Questões de Concursos: Currículo

Prepare-se para a prova com questões de Currículo de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q57483 | Pedagogia, Currículo, CESPE CEBRASPE

Com referência ao planejamento de ensino, julgue o item que se segue.

Dado o caráter processual do planejamento, as etapas do processo de ensino têm como principal característica a inflexibilidade.

32 Q57486 | Pedagogia, Currículo, CESPE CEBRASPE

Ainda no que concerne à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue o item subsecutivo.

Caso, durante uma reunião, o grupo proponha ao técnico responsável pela condução dos trabalhos a realização de uma autoavaliação pelo grupo, ele não deverá autorizar essa atividade, visto que ela não possibilitará a reformulação de práticas realizadas pelo grupo.

33 Q57485 | Pedagogia, Currículo, CESPE CEBRASPE

Ainda no que concerne à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue o item subsecutivo.

As técnicas de trabalho em grupo foram desenvolvidas para aumentar e dinamizar a produtividade dos trabalhos; por isso, elas não são absolutas, são ferramentas dinâmicas, passíveis de modificação e de adaptação.

34 Q57489 | Pedagogia, Currículo, CESPE CEBRASPE

Considerando que, para se desenvolver um trabalho em grupo, é necessária a participação de um animador ou coordenador com intencionalidade na interação mútua e na ação coletiva, julgue o item subsecutivo.

As técnicas grupais são um conjunto de procedimentos que favorecem e estimulam a ação de grupos, promovendo a coesão, a interatividade e a produtividade do grupo, ao passo que as dinâmicas de grupo são elaborações teóricas acerca dos comportamentos que desenvolvem e regulam determinados grupos.

35 Q148499 | Pedagogia, Currículo, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subseqüentes, relativos às concepções de
currículo.

Em uma visão emancipadora de currículo, deve-se partir do pressuposto que os alunos são diferentes, porém o parâmetro de organização curricular deve ser a capacidade daqueles mais capazes ou normais para garantia da qualidade.

36 Q57487 | Pedagogia, Currículo, CESPE CEBRASPE

Ainda no que concerne à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue o item subsecutivo.

Modelos rígidos de coleta de dados devem nortear a avaliação do processo de trabalho em grupo para que não haja distorções nos dados necessários para possíveis reformulações do processo.

37 Q57484 | Pedagogia, Currículo, CESPE CEBRASPE

Ainda no que concerne à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue o item subsecutivo.

É de exclusiva responsabilidade do condutor o bom funcionamento do grupo, que pressupõe planejamentos e ações com relação a horários, pauta de reunião, decisões, divisão de tarefas, programação dos próximos encontros e avaliação.

38 Q148991 | Pedagogia, Currículo, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subseqüentes, relativos às concepções de
currículo.

A dicotomia entre ensino e avaliação, presente na organização curricular tradicional, é superada quando o processo avaliativo se reveste de aparência científica e se torna um ponto primordial do final de um processo.

39 Q898358 | Pedagogia, Currículo, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

“A Transversalidade na educação é uma abordagem pedagógica que consiste em integrar conhecimentos, habilidades e valores em diversas áreas do currículo escolar”. Ela apresenta diversas particularidades, no entanto NÃO está correto afirmar que ela:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.