Questões de Concursos Públicos: Doenças Infecto Parasitárias

Encontre aqui questões Doenças Infecto Parasitárias de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

“Doença infecciosa aguda, de alta transmissibilidade, de distribuição universal. Importante causa de morbimortalidade infantil. Compromete especificamente o aparelho respiratório (traqueia e brônquios) e se caracteriza por paroxismos de tosse seca. Em lactentes, pode resultar em um número elevado de complicações e até em morte.” O conceito acima se refere a qual doença?
Vetores são seres vivos que veiculam o agente desde o reservatório até o hospedeiro potencial, podendo desenvolver algum ciclo vital antes de serem disseminados ou inoculados no hospedeiro.
O mosquito Aedes aegypti é um vetor relacionado a:
Sobre o acometimento do sistema nervoso central ou periférico de um paciente infectado pelo HIV, quando a terapia antirretroviral está ausente, assinale a alternativa que se refere à manifestação mais comum:
A cisticercose é a infestação do organismo humano pela larva do helminto da tênia. Sua patogenia humana está na localização do parasita em tecidos nobres, como o globo ocular e o SNC. E nesse caso, a infestação do SNC pelo cisticerco da Taenia solium é conhecida por neurocisticercose e afeta ambos os sexos, sendo encontrada em qualquer idade na faixa de 5 a 75 anos, com pico de incidência entre os 25 e os 35 anos. Com relação a neurocisticercose é correto afirmar:
I. Cisticercos parenquimatosos, localizando-se preferencialmente nas áreas mais vascularizadas dos gânglios da base e do córtex cerebral. II. Cisticercos intraventriculares, que podem ser encontrados em qualquer dos ventrículos cerebrais, pequenos ou grandes, geralmente únicos e localizando-se de preferência no IV ventrículo. III. Cisticercos espinais, que podem situar-se no parênquima medular ou no espaço subaracnóideo espinal, tendo morfologia semelhante à dos cisticercos cerebrais. IV. Alguns casos podem necessitar intervenção cirúrgica devido a uma hidrocefalia obstrutiva – condição de alta mortalidade dessa parasitose – ou para remoção dos cistos que podem vir a comprimir estruturas do SNC.
A sequência correta é:
Toxoplasmose é a infecção causada por Toxoplasma gondii. Os sintomas variam de nenhum à linfadenopatia benigna, uma doença semelhante à mononucleose, ou doença do sistema nervoso central ou envolvimento de outros órgãos em pessoas imunocomprometidas. Com relação a toxiplamose é correto afirmar:
Analise as afirmativas abaixo que se referem aos atributos dos agentes etiológicos segundo sua relação com o hospedeiro.
1. Infectividade é a capacidade de certos organismos (agentes) de penetrar, se desenvolver e/ou se multiplicar em um outro (hospedeiro) ocasionando uma infecção. Exemplo: alta infectividade do vírus da gripe e a baixa infectividade dos fungos. 2. Patogenicidade é a capacidade do agente, uma vez instalado, de produzir sintomas e sinais (doença). Ex: é alta no vírus do sarampo, onde a maioria dos infectados tem sintomas e a patogenicidade é reduzida do vírus da pólio onde poucos ficam doentes. 3. Virulência é a capacidade do agente de produzir efeitos graves ou fatais, relaciona-se à capacidade de produzir toxinas, de se multiplicar etc. Ex: baixa virulência do vírus da gripe e do sarampo em relação à alta virulência dos vírus da raiva e do HIV. 4. Imunogenicidade é a capacidade do agente de, após a infecção, induzir a imunidade no hospedeiro. Ex: alta nos vírus da rubéola, do sarampo, da caxumba que imunizam em geral por toda a vida, em relação à baixa imunogenicidade do vírus da gripe, da dengue, das shiguelas e das salmonelas que só conferem imunidade relativa e temporária.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos e, aproximadamente, 20% dos casos detectados requerem atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais 5% podem necessitar de suporte ventilatório. Com relação ao COVID-19 assinale a alternativa INCORRETA:
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos e, aproximadamente, 20% dos casos detectados requerem atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais 5% podem necessitar de suporte ventilatório. Com relação ao COVID-19 assinale a alternativa INCORRETA:
A Sífilis é uma doença sistêmica causada por uma bactéria Gram-negativa, do grupo das espiroquetas, chamada Treponema pallidum.
Quando, 6 a 8 semanas após a lesão genital cancro duro, surgem lesões cutâneo mucosas eritematosas em forma de roséolas, formando um eritema morbiliformes, é sugestivo de:
Assinale a alternativa que apresenta o exame equivalente em sensibilidade que substitui o PPD como método auxiliar no diagnóstico da tuberculose: