Questões de Concursos: Doenças

Prepare-se para a prova com questões de Doenças de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q362321 | Enfermagem, Doenças, Enfermeiro, Prefeitura de Palmares PE, NECONSULTORIA

A notificação compulsória de doenças e agravos é atribuição:

12 Q368945 | Enfermagem, Doenças, Enfermeiro Cargo 6, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Uma equipe de saúde de um município, durante visita domiciliar, detectou um caso de difteria em uma criança. Tendo em vista interromper, em curto espaço de tempo, a cadeia de transmissão da doença, mediante a eliminação dos suscetíveis, assinale a opção que corresponde à tomada de decisão correta pela equipe de saúde.

13 Q368111 | Enfermagem, Doenças, Enfermeiro, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

A cardiopatia é a principal causa de morte no idoso. As valvas cardíacas tornam-se mais espessas e mais rígidas, o músculo e as artérias cardíacas perdem sua elasticidade. As afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:

14 Q361217 | Enfermagem, Doenças, Bombeiro Militar Oficial, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

Homem de 23 anos de idade iniciou quadro de prurido discreto junto ao meato urinário, que evoluiu com eritema localizado e corrimento inicialmente claro que, gradativamente, tornou-se purulento. Esses sintomas foram também acompanhados de ardor e urgência miccional. Sua parceira sexual encontra-se assintomática. Após coleta de material para cultura, foi observada a presença de Neisseria gonorrhoeae.

Tendo como base a situação hipotética apresentada, julgue os itens subseqüentes.

Considerando a situação apresentada, é correto inferir-se que, no exame bacterioscópico dos esfregaços, foram observados cocos gram-negativos arranjados aos pares.

15 Q368897 | Enfermagem, Doenças, Enfermeiro, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISE

Surdez, retardo mental, paralisia cerebral e epilepsia são sequelas neurológicas tardias da(o):

16 Q362599 | Enfermagem, Doenças, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

Passadas mais de duas décadas da epidemia do HIV/AIDS, observam-se mudanças no perfil da epidemia no Brasil, em resposta às medidas de prevenção e combate. São medidas de prevenção e combate do HIV/AIDS, EXCETO:

17 Q360573 | Enfermagem, Doenças, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

Poliúria, polidipsia, polifagia e perda involuntária de peso (os “4 P’s”) são sintomas clássicos do(a)

18 Q367318 | Enfermagem, Doenças

A tuberculose (TB) ativa em pessoas que vivem com HIV/Aids (PVHA) é a condição de maior impacto na mortalidade por aids e por TB no país.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.

( ) Entre as diretrizes do Ministério da Saúde para controle da coinfecção TB-HIV, destaca-se a testagem oportuna para HIV para todos os portadores de TB, por meio do teste rápido.

( ) O Ministério da Saúde recomenda, como diretriz nacional, o diagnóstico precoce da tuberculose, o tratamento da TB ativa e da infecção latente e o início oportuno da terapia antirretroviral.

( ) A tuberculose não precisa ser investigada em todas as consultas de PVHA; assim, não é necessário questionar sobre a existência de um dos quatro sintomas: febre, tosse, sudorese noturna e emagrecimento.

( ) Todas as pessoas que vivem com HIV/Aids com TB ativa devem iniciar terapia antirretroviral, independentemente da forma clínica da tuberculose e da contagem de linfócitos T-CD4+.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

19 Q358962 | Enfermagem, Doenças, Enfermeiro, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Um homem de 63 anos de idade, residente em um asilo, sem doença anterior, foi levado por um agente de saúde a um serviço de atendimento básico com queixas de tosse persistente, fraqueza e anorexia por mais de um mês. O paciente submeteu-se a avaliação médica, a exames radiológicos do tórax e a exames laboratoriais. A área de endurecimento formada para a leitura da prova tuberculínica foi de 9 mm. Após as avaliações, o paciente recebeu o diagnóstico médico de tuberculose.

Diante dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Para confirmação do diagnóstico médico, é correta a realização de pesquisa bacteriológica por meio de baciloscopia direta do escarro.

20 Q367767 | Enfermagem, Doenças, Analista Judiciário, TJMA MA, IESES

O sarampo é uma doença exantemática aguda, de etiologia virótica da família paramixovirus e altamente contagiosa. Em relação ao sarampo, as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.