Questões de Concursos: Criptografia

Prepare-se para a prova com questões de Criptografia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

71 Q167430 | Segurança da Informação, Criptografia, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ SC, FEPESE

Acerca dos sistemas criptográficos e dos algoritmos de função hash, julgue as afirmativas abaixo.

1. O algoritmo SHA-1 é um exemplo de função geradora de digest (resumo) adotado no processo de assinaturas digitais. Este algoritmo possui vulnerabilidades já comprovadas no que se refere a resistência a colisões, porém continua sendo amplamente adotado em assinaturas de documentos digitais.

2. Em um sistema de cadastro de usuários, antes de ser salva no banco de dados, a senha do usuário é criptografada com uma função hash unidirecional. Em caso de perda de senha, para recuperar a senha armazenada no banco, o sistema decifra a senha usando o algoritmo AES e a envia para o cliente.

3. Em sistemas criptográficos assimétricos que utilizam o algoritmo RSA, para se garantir a confidencialidade de uma mensagem, o emissor da mensagem deve cifrá-la usando sua chave privada RSA. Já o receptor da mensagem deverá decifrar a mensagem utilizando a chave pública do emissor.

4. Os algoritmos simétricos, que utilizam a mesma chave para cifrar e decifrar mensagens, podem oferecer cifragem de fluxo e cifragem de blocos. DES, 3DES e AES são exemplos de algoritmos simétricos que oferecem cifra de blocos.

5. Os algoritmos simétricos, como o DES e 3DES, são considerados mais eficientes, do ponto de vista de desempenho computacional, quando comparados com os algoritmos assimétricos, como o RSA.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

72 Q117825 | Segurança da Informação , Criptografia, Analista de Sistemas, BADESC, FGV

O método criptográfico que emprega um tipo de chave, em que o emissor e o receptor fazem uso da mesma chave, usada tanto na codificação como na decodificação da informação, é conhecido por:

73 Q633947 | Informática, Criptografia, Analista da CMB, Casa da Moeda, CESGRANRIO

Maria envia, por e-mail, um arquivo criptografado com determinado algoritmo simétrico para João. Em outro e-mail, Maria envia, para João, a chave utilizada pelo algoritmo simétrico. Um usuário malicioso obtém acesso de leitura aos dois e-mails enviados e, com isso,

74 Q112179 | Segurança da Informação , Criptografia, Analista de Informática Suporte Técnico, MPU, FCC

Na criptografia de chave simétrica,

I. há dois tipos de algoritmos: cifragem de bloco e cifragem de fluxo.
II. as cifragens de bloco são mais rápidas que as cifragens de fluxo.
III. as cifragens de fluxo utilizam mais código que as cifragens de bloco.
IV. as cifragens de bloco podem reutilizar as chaves.

Está correto o que consta APENAS em

76 Q624661 | Informática, Criptografia, Analista de Gestão I, SABESP SP, FCC

Sobre criptografia é correto afirmar:

77 Q156194 | Segurança da Informação, Criptografia, Analista Jurídico Analista de Sistemas, PG DF, IADES

O código ou cifra de César é um esquema de codificação usado há mais de 2000 anos. Ele tem esse nome em homenagem ao imperador romano que o utilizava para enviar mensagens cifradas aos seus generais. Ao usar essa técnica para criptografar a sigla PGDF, com chave de valor 3, obtemos como resultado o valor

78 Q630615 | Informática, Criptografia, Analista de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a respeito de criptografia.

Em um sistema criptográfico de chaves assimétricas, uma mensagem cifrada utilizando chave pública é decifrada usando chave privada e vice-versa.

79 Q619275 | Informática, Criptografia, Analista de Sistemas Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp SP, VUNESP

No contexto da segurança da informação, a certificação digital tem como objetivo garantir alguns aspectos de segurança. Considere os seguintes aspectos de segurança da informação:

I. Autenticidade.

II. Confidencialidade.

III. Integridade.

De fato, são aspectos garantidos pela certificação digital o contido em

80 Q220577 | Segurança da Informação, Criptografia, Perito Criminal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As aplicações web que necessitam de segurança criptográfica dos dados transmitidos entre o navegador (cliente) e o servidor web utilizam o protocolo SSL/TLS para o estabelecimento de sessões seguras. Acerca do SSL/TLS e suas aplicações, julgue os itens a seguir.

Para se definir os algoritmos de criptografia simétrica que serão usados em uma sessão SSL, cliente e servidor trocam uma mensagem informando qual é a suíte de algoritmos que cada um suporta. Cabe ao servidor a escolha do algoritmo que será usado, tendo como critério o algoritmo que suporte a maior chave simétrica, em número de bits.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.