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Questões de Concursos Educação Especial Inclusiva

Resolva questões de Educação Especial Inclusiva comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


11Q325708 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Pedagogo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

Para seu primeiro dia de aula, na turma do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, em sua primeira experiência enquanto docente, Mariana preparou uma atividade de integração que exigiria movimentação dos alunos na sala de aula. Ao receber os alunos, a professora teve conhecimento de que um deles apresentava paralisia nos membros inferiores e fazia uso de cadeira de rodas. Surpresa com a situação e baseada na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a professora:
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12Q324880 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Em relação ao AEE para altas habilidades/superdotação (AH/SD), assinale a opção correta.
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13Q322409 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A equipe pedagógica de uma escola inclusiva organizou uma roda de conversas com os professores para discutir a implantação de um ambiente educacional bilíngue para os alunos com deficiência auditiva.

Com relação à educação bilíngue nessa escola, assinale a opção correta.

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14Q326179 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é o conjunto de atividades e recursos de acessibilidade, com objetivos pedagógicos, organizados institucional e continuamente para atender aos estudantes com algum tipo de necessidade especial escolar.

Quanto ao AEE (Atendimento Educacional Especializado), analise as afirmativas a seguir e identifique- as com (V) ou (F) conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) O Atendimento Educacional Especializado deve integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família para garantir pleno acesso e participação dos estudantes, atender às necessidades específicas do público-alvo da educação especial e ser realizado em articulação com as demais políticas públicas.

( ) A educação especial deve garantir os serviços de apoio especializado voltados a eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes com deficiência, mas não dos transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

( ) O Atendimento Educacional Especializado para o aluno com deficiência intelectual deve permitir que esse aluno saia de uma posição de “não saber”, para se apropriar de um saber que lhe é próprio, ou melhor, que ele tem consciência de que o construiu.

( ) O Atendimento Educacional Especializado existe para que os alunos possam aprender o que é diferente dos conteúdos curriculares do ensino comum, exceto o que é necessário para que possam ultrapassar as barreiras impostas pela deficiência.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

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15Q321997 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Os múltiplos fatores que podem ocasionar deficiência intelectual são classificados em pré-natais, quando ocorrem antes do nascimento, perinatais, quando ocorrem durante o parto, e pós-natais, quando ocorrem depois do nascimento. Nesse sentido, o uso de álcool, tabaco ou drogas pela gestante e traumas obstétricos são fatores de risco ao desenvolvimento de deficiência intelectual nos períodos
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16Q322270 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

No planejamento das atividades do atendimento educacional especializado para alunos surdos, o professor deve
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18Q321070 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A proposta didático-pedagógica para se ensinar português escrito para os alunos com surdez orienta-se pela concepção educacional bilíngue LIBRAS-Português Escrito. Assinale a opção que aponta o principal objetivo do ensino do português escrito ao aluno surdo.
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19Q322226 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Assinale a opção correta, a respeito da inclusão educacional para os estudantes surdos.
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20Q328419 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva prevê a atuação, no atendimento educacional especializado para os estudantes surdos, de profissional com conhecimentos
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21Q326725 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

No âmbito da inclusão educacional e da inclusão social, observa-se que, em determinadas situações escolares e familiares, pessoas surdas preferem ficar sozinhas e totalmente afastadas das outras pessoas. Em reuniões familiares, em que é comum conversar em língua oral, as pessoas surdas mantêm-se solitárias.

Considerando as informações do texto precedente, assinale a opção correta.

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22Q320038 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

No processo de avaliação de estudantes com deficiência, o uso do portfólio permite que o professor
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23Q322896 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Técnico em Assuntos Educacionais, AGU, IDECAN, 2019

A respeito da educação especial no Brasil, é correto afirmar que
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24Q321248 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Os estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD)
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25Q326589 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

O conceito de necessidades educacionais especiais
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26Q328705 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

No que se refere às características dos adolescentes com deficiência múltipla e sua relação com o planejamento de estratégias e atividades pedagógicas, assinale a opção correta.
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27Q327235 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Conforme nota técnica do Ministério da Educação, o atendimento educacional especializado (AEE) será desenvolvido
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28Q318987 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação à educação especial/inclusiva e ao atendimento especializado, julgue os itens que se seguem. O atendimento especializado na escola não se restringe às crianças portadoras de laudos médicos.
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29Q319096 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Em função das novas tecnologias, o mundo do trabalho tem exigido profissionais cada vez mais polivalentes e capazes de interagir em situações de constantes mutações. A fim de contribuir com isso, a educação profissional tem
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30Q323861 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

I - transtorno opositivo desafiador, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação

II - deficiência, transtorno opositivo desafiador e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade

III - deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva prevê o acesso, a participação e a aprendizagem nas escolas regulares dos estudantes com as condições descritas

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