Questões de Concursos: Desenho Desenhista

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81 Q351883 | Artes, Desenho Desenhista, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Com respeito ao desenho técnico, julgue os itens que se seguem.

Em uma perspectiva do sistema axonométrico oblíquo, a interseção de uma face vertical com um plano vertical é representada por uma linha que tem a mesma inclinação empregada para o eixo axonométrico de profundidade.

82 Q351892 | Artes, Desenho Desenhista, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Com relação ao processo de ensino-aprendizagem de desenho técnico, julgue os itens a seguir.

O desenvolvimento da visualização — ou seja, capacidade do aluno de entender e formar uma imagem mental de um objeto ou fenômeno — é uma das maiores dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem de desenho técnico devido, em grande parte, ao caráter abstrato das projeções ortogonais.

83 Q352157 | Artes, Desenho Desenhista, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Com respeito ao desenho técnico, julgue os itens que se seguem.

Em uma perspectiva cônica, as dimensões e proporções das diferentes partes do desenho variam de acordo com a posição relativa entre o observador, o plano de projeção ou plano do quadro e o objeto representado.

84 Q351659 | Artes, Desenho Desenhista, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Com respeito ao desenho técnico, julgue os itens que se seguem.

Denomina-se genericamente corte de uma edificação, o desenho, em projeção ortográfica, da seção (ou corte) por um plano vertical que geralmente passa ao longo do comprimento (corte longitudinal) ou da largura (corte transversal) do edifício.

85 Q352196 | Artes, Desenho Desenhista, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conceitos básicos da linguagem gráfica para representação precisa das construções geométricas, julgue os próximos itens.

Quando duas figuras planas se correspondem ponto a ponto e segmento a segmento, são chamadas homológicas.

86 Q351984 | Artes, Desenho Desenhista, Desenhista Projetista, TJ MG, FUNDEP

Para uma fração de 15% entre a área do vão e a área de piso de um compartimento, uma janela com dimensões 2,00 x 1,20 metros é suficiente para iluminar uma sala de

87 Q351915 | Artes, Desenho Desenhista, Técnico Judiciário, TJCE CE, CESPE CEBRASPE

O levantamento topográfico é fundamental para obras de engenharia e arquitetura e consiste no levantamento da área onde será implantada a obra. Acerca desse conhecimento, julgue os itens que se seguem.

A topometria tem por finalidade determinar o contorno, a dimensão e a posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, — sem levar em conta a curvatura resultante da esfericidade terrestre — está dividida em planimetria e altimetria.

88 Q351464 | Artes, Desenho Desenhista, Técnico Industrial de Engenharia, ELETRONORTE, NCE

A questão a seguir diz respeito a alguns tipos de instalações especiais. Numerando-se os espaços entre parênteses na ordem apresentada, assinale a opção correta:

1- pára-raios

 2- escada pressurizada

 3- sistema de detecção de fumaça e alarme de incêndio

4- sistema de combate a incêndio por CO2

 ( ) utiliza sistema de aterramento

( ) sua utilização garante um ambiente livre de fumaça, em caso de incêndio

( ) sistema mais utilizado em áreas de CPD, salas de painel de comando e telefonia celular

( ) uso indicado em cozinhas industriais, devido ao acúmulo de gordura nos equipamentos e coifas

89 Q351973 | Artes, Desenho Desenhista, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Com respeito ao desenho técnico, julgue os itens que se seguem.

O uso da perspectiva com três pontos de fuga para a representação do exterior de edificações resulta nas geometrias mais realísticas obtidas pelo desenho.

90 Q352094 | Artes, Desenho Desenhista, Técnico Judiciário, TJCE CE, CESPE CEBRASPE

No desenvolvimento dos desenhos de arquitetura, engenharia ou de mecânica, o uso da escala permite aumentar, diminuir ou manter o tamanho do objeto em função de cada situação. Julgue os seguintes itens, referentes ao uso das escalas.

Um metro reduzido 20 vezes, com dez subdivisões que obedecem a 10 cm, divididas em 5 partes cada, resultando em divisões de 2 cm, corresponde à escala 1:20.

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