Questões de Concursos: Dietoterapia

Prepare-se para a prova com questões de Dietoterapia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q841494 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Nutricionista, GUALIMP, 2020

É recomendação nutricional no tratamento da pancreatite crônica:

33 Q844864 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Nutricionista, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. São exemplos de alimentos proibidos em uma dieta pastosa, entre outros, o leite, o milk-shake, o mingau; o suco de frutas, a vitamina de frutas, os chás, o café, a água de coco; o queijo branco e a ricota. II. São exemplos de alimentos permitidos em uma dieta líquida, entre outros, os alimentos de consistência sólida ou pastosa; crus ou cozidos; os condimentos fortes e picantes; e as bebidas alcoólicas e gaseificadas. III. As dietas terapêuticas, como o próprio nome diz, são dietas destinadas a terapias (tratamentos), nas quais são necessárias alterações dos nutrientes presentes, reduzindo sua quantidade (dieta hipoproteica = poucas proteínas), aumentando (dieta hiperproteica = muitas proteínas) ou ainda excluindo alguns nutrientes (dieta aproteica = sem proteínas). Marque a alternativa CORRETA:

34 Q845402 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Nutricionista, GUALIMP, 2020

Quanto aos indicadores antropométricos para diagnóstico da desnutrição infantil, é correto afirmar:

35 Q842255 | Nutrição, Dietoterapia, Residência Multiprofissional Nutrição, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

O documento Dieta, Nutrição, Atividade Física e Câncer: Uma Perspectiva Global - Um Resumo do Terceiro Relatório de Especialistas com uma Perspectiva Brasileira, publicado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) em outubro de 2020, atualiza as recomendações para a prevenção de câncer adaptadas para o Brasil. A respeito das recomendações do INCA, julgue o item a seguir.
Recomenda-se ser fisicamente ativo e manter o peso adequado, pois, entre os 17 tipos de câncer estudados, 12 apresentavam evidência convincente ou provável de maior gordura corporal na idade adulta como fator de risco.

36 Q859263 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Passira PE Nutricionista, CONTEMAX, 2020

São características de uma dieta sem irritantes gástricos:

37 Q831637 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Bombinhas SC Nutricionista, Prefeitura de Bombinhas SC, 2021

O desenvolvimento de um transtorno alimentar, pode ser resultante de uma combinação entre fatores genéticos, psicológicos, comportamentais e sociais relacionados à alimentação. Sobre transtorno alimentar, assinale a alternativa incorreta.

38 Q859447 | Nutrição, Dietoterapia, Prefeitura de Tenório PB Nutricionista, CPCON, 2020

Os pacientes com doença inflamatória intestinal apresentam maior proporção de bactérias colônicas nocivas. Sendo assim, o uso de probióticos pode ser adjuvante na terapia nutricional por promover os seguintes benefícios:

39 Q843527 | Nutrição, Dietoterapia, Multiprofissional em Atenção em Oncologia Nutrição, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 56 anos de idade é portador de câncer colorretal. Realizou quimioterapia e está em pós-operatório de ressecção do tumor. Apresenta disgeusia, anorexia, diarreia e vômito. Houve perda de 8% do peso corporal em três meses. Atualmente, tem peso = 54,5 kg, estatura = 1,74 m e tem índice de massa corporal (IMC) = 18 kg/m2.

Acerca desse caso clínico dos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Em pacientes desnutridos graves, para evitar a síndrome de realimentação, é recomendado iniciar-se dieta de 5 kcal/kg a 10 kcal/kg ao dia nos três primeiros dias após a cirurgia oncológica, evoluindo-se lentamente até se alcançar 25 kcal/kg a 30 kcal/kg após a segunda semana.

40 Q845317 | Nutrição, Dietoterapia, Multiprofissional em Nefrologia Nutrição, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 34 anos de idade passou por tratamento hemodialítico crônico por três anos e foi submetido ao transplante renal. Está em uso de imunossupressores. Altura = 1,70 m; peso = 64k g; PA = 140 mm/Hg x 85 mm/Hg. Os exames laboratoriais, após o primeiro mês de transplante, indicaram creatinina = 1,3 mg/dL; ureia = 53 mg/dL; colesterol = 199 mg/dL; triglicerídeos = 270 mg/dL. Seis meses após o transplante, apresentava peso = 70kg e PA = 160 mmHg x 90 mmHg. Os exames laboratoriais demonstraram albumina = 4,2 g/dL, glicemia = 205 mg/dL, creatinina = 1,1 mg/dL, colesterol = 285 mg/dL e triglicerídeos = 210 mg/dL. 

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir. 
É indicada para esse paciente, dieta para redução de peso, considerando-se o ganho de peso no período de seis meses.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.