Início

Questões de Concursos Educação Ambiental

Resolva questões de Educação Ambiental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q106295 | Gestão Ambiental, Educação ambiental, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando o disposto na Lei n.º 9.795/1999, que instituiu a
política nacional de educação ambiental, julgue os itens
subsequentes.

São considerados princípios básicos da educação ambiental o enfoque humanista, o holístico, o democrático e o participativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

22Q105444 | Gestão Ambiental, Educação ambiental, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando o disposto na Lei n.º 9.795/1999, que instituiu a
política nacional de educação ambiental, julgue os itens
subsequentes.

Na 1.ª Conferência de Educação Ambiental, realizada em Brasília, foi produzido o documento Carta de Brasília para a Educação Ambiental, no qual foram destacados temas como desenvolvimento sustentável, ética e formação da cidadania.

  1. ✂️
  2. ✂️

23Q171952 | Biologia, Educação ambiental, Biólogo, INFRAERO, FCC

No que concerne à Educação Ambiental e à Política Nacional de Educação Ambiental, analise:

I. A primeira deve ter como base o pensamento crítico e inovador, em qualquer tempo ou lugar, em seus modos formal, não formal e informal, promovendo a transformação e a construção da sociedade.

II. A primeira pode ser entendida como os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.

III. A primeira é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente de forma articulada e, segundo a Constituição Federal, restrita a todos os níveis e modalidades do processo educativo de caráter formal.

IV. A segunda tem sua esfera de ação restrita aos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente e instituições educacionais públicas e privadas dos sistemas de ensino.

V. A segunda é coordenada por um órgão gestor que define as diretrizes para sua implementação e articula, coordena e supervisiona os planos, programas e projetos na área de educação ambiental em âmbito nacional.

É correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q104682 | Gestão Ambiental, Educação ambiental, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O desflorestamento pode ser considerado um dos principais
responsáveis pela degradação do meio ambiente amazônico. Entre
as suas causas, destaca-se a exploração predatória de baixa
eficiência, que deixa um rastro de destruição na floresta. A opção
mais equilibrada para a exploração racional de madeira e outras
riquezas não madeireiras da floresta, capaz de garantir a
sustentabilidade do meio ambiente para as gerações futuras, é o
manejo florestal sustentável.

Com relação ao manejo florestal na Amazônia, julgue o item que se
segue.

O método de exploração de impacto reduzido, exemplo de prática sustentável de exploração madeireira na Amazônia, fundamenta-se no sistema silvicultural policíclico, também denominado seletivo, que leva em conta a baixa incidência de espécies comerciais entre os milhares de espécies arbóreas encontrados.

  1. ✂️
  2. ✂️

25Q926441 | Direito Ambiental, Educação Ambiental

Qual a importância da educação ambiental segundo a Lei 9.795/99?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q869320 | Meio Ambiente, Educação Ambiental, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre saneamento na zona rural e educação sanitária:

I. o abastecimento de água, esgotamento sanitário e manejo de resíduos sólidos na zona rural apresenta o mesmo nível de implantação que no meio urbano.
II. na zona rural, quando se trata de saneamento básico, a falta de água potável é recorrente.
III. na zona rural, o esgotamento sanitário se faz principalmente através do uso de fossa rudimentar.
IV. a educação sanitária tem como objetivo estimular a população a adquirir costumes que promovam a saúde e evitem doenças.
V. a educação sanitária é importante em nível de comunidade, não tendo importância no contexto escolar ou em casa.

Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q910052 | Meio Ambiente, Educação Ambiental, Analista Ambiental, Prefeitura de Mucajaí RR, NTCS, 2024

A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), realizada no Rio de Janeiro em 1992, representou um marco histórico para a Educação Ambiental (EA) no cenário internacional. Entre os documentos resultantes da conferência, a Agenda 21 destaca a relevância da EA para a construção de sociedades sustentáveis. Com base nos princípios da EA e nos objetivos delineados na Agenda 21, qual das alternativas a seguir não se configura como um objetivo fundamental da EA?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q869922 | Meio Ambiente, Educação Ambiental, Monitor de Transporte Escolar, Prefeitura de Camocim de São Félix PE, UPENET, 2024

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a saúde como sendo “um estado de bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença e de enfermidade”. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), doenças causadas pela água de má qualidade matam várias crianças em todo o mundo.


Nesse contexto, assinale a alternativa que, de acordo com o que preconizam as boas práticas de higiene, está INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q875656 | Meio Ambiente, Educação Ambiental, PROVA ANULADA, Prefeitura de Luiz Alves SC, INAZ do Pará, 2024

São medidas necessárias para solucionar o problema do lixo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q881810 | Meio Ambiente, Educação Ambiental, Frentista, CODEPAS, OBJETIVA, 2024

Assinalar a alternativa que apresenta uma vantagem da compostagem como método de gestão de resíduos orgânicos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q1034696 | Meio Ambiente, Educação Ambiental, Analista de Pesquisa Energética Recursos Energéticos, EPE, FGV, 2024

A água em estado líquido é um dos elementos mais importantes para a manutenção da biosfera. Sua movimentação na superfície terrestre é importante não somente para as atividades humanas, mas para diversos outros processos biogeoquímicos.
A respeito do ciclo global da água, analise as afirmativas a seguir.

I. A atmosfera é o maior reservatório global de água depois dos oceanos, além de ser responsável por grande parte do transporte dessa água aos continentes.

II. Um dos efeitos do aquecimento global no ciclo da água se deve ao fato de que uma atmosfera mais quente é capaz de reter mais água que uma atmosfera fria, gerando eventos mais extremos de seca e chuva excessiva em diferentes partes do globo.

III. Apesar do volume de água que chega aos continentes ser expressivo, a principal parcela aproveitável para as atividades de captação e produção de energia é a que volta para os oceanos, via escoamento superficial.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q956686 | Meio Ambiente, Educação Ambiental, Fiscal Ambiental, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Considerando−se a Lei nº 9.795/1999 – Política Nacional de Educação Ambiental, são princípios básicos da educação ambiental:

I. A singularidade de ideias e concepções pedagógicas na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade.
II. A concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, osocioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.
III. A temporária avaliação crítica do processo educativo.


Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q1044604 | Meio Ambiente, Educação Ambiental, Analista de Pesquisa Energética Recursos Energéticos, EPE, FGV, 2024

Levando-se em conta aspectos como a densidade de energia por unidade de volume e a eficiência das tecnologias de armazenamento de energia, assinale a opção que indica a técnica mais adequada para integrar fontes de energia renovável intermitente de pequeno porte, como solar e eólica, ao sistema elétrico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q981076 | Meio Ambiente, Educação Ambiental, Educador Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Os biocombustíveis, produzidos a partir de fontes renováveis vegetais, são alternativas sustentáveis aos combustíveis fósseis. Estão relacionados à redução na emissão de gases do efeito estufa, na promoção do uso responsável dos recursos naturais e no estímulo a práticas que respeitem os ciclos da natureza.
O biocombustível mais utilizado no Brasil é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q987138 | Meio Ambiente, Educação Ambiental, Servente, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Durante a limpeza do pátio da escola, Ana, servente escolar, encontrou vários papéis, embalagens de lanche e garrafas plásticas espalhadas pelo chão. Ela recolheu todo o lixo e pensou em maneiras de ajudar na preservação do meio ambiente dentro da escola.


Qual das atitudes abaixo seria a mais adequada para Ana tomar nessa situação?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q981078 | Meio Ambiente, Educação Ambiental, Educador Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A gestão adequada de resíduos sólidos e a promoção da reciclagem são práticas essenciais para o desenvolvimento sustentável nos municípios.
Considerando os princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o papel da educação ambiental na gestão desses resíduos, é correto afirmar que a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q985950 | Meio Ambiente, Educação Ambiental, Fiscal Ambiental, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

A Política Nacional de Educação Ambiental estabelece diretrizes importantes para a conscientização sobre questões ambientais no Brasil. Marque a alternativa que está alinhada com os princípios dessa política.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1031022 | Meio Ambiente, Educação Ambiental, Analista Ambiental, IPHAN, FGV, 2025

A respeito da trajetória histórica do Iphan, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O Iphan surgiu como Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), sob a gestão de Rodrigo Melo Franco de Andrade (1937-1967), com o objetivo de catalogar e proteger bens culturais de relevância histórica e artística, como a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto.
( ) O Sphan foi suprimido e substituído pela Fundação Nacional Pró-Memória (1979-1990), com o fim de dinamizar o inventário, a classificação, a conservação, a proteção, a restauração e a revitalização dos bens de valor cultural e natural existentes no país, incluindo o Programa Cidades Históricas.
( ) O Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é instituído em 1994 como uma autarquia federal com a função de formular e coordenar a execução da política de preservação, promoção e proteção do patrimônio cultural, em consonância com as diretrizes do Ministério da Educação.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q985866 | Meio Ambiente, Educação Ambiental, Costureira, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Qual das ações abaixo ajuda a preservar o meio ambiente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1044598 | Meio Ambiente, Educação Ambiental, Analista de Pesquisa Energética Recursos Energéticos, EPE, FGV, 2024

De acordo com o Balanço Energético Nacional, ano base 2023, a participação das fontes de energia renováveis na Oferta Interna de Energia (OIE) está acima de 49%, evidenciando o compromisso do Brasil com a transição energética por meio da inserção de novas fontes renováveis em sua matriz energética.
Assinale a opção que indica a fonte de energia renovável com mais participação na OIE.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.