Questões de Concursos: Educação em Geografia Prepare-se para a prova com questões de Educação em Geografia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Educação em Geografia Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 31 Q483280 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVSegundo Renato E. dos Santos, em Lei 10.639 e o Ensino de Geografia: construindo uma agenda de pesquisa-ação, a forma como ensinamos Cartografia Escolar transforma os mapas oficiais em a) visões dialéticas do mundo. b) poderosos instrumentos de poder. c) diversificados relatos da realidade mundial. d) representações fidedignas da espacialidade. e) expressões de variadas formas de relação com o mundo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 32 Q485136 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPEAcerca do ensino da geografia e dos seus desdobramentos, julgue os itens subsequentes. No ensino da geografia como atividade intelectual e prática, existe a necessidade investigativa da pesquisa, que pode ser considerada um processo aglutinador de reflexão e crítica. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 33 Q482145 | Geografia, Educação em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEDe acordo com Castrogiovanni, a apreensão do espaço pela criança se dá em três etapas: a etapa do espaço vivido, a do espaço percebido e a do espaço concebido. Julgue os itens a seguir, relativos a esse tema. I O espaço vivido pela criança é o espaço físico, vivenciado a partir do movimento, da locomoção. II Para a criança, o espaço vivido, experimentado biologicamente, é fundamental para o espaço percebido. III O espaço percebido permite à criança lidar com o espaço concebido, que é o espaço mais abstrato. IV O espaço vivido permite à criança lidar com o espaço concebido, que é a etapa intermediária na apreensão do espaço. Estão certos apenas os itens a) I e II. b) I e III. c) II e IV. d) III e IV Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 34 Q483203 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME GrupoTanto a Geografia Tradicional quanto a Geografia Marxista Ortodoxa negligenciaram a relação do homem e da sociedade com a natureza em sua dimensão sensível de percepção do mundo. Assinale as alternativas que atestam o enunciado: I) O cientificismo do Marxismo ortodoxo por permitir ao homem a possibilidade de um conhecimento que passasse pela subjetividade do imaginário; II) O positivismo que permitiu ao homem, a possibilidade de um conhecimento subjetivo; III) O cientificismo positivista da Geografia Tradicional, por negar ao homem a possibilidade de um conhecimento que passasse pela subjetividade do imaginário; IV) O Marxismo ortodoxo, por tachar de idealismo alienante qualquer explicação subjetiva e afetiva da relação da sociedade com a natureza. Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta: a) Estão corretos somente os itens I e II. b) Estão corretos somente os itens I e III. c) Estão corretos somente os itens III e IV. d) Estão corretos somente os itens I e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 35 Q482839 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, SEDUC PE, IPADO professor de Geografia colocou, numa prova de unidade, para uma turma de 6ª série, a questão transcrita a seguir. Marque a alternativa correta. "Área formada por porções dos territórios dos Estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia. Coincide, em parte, com a área de ocorrência da caatinga, apresentando paisagem árida, de solo pedregoso, vegetação arbustiva e de cactáceas. Alguns elementos povoam as páginas da literatura regionalista e compõem o imaginário associado a essa região- a figura do jagunço, os animais da região, a luta contra a rigidez do clima, donzelas de beleza inigualável e cavaleiros corajosos. José de Alencar, Graciliano Ramos, Rachel de Queiros e Ariano Suassuna são os expoentes da literatura regionalista ambientada na região." ( Atlas Geográfico Escolar do IBGE, 2002) A região descrita é o (a): a) Sertão do Cariri b) Sertão do Brasil Central c) Sertão do Meio Norte d) Agreste Acaatingado e) Área de exceção dos sertões hiperáridos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 36 Q480845 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMANAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO. Sobre o tema Interdisciplinaridade no ensino de Geografia, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio assim expressam: "No esforço de estabelecer uma unidade na diversidade, de se abrir a outras possibilidades mediante uma visão de conjunto, a Geografia muito pode auxiliar para romper a fragmentação factual e descontextualizada. Sua busca por pensar o espaço enquanto totalidade, por onde passam todas as relações cotidianas e onde se estabelecem as redes sociais nas diferentes escalas, requer esse esforço interdisciplinar". Do assunto em pauta é correto afirmar que: a) devido às características próprias da Geografia, que exige do aluno acima de tudo a memorização de fatos e dados numéricos, é praticamente impossível dar a essa disciplina um caráter interdisciplinar. b) a Geografia em si é um saber interdisciplinar e não deve ter a pretensão de constituir-se uma ciência de síntese, ou seja, capaz de explicar o mundo sozinha. Suas características propiciam condições de transcender seus limites conceituais e buscar a interatividade com as outras disciplinas sem perder sua identidade e especificidades. c) sendo o espaço geográfico objeto de estudo e análise exclusivo da Geografia, essa disciplina passa a ter um caráter isolacionista, e caso seja dada uma feição interdisciplinar ao seu ensino, ela perderá suas especificidades. d) os conceitos de natureza e sociedade devem ser concentrados, exclusivamente, no ensino de Geografia, visando ao favorecimento de uma ação pedagógica de caráter interdisciplinar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 37 Q484001 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCCA Proposta Curricular de Geografia para o Ensino Fundamental - MG reconhece que, desde o século XX, a intensidade e velocidade das transformações socioespaciais têm modificado substancialmente o objeto de estudo desta disciplina, com amplas repercussões na forma como é ensinada na escola básica. Diante destas transformações, a Geografia escolar atual deve a) priorizar a leitura de mapas e figuras. b) valorizar as vivências cotidianas do aluno. c) basear-se na discussão de atualidades. d) investir na habilidade de memorização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 38 Q483853 | Geografia, Educação em Geografia, CESPE CEBRASPECom relação ao ensino de geografia, julgue os itens subsequentes. Ao longo das aulas, cabe ao aluno verificar se os objetivos propostos nos conteúdos programáticos estão sendo atendidos plenamente. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 39 Q484699 | Geografia, Educação em Geografia, Analista de Geografia, MPU, CESPE CEBRASPEA respeito de educação ambiental, julgue os itens subsequentes. As atividades de extensão ambiental têm por objetivo disseminar, para diversos setores da sociedade, os conhecimentos e as experiências produzidos pelas instituições de pesquisa, de controle e de promoção ambiental. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 40 Q481013 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCOs Parâmetros Curriculares Nacionais, (PCNs), de Geografia apresentam uma discussão sobre os métodos e as teorias das diferentes concepções de Geografia. Segundo este documento, a Geografia a) positivista busca analisar o espaço geográfico globalizado, recorrendo às tecnologias aeroespaciais, tais como as imagens de satélite. b) marxista negligencia a relação do homem e da sociedade com a natureza em sua dimensão sensível de percepção do mundo. c) neopositivista apresenta como centro de preocupações as relações entre sociedade, trabalho e a natureza na produção do espaço geográfico. d) tradicional abandona o cientificismo ao contextualizar as relações de trabalho visíveis sobre o espaço geográfico. e) humanística aborda o espaço utilizando dimensões subjetivas que são fruto das experiências individuais marcadas pela cultura. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
31 Q483280 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVSegundo Renato E. dos Santos, em Lei 10.639 e o Ensino de Geografia: construindo uma agenda de pesquisa-ação, a forma como ensinamos Cartografia Escolar transforma os mapas oficiais em a) visões dialéticas do mundo. b) poderosos instrumentos de poder. c) diversificados relatos da realidade mundial. d) representações fidedignas da espacialidade. e) expressões de variadas formas de relação com o mundo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
32 Q485136 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPEAcerca do ensino da geografia e dos seus desdobramentos, julgue os itens subsequentes. No ensino da geografia como atividade intelectual e prática, existe a necessidade investigativa da pesquisa, que pode ser considerada um processo aglutinador de reflexão e crítica. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
33 Q482145 | Geografia, Educação em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPEDe acordo com Castrogiovanni, a apreensão do espaço pela criança se dá em três etapas: a etapa do espaço vivido, a do espaço percebido e a do espaço concebido. Julgue os itens a seguir, relativos a esse tema. I O espaço vivido pela criança é o espaço físico, vivenciado a partir do movimento, da locomoção. II Para a criança, o espaço vivido, experimentado biologicamente, é fundamental para o espaço percebido. III O espaço percebido permite à criança lidar com o espaço concebido, que é o espaço mais abstrato. IV O espaço vivido permite à criança lidar com o espaço concebido, que é a etapa intermediária na apreensão do espaço. Estão certos apenas os itens a) I e II. b) I e III. c) II e IV. d) III e IV Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
34 Q483203 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME GrupoTanto a Geografia Tradicional quanto a Geografia Marxista Ortodoxa negligenciaram a relação do homem e da sociedade com a natureza em sua dimensão sensível de percepção do mundo. Assinale as alternativas que atestam o enunciado: I) O cientificismo do Marxismo ortodoxo por permitir ao homem a possibilidade de um conhecimento que passasse pela subjetividade do imaginário; II) O positivismo que permitiu ao homem, a possibilidade de um conhecimento subjetivo; III) O cientificismo positivista da Geografia Tradicional, por negar ao homem a possibilidade de um conhecimento que passasse pela subjetividade do imaginário; IV) O Marxismo ortodoxo, por tachar de idealismo alienante qualquer explicação subjetiva e afetiva da relação da sociedade com a natureza. Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta: a) Estão corretos somente os itens I e II. b) Estão corretos somente os itens I e III. c) Estão corretos somente os itens III e IV. d) Estão corretos somente os itens I e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
35 Q482839 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, SEDUC PE, IPADO professor de Geografia colocou, numa prova de unidade, para uma turma de 6ª série, a questão transcrita a seguir. Marque a alternativa correta. "Área formada por porções dos territórios dos Estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia. Coincide, em parte, com a área de ocorrência da caatinga, apresentando paisagem árida, de solo pedregoso, vegetação arbustiva e de cactáceas. Alguns elementos povoam as páginas da literatura regionalista e compõem o imaginário associado a essa região- a figura do jagunço, os animais da região, a luta contra a rigidez do clima, donzelas de beleza inigualável e cavaleiros corajosos. José de Alencar, Graciliano Ramos, Rachel de Queiros e Ariano Suassuna são os expoentes da literatura regionalista ambientada na região." ( Atlas Geográfico Escolar do IBGE, 2002) A região descrita é o (a): a) Sertão do Cariri b) Sertão do Brasil Central c) Sertão do Meio Norte d) Agreste Acaatingado e) Área de exceção dos sertões hiperáridos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
36 Q480845 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMANAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO. Sobre o tema Interdisciplinaridade no ensino de Geografia, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio assim expressam: "No esforço de estabelecer uma unidade na diversidade, de se abrir a outras possibilidades mediante uma visão de conjunto, a Geografia muito pode auxiliar para romper a fragmentação factual e descontextualizada. Sua busca por pensar o espaço enquanto totalidade, por onde passam todas as relações cotidianas e onde se estabelecem as redes sociais nas diferentes escalas, requer esse esforço interdisciplinar". Do assunto em pauta é correto afirmar que: a) devido às características próprias da Geografia, que exige do aluno acima de tudo a memorização de fatos e dados numéricos, é praticamente impossível dar a essa disciplina um caráter interdisciplinar. b) a Geografia em si é um saber interdisciplinar e não deve ter a pretensão de constituir-se uma ciência de síntese, ou seja, capaz de explicar o mundo sozinha. Suas características propiciam condições de transcender seus limites conceituais e buscar a interatividade com as outras disciplinas sem perder sua identidade e especificidades. c) sendo o espaço geográfico objeto de estudo e análise exclusivo da Geografia, essa disciplina passa a ter um caráter isolacionista, e caso seja dada uma feição interdisciplinar ao seu ensino, ela perderá suas especificidades. d) os conceitos de natureza e sociedade devem ser concentrados, exclusivamente, no ensino de Geografia, visando ao favorecimento de uma ação pedagógica de caráter interdisciplinar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
37 Q484001 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCCA Proposta Curricular de Geografia para o Ensino Fundamental - MG reconhece que, desde o século XX, a intensidade e velocidade das transformações socioespaciais têm modificado substancialmente o objeto de estudo desta disciplina, com amplas repercussões na forma como é ensinada na escola básica. Diante destas transformações, a Geografia escolar atual deve a) priorizar a leitura de mapas e figuras. b) valorizar as vivências cotidianas do aluno. c) basear-se na discussão de atualidades. d) investir na habilidade de memorização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
38 Q483853 | Geografia, Educação em Geografia, CESPE CEBRASPECom relação ao ensino de geografia, julgue os itens subsequentes. Ao longo das aulas, cabe ao aluno verificar se os objetivos propostos nos conteúdos programáticos estão sendo atendidos plenamente. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
39 Q484699 | Geografia, Educação em Geografia, Analista de Geografia, MPU, CESPE CEBRASPEA respeito de educação ambiental, julgue os itens subsequentes. As atividades de extensão ambiental têm por objetivo disseminar, para diversos setores da sociedade, os conhecimentos e as experiências produzidos pelas instituições de pesquisa, de controle e de promoção ambiental. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
40 Q481013 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCOs Parâmetros Curriculares Nacionais, (PCNs), de Geografia apresentam uma discussão sobre os métodos e as teorias das diferentes concepções de Geografia. Segundo este documento, a Geografia a) positivista busca analisar o espaço geográfico globalizado, recorrendo às tecnologias aeroespaciais, tais como as imagens de satélite. b) marxista negligencia a relação do homem e da sociedade com a natureza em sua dimensão sensível de percepção do mundo. c) neopositivista apresenta como centro de preocupações as relações entre sociedade, trabalho e a natureza na produção do espaço geográfico. d) tradicional abandona o cientificismo ao contextualizar as relações de trabalho visíveis sobre o espaço geográfico. e) humanística aborda o espaço utilizando dimensões subjetivas que são fruto das experiências individuais marcadas pela cultura. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro