Questões de Concursos: Educação em Geografia

Prepare-se para a prova com questões de Educação em Geografia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q483280 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Segundo Renato E. dos Santos, em Lei 10.639 e o Ensino de Geografia: construindo uma agenda de pesquisa-ação, a forma como ensinamos Cartografia Escolar transforma os mapas oficiais em

32 Q485136 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Acerca do ensino da geografia e dos seus desdobramentos, julgue os itens subsequentes. No ensino da geografia como atividade intelectual e prática, existe a necessidade investigativa da pesquisa, que pode ser considerada um processo aglutinador de reflexão e crítica.

33 Q482145 | Geografia, Educação em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

De acordo com Castrogiovanni, a apreensão do espaço pela criança se dá em três etapas: a etapa do espaço vivido, a do espaço percebido e a do espaço concebido. Julgue os itens a seguir, relativos a esse tema.

 I O espaço vivido pela criança é o espaço físico, vivenciado a partir do movimento, da locomoção.

II Para a criança, o espaço vivido, experimentado biologicamente, é fundamental para o espaço percebido.

III O espaço percebido permite à criança lidar com o espaço concebido, que é o espaço mais abstrato.

IV O espaço vivido permite à criança lidar com o espaço concebido, que é a etapa intermediária na apreensão do espaço.

Estão certos apenas os itens

34 Q483203 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

Tanto a Geografia Tradicional quanto a Geografia Marxista Ortodoxa negligenciaram a relação do homem e da sociedade com a natureza em sua dimensão sensível de percepção do mundo. Assinale as alternativas que atestam o enunciado:

I) O cientificismo do Marxismo ortodoxo por permitir ao homem a possibilidade de um conhecimento que passasse pela subjetividade do imaginário;

 II) O positivismo que permitiu ao homem, a possibilidade de um conhecimento subjetivo;

III) O cientificismo positivista da Geografia Tradicional, por negar ao homem a possibilidade de um conhecimento que passasse pela subjetividade do imaginário;

IV) O Marxismo ortodoxo, por tachar de idealismo alienante qualquer explicação subjetiva e afetiva da relação da sociedade com a natureza.

Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:

35 Q482839 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, SEDUC PE, IPAD

O professor de Geografia colocou, numa prova de unidade, para uma turma de 6ª série, a questão transcrita a seguir. Marque a alternativa correta. "Área formada por porções dos territórios dos Estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia. Coincide, em parte, com a área de ocorrência da caatinga, apresentando paisagem árida, de solo pedregoso, vegetação arbustiva e de cactáceas. Alguns elementos povoam as páginas da literatura regionalista e compõem o imaginário associado a essa região- a figura do jagunço, os animais da região, a luta contra a rigidez do clima, donzelas de beleza inigualável e cavaleiros corajosos. José de Alencar, Graciliano Ramos, Rachel de Queiros e Ariano Suassuna são os expoentes da literatura regionalista ambientada na região." ( Atlas Geográfico Escolar do IBGE, 2002) A região descrita é o (a):

36 Q480845 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre o tema Interdisciplinaridade no ensino de Geografia, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio assim expressam: "No esforço de estabelecer uma unidade na diversidade, de se abrir a outras possibilidades mediante uma visão de conjunto, a Geografia muito pode auxiliar para romper a fragmentação factual e descontextualizada. Sua busca por pensar o espaço enquanto totalidade, por onde passam todas as relações cotidianas e onde se estabelecem as redes sociais nas diferentes escalas, requer esse esforço interdisciplinar".

Do assunto em pauta é correto afirmar que:

37 Q484001 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

A Proposta Curricular de Geografia para o Ensino Fundamental - MG reconhece que, desde o século XX, a intensidade e velocidade das transformações socioespaciais têm modificado substancialmente o objeto de estudo desta disciplina, com amplas repercussões na forma como é ensinada na escola básica. Diante destas transformações, a Geografia escolar atual deve

38 Q483853 | Geografia, Educação em Geografia, CESPE CEBRASPE

Com relação ao ensino de geografia, julgue os itens subsequentes. Ao longo das aulas, cabe ao aluno verificar se os objetivos propostos nos conteúdos programáticos estão sendo atendidos plenamente.

39 Q484699 | Geografia, Educação em Geografia, Analista de Geografia, MPU, CESPE CEBRASPE

A respeito de educação ambiental, julgue os itens subsequentes.

As atividades de extensão ambiental têm por objetivo disseminar, para diversos setores da sociedade, os conhecimentos e as experiências produzidos pelas instituições de pesquisa, de controle e de promoção ambiental.

40 Q481013 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, (PCNs), de Geografia apresentam uma discussão sobre os métodos e as teorias das diferentes concepções de Geografia. Segundo este documento, a Geografia

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.