Início

Questões de Concursos Doenças Patologias

Resolva questões de Doenças Patologias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


11Q369032 | Enfermagem, Doenças Patologias, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Um homem de 58 anos de idade, com queixa principal de icterícia, foi internado no setor de clínica médica de um hospital para tratamento de cirrose hepática; ex-tabagista, fumou da adolescência até os 54 anos e faz ingesta de destilados, cerca de três doses por dia, há 40 anos. Ele relatou surgimento de icterícia e fraqueza em membros inferiores há 30 dias; nos dias subsequentes, referiu aumento de volume abdominal e sensação de empachamento pós-prandial; negou sangramentos, vômitos ou náuseas. Relatou, ainda, perda de peso não aferida nesse período e aumento da ingesta alcoólica nos últimos 2 meses. Durante a coleta de dados, o paciente mostrou-se em regular estado geral; apresentou icterícia, abdome distendido, indolor, hepatimetria de 6 cm, baço impalpável e sinais de ascite. Apresentou pressão arterial de 90 mmHg × 60 mmHg, frequência respiratória de 22 movimentos respiratórios por minuto, frequência cardíaca de 86 batimentos por minuto e temperatura de 36,1 ºC. Observou-se, no corpo do paciente, a presença de angiomas aracnoideos, equimoses e púrpuras. Ele relatou também evacuações líquidas, quatro vezes ao dia, diurese colúrica, sono prejudicado e apetite diminuído; queixou-se de cansaço e falta de energia para manter as rotinas habituais e diminuição da qualidade de vida.

Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens de 76 a 85.

As aranhas vasculares, que caracterizam a cirrose e são detectadas no exame físico do paciente, definem-se como formações arteriolares que aparecem na região superior do corpo e têm um ponto central muito pequeno, com finas ramificações semelhantes a pernas de aranha.
  1. ✂️
  2. ✂️

12Q366869 | Enfermagem, Doenças Patologias, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Em relação aos achados clínicos, suas implicações ou cuidados necessários aos respectivos tratamentos, julgue os itens seguintes. A candidíase oral (sapinho) caracteriza-se por lesões eritematosas cobertas por placas esbranquiçadas ou brancoamareladas na mucosa da cavidade oral e no esôfago. Nesse caso, é importante realizar a higienização oral com frequência, utilizando-se escovas macias ou espátulas envolvidas em gase, para a cicatrização das lesões da boca e a prevenção contra o aumento destas.
  1. ✂️
  2. ✂️

13Q362113 | Enfermagem, Doenças Patologias, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Atualmente, muita ênfase tem sido dada para a prática social participativa e consciente. Os profissionais de saúde, por exe mplo, devem contribuir para a viabilização da participação da sociedade e para a formação de uma consciência crítica, no que diz respeito às questões ligadas à saúde. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes. O acúmulo de lixo em locais não apropriados propicia a proliferação de vetores como o da dengue, o que provavelmente vai ser acompanhado pelo aumento do número de pessoas efetivamente doentes.
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q365608 | Enfermagem, Doenças Patologias, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Atualmente, muita ênfase tem sido dada para a prática social participativa e consciente. Os profissionais de saúde, por exe mplo, devem contribuir para a viabilização da participação da sociedade e para a formação de uma consciência crítica, no que diz respeito às questões ligadas à saúde. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes. O despejo de dejetos humanos à beira dos rios sujeita as pessoas que destes se utilizam a contrair uma série de doenças, como a esquistossomose.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q366141 | Enfermagem, Doenças Patologias, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Com relação à síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), definida como forma mais grave de um espectro de doenças associadas à infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), julgue os próximos itens. Na profilaxia recomendada para a postexposure prophylaxis (PEP), inclui-se o tratamento com inibidores da transcriptase reserva, estavudina e didanosina, devendo ser iniciado após 12 horas de ocorrência da exposição humana ao agente infeccioso.
  1. ✂️
  2. ✂️

18Q368508 | Enfermagem, Doenças Patologias, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Com relação à síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), definida como forma mais grave de um espectro de doenças associadas à infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), julgue os próximos itens. Entre as manifestações respiratórias na infecção por HIV e na AIDS, destacam-se falta de ar, dispneia, tosse, dor no tórax e febre, associadas a diversas infecções oportunistas.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q364157 | Enfermagem, Doenças Patologias

A osteoporose é a doença óssea mais prevalente no mundo. Compete à enfermeira identificar os pacientes com fatores de risco para a osteoporose e, para aqueles já diagnosticados, orientar sobre a doença e os cuidados. Nesse contexto, analise as recomendações abaixo.

I Orientar adolescentes com osteoporose e em uso de anticonvulsivantes a aumentar o consumo de cálcio e de fosfato e diminuir o consumo de vitamina C que interfere na absorção do anticonvulsivante.

 II Orientar o paciente com fratura vertebral espontânea sobre as características da doença, o esquema de tratamento, as estratégias para o alívio da dor e a melhora na eliminação intestinal e a prevenção de fraturas adicionais.

III Orientar mulheres na menopausa ou na pós-menopausa a praticar exercícios de sustentação de peso, pelo menos 3 vezes por semana, uma vez que a formação do osso aumenta com o estresse do peso e a atividade muscular.

IV Orientar homens idosos sobre o fato de que a perda óssea ocorre devido à diminuição da testosterona e aumento do estrogênio, e que as causas das fraturas estão relacionadas à diminuição da mobilidade decorrente da própria idade.

Em relação aos pacientes com osteoporose, estão corretas as recomendações presentes nos itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q368023 | Enfermagem, Doenças Patologias, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Em um paciente de 74 anos de idade, internado há 25 dias na clínica médica do hospital municipal, com diagnóstico médico de câncer brônquico pulmonar, foram identificados pela manhã os seguintes sinais vitais: temperatura axilar de 38 ºC; frequência cardíaca de 110 bpm; frequência respiratória de 35 irpm; pressão arterial de 165 mmHg × 95 mmHg (circunferência do baço = 25 cm). O paciente permanece acamado, com rebaixamento do nível de consciência. A acompanhante (filha) informa que, quatro meses antes, o paciente iniciou quadro de dispneia paroxística a médios esforços e astenia, que aumentaram progressivamente, tendo ocorrido vários episódios de hemoptise, o que os levaram a procurar o hospital. Na internação atual, o paciente apresenta tosse produtiva, com volumosa expectoração purulenta com raias de sangue, expansibilidade pulmonar bastante diminuída na base do hemitórax direito, retração intercostal direita, assimetria acentuada entre os hemitóraces, área de submacicez e ausência de murmúrio vesicular na base direita e presença de roncos e estertores em ambas as bases. Devido à dificuldade para se realizar uma punção venosa periférica, foi instalado cateter de dissecção venosa no membro superior esquerdo da paciente.

Considerando a situação clínica acima apresentada, julgue os itens de 13 a 18.

Dispneia paroxística é a dificuldade respiratória que ocorre com maior frequência no período diurno, quando a pessoa está em atividade.
  1. ✂️
  2. ✂️

21Q364568 | Enfermagem, Doenças Patologias, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Com relação à síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), definida como forma mais grave de um espectro de doenças associadas à infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), julgue os próximos itens. O indivíduo pode contrair o HIV-1 ou linfócitos T CD4+ por meio de líquidos corporais de relações sexuais desprotegidas, mediante a exposição sanguínea, durante o parto ou pela amamentação.
  1. ✂️
  2. ✂️

22Q367426 | Enfermagem, Doenças Patologias, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

A respeito da leptospirose, zoonose típica de cidades e que representa um problema sério de saúde pública, julgue os itens seguintes. Tem período de incubação variável (de um a 30 dias) e os principais sinais e sintomas são febre, mal-estar, cefaleia e dor muscular (principalmente nas panturrilhas), podendo aparecer ou não icterícia.
  1. ✂️
  2. ✂️

23Q369119 | Enfermagem, Doenças Patologias

A Tricomoniase é uma infecção causada pelo Trichomonas vaginalis (protozoário flagelado), tendo como reservatório a cérvice uterina, a vagina e a uretra e é de transmissão sexual. Sobre esta doença, não se pode afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q367891 | Enfermagem, Doenças Patologias

Após a epidemia de síndrome de imunodeficiência adquirida (AIDS) as DSTs voltaram a ser considerados importantes problemas de saúde pública, inclusive de forma crescente nos adolescentes. A respeito da AIDS e das DSTs, julgue os itens que se seguem. O uso correto e sistemático de preservativos, tanto masculinos quanto femininos, por pessoas sexualmente ativas é ainda considerado um método de baixa a moderada eficácia para a redução do risco de transmissão do HIV (vírus da imunodeficiência) e de outros agentes sexualmente transmissíveis, pois alguns desses microrganismos conseguem ultrapassar o material desses preservativos.
  1. ✂️
  2. ✂️

26Q366769 | Enfermagem, Doenças Patologias, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

A cobertura vacinal, associada ao avanço científico e tecnológico, contribui efetivamente para a prevenção e a diminuição significativa de doenças que até pouco tempo causavam a morte de muitas pessoas. Acerca desse assunto, julgue os itens de 100 a 103. Profissionais de saúde expostos ao vírus da hepatite B devem tomar precauções especiais para evitar a transmissão secundária do vírus. Durante o período que segue a exposição, estão impedidos de doar sangue, assim como devem adotar práticas sexuais seguras e interromper o aleitamento materno.
  1. ✂️
  2. ✂️

29Q364539 | Enfermagem, Doenças Patologias, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Acerca de algumas doenças e de cuidados e procedimentos de enfermagem, julgue os itens subsequentes. O Ascaris lumbricoides causa uma das parasitoses mais frequentes em crianças em idade pré-escolar ou no início da idade escolar. A doença acarreta irritação da mucosa gástrica, leva a queixas de dor abdominal e diarreias ocasionais.
  1. ✂️
  2. ✂️

30Q366484 | Enfermagem, Doenças Patologias, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

A cobertura vacinal, associada ao avanço científico e tecnológico, contribui efetivamente para a prevenção e a diminuição significativa de doenças que até pouco tempo causavam a morte de muitas pessoas. Acerca desse assunto, julgue os itens de 100 a 103. Considerando-se que o modo de transmissão de uma doença influencia as expectativas de sua erradicação, qualquer moléstia transmitida pelo ciclo fecal-oral pode ser evitada com a implementação e o gerenciamento de medidas de saneamento básico e de higiene.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.