Questões de Concursos: Doenças Respiratórias

Prepare-se para a prova com questões de Doenças Respiratórias de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q840704 | Enfermagem, Doenças Respiratórias, Multiprofissional em Urgência Trauma Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

O trauma torácico tornou-se a segunda lesão traumática mais comum no trauma não intencional; por isso, rápidas ações e intervenções precoces são fatores-chave para avaliações, manejo e sobrevivência. O trauma torácico pode ser resultado de um trauma penetrante ou contuso. O trauma contuso geralmente é uma causa mais comum de lesões traumáticas e pode ser igualmente fatal. É importante conhecer o mecanismo, pois o manejo pode ser diferente.

Tendo em vista esse assunto e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.
O pneumotórax aberto leva a uma ventilação prejudicada e, em consequência, à hipóxia e à hipercapnia.

22 Q844632 | Enfermagem, Doenças Respiratórias, Prefeitura de Areal RJ Técnico de Enfermagem, GUALIMP, 2020

A nebulização consiste numa forma de tratar afecções pulmonares por meio de substâncias especiais associadas ao O2 ou ar comprimido com a finalidade de, EXCETO:

23 Q840456 | Enfermagem, Doenças Respiratórias, Provas Multiprofissional em Nefrologia Enfermagem Multiprofissional em Cuidados Paliativos Enfermagem Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso Enfermagem Multiprofissional em Atenção Cardíaca E, SES DF, IADES, 2020

Para reconhecer o tipo respiratório, devem-se observar atentamente o tórax e o abdome, a fim de identificar quais são as áreas em que os movimentos estão mais amplos. O exame físico do sistema respiratório deve incluir as alterações da coloração da pele e das mucosas, o baqueteamento digital, o formato do tórax, o tipo de respiração, o ritmo e a amplitude da respiração, a tiragem e a utilização de musculatura acessória, a expansibilidade, a inspeção, a palpação, a percussão e a ausculta do tórax.

Em relação ao exame físico aplicado às condições dispneicas, julgue os itens a seguir. 
A escala de dispneia do Medical Research Council (MRC) indica o grau 4 como a dispneia que interrompe a marcha para respirar após caminhar em torno de 100 metros ou após andar poucos minutos no plano.

24 Q845048 | Enfermagem, Doenças Respiratórias, Prefeitura de Arapongas PR Enfermeiro, FAFIPA, 2020

As infecções das vias aéreas superiores constituem a causa mais comum de doenças e afetam muitas pessoas de modo ocasional. Algumas infecções são agudas, com sintomas de vários dias de duração; outras são crônicas, com sintomas que persistem por longo tempo. As infecções das vias aéreas superiores podem afetar:
I. Cavidade nasal. II. Células etmoidais. III. Seios frontais. IV. Faringe. V. Alvéolos.
Está(ão) CORRETA(S):

25 Q842844 | Enfermagem, Doenças Respiratórias, Prefeitura de Alagoa Nova PB Enfermeiro, CONTEMAX, 2020

Na atelectasia o quadro clínico é proporcional à quantidade do pulmão acometido, dispneia, sensação de desconforto respiratório, cianose e tosse seca, podem ser observadas. À inspeção, o enfermeiro identifica:

26 Q841322 | Enfermagem, Doenças Respiratórias, Prefeitura de Arapongas PR Enfermeiro, FAFIPA, 2020

Entre as prescrições de cuidados de enfermagem para pacientes com pneumonia, podem estar: I. Melhora da permeabilidade das vias respiratórias. II. Promoção de atividade física para queima de energia. III. Promoção de aporte de líquidos.
Está(ão) CORRETA(S):

27 Q839280 | Enfermagem, Doenças Respiratórias, Prefeitura de União do Oeste SC Técnico de Enfermagem, GS Assessoria e Concursos, 2021

Com base nas diferenças entre pneumonia e tuberculose, assinale a alternativa CORRETA correspondente a pneumonia.

28 Q842482 | Enfermagem, Doenças Respiratórias, Prefeitura de Passagem PB Enfermeiro Plantonista, EDUCA, 2020

As causas de Insuficiência Respiratória Aguda podem ser divididas conforme o acometimento dos diferentes componentes do sistema respiratório, necessários para a ventilação.
Sobre o Sistema respiratório, analise os itens:
I. Sistema nervoso central: lesões estruturais do SNC (neoplasia, infarto, hemorragia, infecção); drogas depressoras do SNC; doenças da medula: trauma raqui-medular, neoplasia, infecção, infarto, Síndrome de Guillain-Barré, poliomielite. II. Sistema nervoso periférico: doenças causadas por neurotoxinas: tétano, botulismo, difteria; Miastenia gravis; Paralisia diafragmática bilateral; Intoxicação por organofosforado. III. Disfunção da musculatura respiratória: distúrbios eletrolíticos (hipofosfatemia, hipomagnesemia, hipocalemia, hipocalcemia); distrofias musculares. IV. Disfunção da parede torácica e pleura: cifoescoliose; obesidade; tórax instável (múltiplas fraturas de costelas). V. Obstrução das vias aéreas superiores: edema de laringe (traumático, anafilático); aspiração de corpo estranho; paralisia de cordas vocais bilateralmente; estenose de traqueia, traqueomalácia; tumores nas vias aéreas superiores; apneia do sono obstrutiva.
Estão CORRETAS:

29 Q841011 | Enfermagem, Doenças Respiratórias, Provas Multiprofissional em Nefrologia Enfermagem Multiprofissional em Cuidados Paliativos Enfermagem Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso Enfermagem Multiprofissional em Atenção Cardíaca E, SES DF, IADES, 2020

A palavra cianose vem do grego cyanos e significa azul escuro. A cianose é caracterizada pela coloração azulada da pele e das mucosas em consequência do aumento anormal da taxa de hemoglobina reduzida, ou seja, quando a concentração de hemoglobina desoxigenada (insaturada) atinge valores maiores que 4 g/dL na circulação sanguínea.

Com relação à cianose, à sua fisiopatologia e às condições associadas, julgue os itens a seguir.
Sinais e sintomas auxiliares de hipoxemia, como, por exemplo, taquicardia, taquipneia e alterações do estado mental, são específicos e de importante valor na detecção da hipoxemia e da cianose.

30 Q840806 | Enfermagem, Doenças Respiratórias, Prefeitura de Mata Grande AL Enfermeiro, ADMeTEC, 2020

Leia as afirmativas a seguir:

I. O paciente asmático deve ser estimulado a realizar atividade física regularmente e a receber orientação em relação ao tratamento da broncoconstrição desencadeada pelo exercício.

II. A insuficiência cardíaca é uma síndrome clínica simples de caráter não sistêmico, definida como disfunção cardíaca que ocasiona adequado suprimento sanguíneo para atender às necessidades metabólicas tissulares, na presença de retorno venoso anormal.

Marque a alternativa CORRETA:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.