. Eh eh eh boi, eh boiada, eh eh boi A dor do jegue, tadin, nasceu sem chifre A dor do chifre é não nascer em certa gente A dor de gente é confiar demais nos outros A dor dos outros é que nem todo mundo é besta A dor da besta é não parir pra ter seu filho A dor pior de um filho é chorar e mãe não ver. Tá chegando o fim das épocas, vai pegar fogo no mundo, e o pior, que os vagabundos toca música estrangeira em vez de aproveitar o que é da gente do Nordeste. Vou chamar de mentiroso quem dizer que é cabra da peste.

(Falcão, Guerra de Facão. Em: http://letras.mus.br. Adaptado)

No verso A dor pior de um filho é chorar e mãe não ver. , a conjunção " e" articula duas orações, encerrando entre elas sentido de

27 Q205600 | Português, Conjunções, Escrivão de Polícia Civil, PC SP, VUNESP

Texto associado.

Leia o texto para responder às questões de números 01 a 07.

Os produtos ecológicos estão dominando as prateleiras do comércio. Mesmo com tantas opções, ainda há resistência na hora da compra. Isso acontece porque o custo de tais itens é sempre mais elevado, em comparação com o das mercadorias tradicionais. Com os temas ambientais cada vez mais em pauta, é normal que a consciência ecológica tenha aumentado entre os brasileiros. Se por um lado o consumidor deseja investir em produtos menos agressivos ao meio ambiente, por outro ele não está disposto a pagar mais de cinco por cento acima do valor normal. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Proteste – Associa- ção de Consumidores. A análise foi feita a partir de um levantamento realizado em 2012. De acordo com a Proteste, quase metade dos entrevistados afirmaram que deixaram de comprar produtos devido às más condutas ambientais da companhia. Dos entrevistados, 72% disseram que, na última compra, levaram em consideração o comportamento da empresa, em especial, sua atitude em relação ao meio ambiente. Ainda assim, 60% afirmam que raramente ou nunca têm informações sobre o impacto ambiental do produto ou do comportamento da empresa. Já 81% das pessoas acreditam que o rótulo de sustentabilidade e responsabilidade social é apenas uma estratégia de marketing das empresas.

(Ciclo vivo, 16.05.2013, http://zip.net/brl0k1. Adaptado)

O texto – Se por um lado o consumidor deseja investir em produtos menos agressivos ao meio ambiente, por outro ele não está disposto a pagar mais de cinco por cento acima do valor normal. – está corretamente reescrito, sem alteração da informação, em: O consumidor deseja investir em produtos menos agressivos ao meio ambiente, ...

28 Q260172 | Português, Conjunções, Técnico Judiciário Auxiliar, TJ SC, FGV

A manchete abaixo em que os termos ligados pela conjunção E mostram a relação lógica de causa e consequência é:

30 Q168768 | Português, Conjunções, Auxiliar de Enfermagem, PRODESP, ZAMBINI

No trecho "conquanto eu estivesse na minha sala, olhando para a minha chácara, sentado na minha cadeira, ouvindo os meus pássaros, ao pé dos meus livros, alumiado pelo meu sol, não chegava a curarme das saudades daquela outra cadeira, que não era minha" (Machado de Assis), "conquanto" pode ser substituído, sem prejuízo do sentido, por

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.