Pratice Ltda . configura-se como um clube de pontos que se realiza
mediante a aquisição de título. Os pontos são convertidos em bônus
para uso nas redes de restaurantes, hotéis e diversos outros
segmentos de consumo regularmente conveniados. Nas redes
sociais, a empresa destaca que os convênios são precedidos de
rigoroso controle e aferição do padrão de atendimento e de
qualidade dos serviços prestados.
Tomás havia aderido à Pratice Ltda . e, nas férias, viajou com sua
família para uma pousada da rede conveniada. Ao chegar ao local, ele
verificou que as acomodações cheiravam a mofo e a limpeza era
precária. Sem poder sair do local em razão do horário avançado, viu-se obrigado a pernoitar naquele ambiente insalubre e sair somente
no dia seguinte.
Aborrecido com a desagradável situação vivenciada e com o prejuízo
financeiro por ter que arcar com outro serviço de hotelaria na cidade,
Tomás procurou você, como advogado(a), para ingressar com a
medida judicial cabível.
Diante disso, assinale a única opção correta.
a) Pratice Ltda. funciona como mera intermediadora entre os hotéis
e os adquirentes do título do clube de pontos, não respondendo
pelo evento danoso.
b) Há legitimidade passiva da Pratice Ltda . para responder pela
inadequada prestação de serviço do hotel conveniado que gerou
dano ao consumidor, por integrar a cadeia de consumo referente
ao serviço que introduziu no mercado.
c) Trata-se de culpa exclusiva de terceiro, não podendo a
intermediária Pratice Ltda . responder pelos danos suportados
pelo portador título do clube de pontos.
d) Cuida-se de hipótese de responsabilidade subjetiva e subsidiária
da Pratice Ltda . em relação ao hotel conveniado.