Questões de Concursos: Direitos Reais Sobre Coisas Alheias

Prepare-se para a prova com questões de Direitos Reais Sobre Coisas Alheias de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q416265 | Direito Civil, Direitos Reais Sobre Coisas Alheias, Serviços Notariais e Registros, TJSE SE, CESPE CEBRASPE

Acerca do registro de imóveis, julgue os itens a seguir.

A extinção do usufruto por morte do usufrutuário independe de sentença judicial para ser reconhecida, podendo ser averbada mediante simples requerimento instruído com a respectiva certidão de óbito e os demais documentos necessários.

42 Q416907 | Direito Civil, Direitos Reais Sobre Coisas Alheias, Defensor Público, DPE PA, FCC

O instituto do penhor rural diferencia-se da modalidade geral do penhor, entre outras razões, porque

43 Q418550 | Direito Civil, Direitos Reais Sobre Coisas Alheias, Promotor de Justiça, MPE SP, MPE SP

Assinale a alternativa incorreta:

44 Q421215 | Direito Civil, Direitos Reais Sobre Coisas Alheias, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJSP SP, VUNESP

Com relação aos direitos reais de garantia, assinale a alternativa correta.

46 Q422535 | Direito Civil, Direitos Reais Sobre Coisas Alheias, Escriturário, BB DF, CESGRANRIO

Um bancário, almejando promoção na carreira, realiza diversos cursos propostos pelo seu empregador.

Ao final de um desses cursos, foi apresentada uma questão exigindo do aluno o conhecimento de que a hipoteca

47 Q417662 | Direito Civil, Direitos Reais Sobre Coisas Alheias, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Fernando, casado no regime de separação legal de bens, contraiu dívida em seu nome, no valor de R$ 1 milhão, com Benício, por mútuo. Fernando, mutuário, ofereceu em garantia um avião de propriedade da sua empresa, uma sociedade anônima.

Acerca da situação hipotética apresentada e com base na legislação e na doutrina relativas aos direitos reais de garantia, julgue os itens a seguir.

O fato de o avião ser um bem móvel não impede que ele seja objeto de hipoteca.

48 Q415560 | Direito Civil, Direitos Reais Sobre Coisas Alheias, Oficial de Justiça, TJRS RS, OFFICIUM

Sobre o cumprimento de mandado de despejo, consi-dere as assertivas abaixo, à luz da Lei do Inquilinato (Lei no 8.245/91).

 I - O oficial de justiça poderá valer-se de todos os meios necessários para a efetivação da diligência, até mesmo do emprego de força, não podendo, porém, proceder ao arrombamento.

II - Falecendo cônjuge ou irmão de qualquer dos ha-bitantes do imóvel, não se realizará o despejo até o 30o (trigésimo) dia seguinte ao do falecimento.

 III - Os móveis e utensílios serão entregues à guarda de depositário, se não os quiser retirar o despeja-do.

Quais são corretas?

49 Q422241 | Direito Civil, Direitos Reais Sobre Coisas Alheias, Defensor Público, DPE SP, FCC

Considere os enunciados a seguir:

I. O usufruto deducto possui natureza jurídica de direito real de fruição de caráter temporário, de origem voluntária, e, se incidente sobre bem imóvel, torna-se eficaz com o registro do título no cartório de registro de imóveis, retroagindo seus efeitos à data da prenotação.

II. O usufruto pode ser instituído por testamento ou por ato inter vivos, já o fideicomisso é constituído apenas por meio de testamento. Aproximam-se os institutos visto que em ambos preserva-se o direito sobre o bem a dois titulares. No entanto, uma das diferenças entre eles é que, no usufruto, se morrer antes o nu-proprietário, seus herdeiros herdarão apenas a nuapropriedade, permanecendo o usufrutuário com seus direitos reais limitados; já no fideicomisso, falecendo o fideicomissário, salvo disposição a respeito, seus herdeiros não lhe herdam o direito e o fiduciário torna-se pleno proprietário.

III. O direito real de habitação previsto nas normas que tratam da sucessão legítima, diferentemente do usufruto, decorre da lei e independe de registro, sendo atribuível apenas ao cônjuge supérstite casado no regime da comunhão parcial de bens e incidindo, por analogia, na união estável.

IV. Constituído o usufruto por ato inter vivos em favor de duas pessoas casadas, no caso de morte de uma delas, subsistirá na totalidade o usufruto para o cônjuge sobrevivo, por força de lei; é o chamado ?direito de acrescer?.

V. A locação, diferentemente do usufruto, é um direito de natureza obrigacional, o que explica a possibilidade de um adquirente de imóvel locado exercer o direito de denúncia da locação no prazo decadencial de 90 (noventa) dias a contar da aquisição da propriedade (em casos de locação por tempo indeterminado e inexistente cláusula de vigência averbada junto à matrícula do imóvel). Já no caso de alienação da nua-propriedade, a situação do usufrutuário permanecerá inalterada, em face da oponibilidade do direito real.

Está correto o que se afirma APENAS em

50 Q422046 | Direito Civil, Direitos Reais Sobre Coisas Alheias, Oficial de Justiça, TJRS RS, FAUGRS

Assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta a respeito da disciplina da servidão no Código Civil.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.