Questões de Concursos: Dinâmica

Prepare-se para a prova com questões de Dinâmica de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q545224 | Física, Dinâmica, Assistente de Saneamento, Companhia Pernambucana de Saneamento PE, FGV

Sobre os motores do ciclo Diesel de quatro tempos, analise as afirmativas a seguir.

I. O motor aspira e comprime apenas ar.

II. Esse tipo de motor tem baixas taxas de compressão.

III. Um motor do ciclo Diesel poderia também funcionar utilizando etanol.

Está correto o que se afirma em

22 Q544877 | Física, Dinâmica, Tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, INPE, CESPE CEBRASPE

Antigamente, as pessoas acreditavam que no reino das estrelas e dos planetas as leis eram diferentes das leis na Terra. Diziam que a gravidade terrestre só atuava na Terra e a gravidade celeste só atuava no céu, e que as forças que agiam na Terra e no céu não se relacionavam umas com a outras, ou seja, não havia qualquer relação entre um planeta em órbita em torno do Sol e um objeto caindo de uma certa altura aqui na Terra. Newton descobriu que esses dois fenômenos são análogos. Hoje, um grande número de observações pode ser explicado por meio de suas leis.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

Mover uma pedra grande é mais difícil que mover uma pedra pequena de mesma densidade porque, se ambas estão em repouso, a quantidade de movimento da pedra grande é maior.

23 Q544150 | Física, Dinâmica, Perito Criminal, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Com relação aos princípios da física e suas aplicações, julgue os itens a seguir. Para que uma estrutura composta por treliças esteja em equilíbrio estático, o somatório das forças e o dos momentos devem ser, ambos, nulos.

24 Q545651 | Física, Dinâmica, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix

A respeito dos fenômenos relativos a impulso e a momento linear, julgue os seguintes itens. Recentemente, a japonesa Naomi Osaka venceu a americana Serena Williams na final do torneio de tênis US OPEN, em Nova Iorque. Osaka dominou a sua oponente com um saque poderoso. Suponha?se que essa jogadora, com sua raquete, exerça uma força de média constante de 640 N sobre uma bola de tênis de 64 g de massa durante o saque, que o tempo de contato entre a raquete e a bola seja de 0,0050 s e que a bola esteja em repouso antes da colisão. Nesse caso, é correto afirmar que a velocidade com que a bola deixa a raquete é de 20 m/s.

25 Q544401 | Física, Dinâmica

Um sagui passa o dia a pular entre os galhos das árvores da sua jaula para fazer travessuras com os visitantes do zoológico. Ele demora 6 segundos para atravessar sua jaula, que mede 12 metros. Marque a alternativa CORRETA que indica a velocidade média do sagui.

26 Q545173 | Física, Dinâmica, Técnico de Laboratório, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE

Uma amostra contendo 10.000 eixos metálicos cilíndricos, cada um com diâmetro externo de dimensão e tolerância de 25 ± 0,1 mm, deverá ser inspecionada no setor de controle da qualidade de uma empresa do setor metalúrgico. Na inspeção, os técnicos poderão utilizar calibradores do tipo passa não passa e paquímetros digitais com resolução de 0,01 mm.

Considerando essas informações, julgue os itens subsecutivos.

A resolução dos citados paquímetros digitais não é adequada para a inspeção dessas peças; por isso, o seu uso seria inadequado, sendo conveniente substituí-los por um micrômetros milesimais com resolução de 0,001 mm.

27 Q795757 | Finanças Públicas, Dinâmica, Auditor Federal de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

No que se refere às finanças públicas, julgue os itens que se seguem.

Compete a lei complementar dispor sobre finanças públicas e sobre os limites globais e condições para o montante da dívida mobiliária dos estados, do Distrito Federal (DF) e dos municípios.

28 Q902595 | Física, Dinâmica, Física, IFES, IF ES, 2024

Uma esfera A, de massa igual a 4 g, é lançada na direção positiva do eixo x, com velocidade igual a 2,5 m/s. Outra esfera B, de massa igual a 3 g, é lançada na direção positiva do eixo y, com velocidade 2,5 m/s. As esferas colidem, permanecendo unidas após a colisão. Qual é a velocidade das esferas após a colisão?

29 Q869770 | Física, Dinâmica, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Palmeiras de Goiás GO, Itame, 2024

As Leis de Newton são fórmulas físicas que ajudam a entender o movimento dos corpos, chamado de cinética. As três Leis de Newton determinam os fundamentos da mecânica clássica.

As conclusões de Isaac Newton (1643-1727) partiram do famoso experimento com a maçã que caiu sobre a sua cabeça, enquanto descansava sob uma macieira. Então, o matemático questionou-se o que faz as coisas caírem, constatando, assim, a existência da gravidade.

A partir de então, Newton foi aos números para definir fórmulas que ajudassem a entender como se movimentam os corpos, criando importantes leis físicas, que foram compiladas no livro “Princípios Matemáticos da Filosofia Natural”.

A segunda Lei de Newton determina que, quando se aplica duas forças iguais em corpos de massas diferentes, a aceleração de cada um dos corposserá diferente, pois a força é sempre diretamente proporcional à aceleração do corpo. Nas palavras do próprio Newton: “A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é aplicada”. Tal pensamento é expressado pela fórmula:

F = m . a

onde F designa o resultado das forças que estão agindo sobre o corpo em movimento, m a massa do corpo em kg e a aceleração adquirida pelo corpo dada em m/s2.


(Disponível em https://www.gestaoeducacional.com.br/as-leis-de-newton/)

Suponha que uma carga explosiva impulsiona uma bala de força 1N com uma aceleração de 1000 m/s2. Logo, utilizando a segunda lei de Newton, podemos afirmar que a massa da bala, em gramas, é

30 Q902594 | Física, Dinâmica, Física, IFES, IF ES, 2024

Um anel, massa igual a 2,5 g, rola sem deslizar, com velocidade constante igual a 1,44 km/h, sobre uma tábua. Não existe atrito entre as superfícies. A energia cinética total, em mJ, será:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.