Em uma escola municipal de Queimadas-PB, o
professor de Educação Física percebeu que os alunos
estavam desmotivados para participar das atividades
físicas tradicionais, como esportes convencionais e
exercícios padronizados. Com o objetivo de aumentar o
engajamento dos estudantes, o professor decidiu
explorar diferentes formas de cultura corporal, incluindo
dança, ginástica, jogos e esportes, buscando atender à
diversidade cultural e às diferentes habilidades dos
alunos.
Considerando a diversidade de habilidades, interesses
e identidades culturais dos alunos, qual das estratégias
abaixo seria mais eficaz para promover o engajamento
dos estudantes nas aulas de Educação Física e ao
mesmo tempo respeitar a inclusão e o desenvolvimento
integral?
1. Introduzir práticas de dança, permitindo que os
alunos expressem sua criatividade e identidade cultural,
mas também incentivar reflexões sobre as origens
culturais das diferentes danças e suas influências na
corporeidade contemporânea.
2. Focar exclusivamente em jogos competitivos de alta
performance física, promovendo a competitividade e o
esforço físico máximo, mas ao mesmo tempo
estabelecer grupos com diferentes níveis de habilidade
para garantir uma participação equilibrada e justa. 3. Implementar atividades de ginástica artística e
rítmica, com ênfase no desenvolvimento da flexibilidade
e da coordenação motora dos alunos, mas também
criar oportunidades para os alunos explorarem suas
próprias formas de expressão corporal dentro dessas
modalidades.
4. Manter o foco em esportes tradicionais, como futebol
e vôlei, para garantir a participação da maioria dos
alunos, mas complementar essas atividades com
momentos de reflexão sobre o impacto desses esportes
na formação de valores como trabalho em equipe e
disciplina.
5. Realizar oficinas de jogos cooperativos, incentivando
a socialização e a colaboração entre os alunos, e utilizar
esses jogos como uma plataforma para discutir
questões como inclusão, respeito às diferenças e o
papel da cooperação no esporte e na vida cotidiana.
Alternativas:
a) Apenas os itens 1 e 3 estão corretos.
b) Apenas os itens 1 e 5 estão corretos.
c) Apenas os itens 2 e 4 estão corretos.
d) Apenas os itens 1, 3 e 5 estão corretos.
e) Apenas os itens 2, 3 e 4 estão corretos.