Questões de Concursos: Editor de Textos Microsoft Word e BrOfficeorg Writer

Prepare-se para a prova com questões de Editor de Textos Microsoft Word e BrOfficeorg Writer de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

71 Q855432 | Informática, Editor de Textos Microsoft Word e BrOfficeorg Writer, CRN 2° Região Assistente Administrativo, Instituto Quadrix, 2020

No item que avalia conhecimento de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração‐padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicarclique simples e clique duplo refiram‐se a cliques com o botão esquerdo do mouse; e teclar  corresponda à operação de pressionar  uma tecla e, rapidamente, liberá‐la,  acionando‐a  apenas uma vez.  Considere  também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de  uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados. 

Acerca dos conceitos de hardware, do editor de texto Microsoft Word 2013 e do sistema operacional Windows 8, julgue o item.

No Word 2013, a opção Salvar como não pode ser usada para salvar um documento pela primeira vez, pois é destinada tão somente para criar cópias de documentos. A opção mais indicada é a Salvar.

72 Q836997 | Português, Editor de Textos Microsoft Word e BrOfficeorg Writer, Prefeitura de Suzano SP Assistente Jurídico, CONSULPLAN, 2021

‘Somos cada vez menos felizes e produtivos porque estamos viciados na tecnologia’
[...]
O cotidiano digital descrito pela jornalista espanhola Marta Peirano, autora do livro El enemigo conoce el sistema (O inimigo conhece o sistema, em tradução livre), esconde na verdade algo nada trivial: um sequestro rotineiro de nossos cérebros, energia, horas de sono e até da possibilidade de amar no que ela chama de “economia da atenção”, movida por tecnologias como o celular. Nesse ciclo, os poderosos do sistema enriquecem e contam com os melhores cérebros do mundo trabalhando para aumentar os lucros enquanto entregamos tudo a eles.
O preço de qualquer coisa é a quantidade de vida que você oferece em troca”, diz a jornalista. Desde os anos 90, quando descobriu a cena dos hackers em Madri, até hoje, ela não parou de enxergar a tecnologia com um olhar crítico e reflexivo. Seu livro narra desde o início libertário da revolução digital até seu caminho para uma “ditadura em potencial”, que para ela avança aos trancos e barrancos, sem que percebamos muito. Marta Peirano foi uma das participantes do evento Hay Festival Cartagena, um encontro de escritores e pensadores que aconteceu na cidade colombiana entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro. A seguir, leia a entrevista concedida à BBC News Mundo, serviço em espanhol da BBC.
BBC News Mundo: Você diz que a “economia da atenção” nos rouba horas de sono, descanso e vida social. Por quê?
Marta Peirano: A economia da atenção, ou o capitalismo de vigilância, ganha dinheiro chamando nossa atenção. É um modelo de negócios que depende que instalemos seus aplicativos, para que eles tenham um posto de vigilância de nossas vidas. Pode ser uma TV inteligente, um celular no bolso, uma caixinha de som de última geração, uma assinatura da Netflix ou da Apple. E eles querem que você os use pelo maior tempo possível, porque é assim que você gera dados que os fazem ganhar dinheiro.
BBC News Mundo: Quais dados são gerados enquanto alguém assiste a uma série, por exemplo?
Peirano: A Netflix tem muitos recursos para garantir que, em vez de assistir a um capítulo por semana, como fazíamos antes, você veja toda a temporada em uma maratona. Seu próprio sistema de vigilância sabe quanto tempo passamos assistindo, quando paramos para ir ao banheiro ou jantar, a quantos episódios somos capazes de assistir antes de adormecer. Isso os ajuda a refinar sua interface. Se chegarmos ao capítulo quatro e formos para a cama, eles sabem que esse é um ponto de desconexão. Então eles chamarão 50 gênios para resolver isso e, na próxima série, ficaremos até o capítulo sete. 
BBC News Mundo: Os maiores cérebros do mundo trabalham para sugar nossa vida?
Peirano: Todos os aplicativos existentes são baseados no design mais viciante de que se tem notícia, uma espécie de caça-níquel que faz o sistema produzir o maior número possível de pequenos eventos inesperados no menor tempo possível. Na indústria de jogos, isso é chamado de frequência de eventos. Quanto maior a frequência, mais rápido você fica viciado, pois é uma sequência de dopamina. Toda vez que há um evento, você recebe uma injeção de dopamina — quanto mais eventos encaixados em uma hora, mais você fica viciado.
BBC News Mundo: Todo tuíte que leio, todo post no Facebook que chama minha atenção, toda pessoa no Tinder de quem gosto é um “evento”?
Peirano: São eventos. E, na psicologia do condicionamento, há o condicionamento de intervalo variável, no qual você não sabe o que vai acontecer. Você abre o Twitter e não sabe se vai retuitar algo ou se vai se tornar a rainha da sua galera pelos próximos 20 minutos. Não sabendo se receberá uma recompensa, uma punição ou nada, você fica viciado mais rapidamente. A lógica deste mecanismo faz com que você continue tentando, para entender o padrão. E quanto menos padrão houver, mais seu cérebro ficará preso e continuará, como os ratinhos na caixa de [B.F.] Skinner, que inventou o condicionamento de intervalo variável. O rato ativa a alavanca obsessivamente, a comida saindo ou não.
[...]
BBC News Mundo: Poderíamos nos caracterizar como viciados em tecnologia?
Peirano: Não somos viciados em tecnologia, somos viciados em injeções de dopamina que certas tecnologias incluíram em suas plataformas. Isso não é por acaso, é deliberado. Há um homem ensinando em Stanford (universidade) àqueles que criam startups para gerar esse tipo de dependência. Existem consultores no mundo que vão às empresas para explicar como provocá-la. A economia da atenção usa o vício para otimizar o tempo que gastamos na frente das telas.
[...]
BBC News Mundo: Essa conscientização, de entender como funciona, ajuda? É o primeiro passo?
Peirano: Acho que sim. Também percebo que o vício não tem nada a ver com o conteúdo dos aplicativos. Você não é viciado em notícias, é viciado em Twitter; não é viciado em decoração de interiores, é viciado em Pinterest; não é viciado em seus amigos ou nos seus filhos maravilhosos cujas fotos são postadas, você é viciado em Instagram. O vício é gerado pelo aplicativo e, quando você o entende, começa a vê-lo de maneira diferente. Não é falta de vontade: eles são projetados para oferecer cargas de dopamina, que dão satisfação imediata e afastam de qualquer outra coisa que não dá isso na mesma medida, como brincar com seu filho, passar tempo com seu parceiro, ir para a natureza ou terminar um trabalho — tudo isso exige uma dedicação, já que há satisfação, só que não imediata.
[...]
(Diana Massis, Da BBC News Mundo. 23 fevereiro 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-51409523.)
O referente indicado entre parênteses para a palavra destacada está INCORRETO em:

73 Q171769 | Informática, Editor de Textos Microsoft Word e BrOfficeorg Writer, Cargos de Nível Médio, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens seguintes, relacionados aos aplicativos que
compõem os pacotes BrOffice.org e Microsoft Office.

Para que um arquivo criado no Word versão 2007 seja editado usando-se uma versão anterior do Word, é necessário que exista, instalado no computador, conversor compatível para essa finalidade.

75 Q853944 | Informática, Editor de Textos Microsoft Word e BrOfficeorg Writer, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Auxiliar Administrativo, GUALIMP, 2020

Ao digitar no Microsoft Word/2010, em sua configuração padrão, a barra que apresenta as informações pertinentes no documento naquele instante, como página atual, linha e coluna onde o cursor está posicionado é denominada como:

76 Q836974 | Informática, Editor de Textos Microsoft Word e BrOfficeorg Writer, CRECI 14a Região Provas Advogado Analista de TI Agente Fiscal, Instituto Quadrix, 2021

Acerca dos aplicativos e procedimentos de informática, do programa Word 2013 e do sistema operacional Windows 10, julgue o item.

Uma das formas de mover-se de uma página para outra em um documento do Word 2013, no Modo de Leitura (guia Exibição), é pressionando as teclas page down e page up no teclado.

77 Q856573 | Informática, Editor de Textos Microsoft Word e BrOfficeorg Writer, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Provas Agente Administrativo Guarda Municipal, GUALIMP, 2020

Para impressão de um documento no MS-Word 2010, temos várias opções de configuração, uma delas é escolher quais páginas você quer imprimir. Para imprimir as páginas 3, 8 e 17, em um documento de 21 páginas, com a janela de impressão aberta, na opção páginas, digita-se:

78 Q853365 | Informática, Editor de Textos Microsoft Word e BrOfficeorg Writer, Câmara de Vinhedo PR Agente Administrativo, Avança SP, 2020

No programa MS Word 2010, em sua configuração padrão, há um recurso chamado “Controle de Linhas Órfãs/Viúvas”, que possibilita que o usuário defina de que modo as quebras de página influenciarão o posicionamento das linhas do último parágrafo de cada página do documento em edição. Referido recurso pode ser ativado ou desativado na seguinte guia:

79 Q856281 | Informática, Editor de Textos Microsoft Word e BrOfficeorg Writer, Câmara de Divino MG Secretário Adjunto, GUALIMP, 2020

A aba do Microsoft Word/2010 (Pt-Br), na qual estão alocadas as funções para alterar a forma de exibir do documento na tela do computador como a seleção de um modo, réguas, zoom, janelas e macros, é denominada como:

80 Q856055 | Informática, Editor de Textos Microsoft Word e BrOfficeorg Writer, CREFONO 1a Região Profissional Administrativo, Instituto Quadrix, 2020

No item que  avalia conhecimento de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas  mencionados estejam em configuração  padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram‐se a cliques com o botão esquerdo do mouse; e teclar  corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la,   acionando‐a  apenas  uma  vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em  relação  aos  programas, arquivos,  diretórios, recursos e equipamentos mencionados. 

Acerca dos conceitos de hardware, do programa Microsoft Word 2013 e do sistema operacional Windows 7, julgue o item.

Um recurso bastante interessante do Word 2013 é o que permite a criação de sumário em um determinado documento. Contudo, esse recurso apresenta algumas desvantagens, como, por exemplo, a impossibilidade de se atualizar o sumário caso o usuário realize alterações no documento com o acréscimo de páginas e(ou) de títulos.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.