Questões de Concursos: Currículo

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21 Q155863 | Pedagogia, Currículo, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subseqüentes, relativos às concepções de
currículo.

A lógica temporal precedente e segmentada fundamenta-se em uma organização curricular baseada na lógica do ser humano como sujeito de direitos.

23 Q220367 | Pedagogia, Currículo, Pedagogo, UFAL, COPEVE UFAL

Do ponto de vista etimológico, a palavra Currículo deriva da palavra latina curros (carros, carruagem) e de suas variações. Começou a ser empregada na literatura geral norte-americana em meados do século XIX, para designar processo de vida e desenvolvimento. Segundo Vilar (1998), o currículo pode assumir os significados seguintes:

Faça a associação correta.

1. Currículo prescrito.
2. Currículo apresentado.
3. Currículo trabalhado.
4. Currículo traduzido.
5. Currículo concretizado.

( ) Conjunto dos meios elaborados por diferentes instâncias com o objetivo de apresentar uma interpretação do currículo prescrito.

( ) Conjunto das tarefas escolares que corporizam as decisões curriculares, anteriormente assumidas.

( ) Consiste na planificação curricular no âmbito da escola, configuram os significados e conteúdos das decisões e propostas.

( ) Consiste no conjunto de efeitos cognitivos, afetivos, morais, sociais etc.

( ) Trata-se do resultado das decisões assumidas pela administração do sistema educativo.

Assinale a sequência correta, de cima para baixo

24 Q152480 | Pedagogia, Currículo, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subseqüentes, relativos às concepções de
currículo.

As imagens de família presentes em determinados livros didáticos são exemplos de um tipo de currículo intitulado oculto, pois não são explicitados em documentos.

25 Q147998 | Pedagogia, Currículo, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subseqüentes, relativos às concepções de
currículo.

Conteúdos descontextualizados, puros, prejudicam o evidenciamento das questões de identidade social e relações de poder em um currículo.

26 Q57490 | Pedagogia, Currículo, CESPE CEBRASPE

Julgue o item subsequente, relativo ao planejamento e seus elementos constitutivos, e ao processo de ensino e aprendizagem.

Na elaboração do planejamento de ensino, o docente deve delinear os objetivos a serem alcançados por ele, de modo a cumprir um requisito formal e burocrático estabelecido no programa da disciplina e no programa institucional.

27 Q152117 | Pedagogia, Currículo, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

O documento introdutório dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN/1997) propõe um desenvolvimento curricular em quatro níveis de concretização. O primeiro nível de concretização do currículo corresponde aos próprios PCNs que se constituem em uma referência nacional; o segundo diz respeito às propostas curriculares dos

28 Q57468 | Pedagogia, Currículo

A escola de Ensino Fundamental “Mundo Novo” ao estruturar o seu projeto político-pedagógico buscou parcerias na comunidade local, visando ao estudo sobre sustentabilidade e meio ambiente. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000), volume 1, o meio ambiente é considerado um tema transversal que perpassa todas as disciplinas que compõem o currículo. A transversalidade e a interdisciplinaridade, segundo Garcia (s.d.), são modos de se trabalhar o conhecimento buscando uma reintegração de aspectos que ficaram isolados uns dos outros pelo tratamento disciplinar. Elas possibilitam ao estudante ter uma visão mais ampla e adequada da realidade, que tantas vezes aparece fragmentada pelos meios de que dispõe para conhecê-la e não porque o seja em si mesma. Nessa perspectiva, Dowbor (2007) ressalta que esse tipo de abordagem permite aos alunos a compreensão da sua região, prepara-os para a cidadania e eles poderão

29 Q57482 | Pedagogia, Currículo, CESPE CEBRASPE

A respeito dos princípios, da linguagem e dos recursos didáticos, julgue o item seguinte.

O uso de recursos didáticos pelo professor deve estar alicerçado no domínio que esse tem do conteúdo com o qual trabalhará; do contrário, os objetivos de ensino dificilmente serão alcançados.

30 Q241212 | Pedagogia, Currículo, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

A respeito da prática de ensino e do desenvolvimento do currículo, à luz dos estudos de Sacristán e Pérez Gómez (2000), pode-se afirmar que são processos

I. de natureza social que permitem ser dirigidos por idéias e intenções, mas que não podem ser previstos totalmente antes de serem realizados.
II. que planejados coletivamente, garantem o total controle das variáveis intervenientes.
III. desencadeados por necessidade e não determinam nunca totalmente a prática educativa.
IV. de caráter indeterminado que obrigam a esclarecer as idéias e pretensões que fundamentam as metas, para manter a coerência das práticas que se realizam para alcançá-las.
V. guiados por princípios de diferentes tipos que, devidamente explicitados, poderão guiar a prática com segurança científico-técnica.

Está correto, de acordo com os autores, o explicitado em

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