Questões de Concursos: Currículo e Construção do Conhecimento

Prepare-se para a prova com questões de Currículo e Construção do Conhecimento de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q327152 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV

Uma escola pública de atendimento ao primeiro segmento do Ensino Fundamental, localizada em um centro urbano, inclui em seu planejamento anual a discussão sobre a constituição histórica da favela em que está situada. Uma das atividades previstas é um encontro com moradores antigos do local, a maioria avós de alunos, que viveram o processo de constituição local. Essa proposta, no âmbito do currículo:

12 Q327082 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

Um currículo acessível para todos possibilita desenvolvimento e aprendizagem aos alunos e alunas a todo o momento. Considerando essa posição teórica, alicerçada nas ideias de Vigotsky, assinale a opção correta.

13 Q327283 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

Sobre o currículo é INCORRETO afirmar que:

14 Q324286 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de Macapá AP, FCC

Em relação à organização curricular, o fato de não se valorizar como prioridades, a pluralidade cultural encontrada em sala de aula

15 Q325274 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Novas Tecnologias, IFRN, FUNCERN

Sobre o exercício da tutoria no processo de mediação pedagógica a distância, leia as proposições abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I No cenário da Educação a Distância, o papel do tutor restringe-se aos limites conceituais impostos na sua nomenclatura, já que ele, em sua missão precípua, é apenas um motivador dos estudos.

II A diferença entre o docente e o tutor é institucional, o que leva a consequências pedagógicas importantes, pois as intervenções do tutor, na educação a distância, são demarcadas em um quadro institucional diferente.

III Cabe ao tutor promover recompensas positivas aos seus aprendizes, tal como nos modelos de educação baseados na meritocracia, incentivando o espírito competitivo e dinâmico dos estudantes.

IV Um processo de mediação pedagógica eficaz em EaD depende, entre outros aspectos, da capacidade articuladora do professor tutor dos meios tecnológicos numa perspectiva criativa e instigadora.

16 Q325424 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, SEE SP, FCC

Currículo pode ser entendido como a referência básica para que se possa

17 Q319966 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV

Leia o fragmento a seguir.

“Os novos currículos concentram-se em torno das competências que os alunos deverão adquirir, para que possam vir a ser cidadãos de pleno direito, informados e capazes de operar mudanças sociais que se vislumbrem necessárias.”

Para a organização do currículo por competências é necessário

18 Q322743 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV

“Em uma reunião pedagógica os professores do ensino fundamental estavam elaborando os planejamentos para o ano seguinte. Ao ver que muitos deles se dedicavam a escrever listas de conteúdos, a coordenadora pedagógica propôs que eles trocassem a questão ‘quais conteúdos devemos trabalhar’ para ‘quais competências devemos desenvolver’, ao planejarem.”

Para trabalhar em uma organização curricular por competências, é necessário:

19 Q324388 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE

O Brasil é uma nação miscigenada e ainda muito preconceituosa; sendo assim, é inadmissível que os currículos escolares brasileiros

20 Q323385 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL

Entre as várias definições de currículo, Marisa Vorraber Costa (2001) afirma que o currículo constitui um conjunto articulado de saberes, regidos por uma ordem social que elege determinadas narrativas consideradas válidas. Nesse contexto, o currículo

I. envolve elementos culturais.

II. diz respeito unicamente a uma listagem de conteúdos a serem transmitidos aos educandos.

III. expressa relações de poder, de classe social e de visão de mundo de uma determinada sociedade.

Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.