Os rins são uma espécie de filtro, compostos por milhões de vasinhos sanguíneos (capilares), que removem os resíduos do sangue. Uma doença que pode trazer danos aos rins, afetando a sua capacidade de filtragem, é o diabetes. Por sua vez, o processo de digestão dos alimentos gera resíduos. Essas substâncias que o corpo não vai utilizar, geralmente, têm moléculas bem pequenas, que passam pelos capilares e vão compor a urina. As substâncias úteis, por sua vez, a exemplo das proteínas, têm moléculas maiores e continuam circulando no sangue. É CORRETO afirmar:
a) O baixo controle da taxa glicêmica, isoladamente, favorece o aparecimento da doença renal no diabético, pois as pessoas que têm diabetes, em algum momento, desenvolvem a complicação.
b) Os altos níveis de açúcar fazem com que os rins filtrem menos sangue e, assim, favorecem o desenvolvimento da doença renal crônica do tipo II.
c) O baixo controle da taxa glicêmica e da pressão arterial e os fatores genéticos favorecem o aparecimento da doença renal, mas nem todas as pessoas que têm diabetes desenvolvem a complicação.
d) Os baixos níveis de açúcar fazem com que os rins filtrem menos sangue e, assim, favorecem o desenvolvimento da doença renal crônica do tipo I.
e) Os diabéticos possuem mais resíduos renais, por consequência os rins começam a apresentar alterações até que finalmente falham, causando as infecções obstrutivas diabéticas, que necessitam de antibioticoterapia.