Questões de Concursos: Educação em Geografia Prepare-se para a prova com questões de Educação em Geografia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Educação em Geografia Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 41 Q484840 | Geografia, Educação em Geografia, Geografia, SEDUC CE, CESPE CEBRASPECom referência à territorialidade no ensino da geografia, assinale a opção correta. a) Em geografia, a territorialidade refere-se ao estudo do sistema territorial. b) Enquanto a categoria território representa para a geografia um sistema de objetos, o conceito de territorialidade representa a condição necessária para a existência da sociedade como um todo. c) A territorialidade é um conceito político que serve como ponto de partida para explicar muitos fenômenos geográficos relacionados à organização da sociedade e suas interações com as paisagens. d) A territorialidade é campo específico dos estudos e pesquisas geográficas. e) A ideia de territorialidade humana é sinônimo de área de vivência e de reprodução. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 42 Q483918 | Geografia, Educação em Geografia, Analista de Geografia, MPU, CESPE CEBRASPEA respeito de educação ambiental, julgue os itens subsequentes. A conscientização da sociedade acerca da importância da natureza como parte do sistema ambiental deve ser o único foco das ações de educação ambiental. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 43 Q484823 | Geografia, Educação em Geografia, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPEAs habilidades a serem desenvolvidas por meio da disciplina geografia no contexto escolar incluem a) a enumeração dos atributos físicos e socioeconômicos de um estado ou país. b) a leitura, a análise e a interpretação dos códigos específicos da disciplina, tais como mapas, gráficos e tabelas. c) o reconhecimento da dicotomia entre sociedade e natureza. d) a identificação da disciplina como ciência dos lugares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 44 Q484032 | Geografia, Educação em Geografia, Analista de Geografia, MPU, CESPE CEBRASPEA respeito de educação ambiental, julgue os itens subsequentes. A educação ambiental caracteriza-se por ser um processo dinâmico, integrativo e participativo. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 45 Q483559 | Geografia, Educação em Geografia, CESPE CEBRASPEAcerca de geopolítica e de conceitos relacionados aos fundamentos teóricos do pensamento geográfico, julgue os próximos itens. Ratzel define no objeto de estudo da geografia a influência das condições naturais sobre a humanidade. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 46 Q484445 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARCO conceito de território pode ser ligado à ideia de domínio ou de gestão de uma determinada área, sendo que dele emergem conceitos derivativos de territorialidade e de desterritorialização. Nessa perspectiva, analise as asserções abaixo: I. A expansão do território pode, por um lado, promover a ampliação da territorialidade e, por outro, promover a desterritorialização de certos grupos sociais. PORQUE II. A formação de um território dá às pessoas que nele habitam a consciência da sua participação, provocando o sentimento de territorialidade que, de forma subjetiva, cria uma consciência de identidade entre as mesmas. Acerca dessas asserções, é CORRETO afirmar: a) I e II são proposições falsas. b) I e II são proposições verdadeiras e II é uma justificativa correta de I. c) I e II são proposições verdadeiras e II não é uma justificativa correta de I. d) I é uma proposição falsa e II é uma proposição verdadeira. e) I é uma proposição verdadeira e II é uma proposição falsa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 47 Q484730 | Geografia, Educação em Geografia, CESPE CEBRASPEA aula em uma escola organizada em ciclos precisa extrapolar o espaço convencional das quatro paredes, como usualmente a escola costuma ser concebida. Deve ser pensada como estrutura de oportunidades e contexto de aprendizagens e de significados com condições de favorecer o desenvolvimento das atividades educativas e, em consequência, o processo de crescimento pessoal do estudante e do professor. Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue os itens a seguir. Em consonância com o tempo pedagógico circular dinâmico, o ensino de geografia obedece a um conjunto linear de conteúdos fundamentados em temas geográficos da atualidade. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 48 Q483413 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCCNas diretrizes norteadoras para a Geografia no Ensino Fundamental, os eixos temáticos e os temas tomam como referência a) a investigação de fenômenos socioespaciais. b) o estudo descritivo das paisagens naturais. c) os fatores econômicos do espaço, apenas. d) a abordagem pragmática dos fenômenos espaciais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 49 Q483789 | Geografia, Educação em Geografia, Professor II, SEE SP, FCCEm uma aula sobre o “ciclo” do café, o professor deverá discutir com os alunos o fato de esse ciclo a) ter sido efêmero devido às crises internacionais do final do século XIX e início do século XX. b) ter sido decisivo para selar a estrutura territorial em arquipélagos, apesar da expansão das ferrovias. c) iniciar as transformações na organização espacial do país por introduzir novos fatores de desenvolvimento. d) contribuir para tornar o país, já no século XIX, o maior exportador de bens agrícolas in natura do mundo. e) proporcionar ao Brasil a liderança econômica sobre os países platinos, menos desenvolvidos que o nosso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 50 Q484533 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Linhares ES, FUNCABPerrenoud (1999) afirma que a avaliação formativa possui como premissa se ocupar das aprendizagens e, consequentemente, do desenvolvimento do aluno. De acordo com o conceito da avaliação formativa discutido por Perrenoud, afirma-se que faz parte de suas características ser: a) diagnóstica e sumativa. b) investigativa e niveladora. c) generalista e diagnóstica. d) sumativa e quantitativa. e) qualitativa e generalista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
41 Q484840 | Geografia, Educação em Geografia, Geografia, SEDUC CE, CESPE CEBRASPECom referência à territorialidade no ensino da geografia, assinale a opção correta. a) Em geografia, a territorialidade refere-se ao estudo do sistema territorial. b) Enquanto a categoria território representa para a geografia um sistema de objetos, o conceito de territorialidade representa a condição necessária para a existência da sociedade como um todo. c) A territorialidade é um conceito político que serve como ponto de partida para explicar muitos fenômenos geográficos relacionados à organização da sociedade e suas interações com as paisagens. d) A territorialidade é campo específico dos estudos e pesquisas geográficas. e) A ideia de territorialidade humana é sinônimo de área de vivência e de reprodução. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
42 Q483918 | Geografia, Educação em Geografia, Analista de Geografia, MPU, CESPE CEBRASPEA respeito de educação ambiental, julgue os itens subsequentes. A conscientização da sociedade acerca da importância da natureza como parte do sistema ambiental deve ser o único foco das ações de educação ambiental. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
43 Q484823 | Geografia, Educação em Geografia, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPEAs habilidades a serem desenvolvidas por meio da disciplina geografia no contexto escolar incluem a) a enumeração dos atributos físicos e socioeconômicos de um estado ou país. b) a leitura, a análise e a interpretação dos códigos específicos da disciplina, tais como mapas, gráficos e tabelas. c) o reconhecimento da dicotomia entre sociedade e natureza. d) a identificação da disciplina como ciência dos lugares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
44 Q484032 | Geografia, Educação em Geografia, Analista de Geografia, MPU, CESPE CEBRASPEA respeito de educação ambiental, julgue os itens subsequentes. A educação ambiental caracteriza-se por ser um processo dinâmico, integrativo e participativo. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
45 Q483559 | Geografia, Educação em Geografia, CESPE CEBRASPEAcerca de geopolítica e de conceitos relacionados aos fundamentos teóricos do pensamento geográfico, julgue os próximos itens. Ratzel define no objeto de estudo da geografia a influência das condições naturais sobre a humanidade. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
46 Q484445 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARCO conceito de território pode ser ligado à ideia de domínio ou de gestão de uma determinada área, sendo que dele emergem conceitos derivativos de territorialidade e de desterritorialização. Nessa perspectiva, analise as asserções abaixo: I. A expansão do território pode, por um lado, promover a ampliação da territorialidade e, por outro, promover a desterritorialização de certos grupos sociais. PORQUE II. A formação de um território dá às pessoas que nele habitam a consciência da sua participação, provocando o sentimento de territorialidade que, de forma subjetiva, cria uma consciência de identidade entre as mesmas. Acerca dessas asserções, é CORRETO afirmar: a) I e II são proposições falsas. b) I e II são proposições verdadeiras e II é uma justificativa correta de I. c) I e II são proposições verdadeiras e II não é uma justificativa correta de I. d) I é uma proposição falsa e II é uma proposição verdadeira. e) I é uma proposição verdadeira e II é uma proposição falsa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
47 Q484730 | Geografia, Educação em Geografia, CESPE CEBRASPEA aula em uma escola organizada em ciclos precisa extrapolar o espaço convencional das quatro paredes, como usualmente a escola costuma ser concebida. Deve ser pensada como estrutura de oportunidades e contexto de aprendizagens e de significados com condições de favorecer o desenvolvimento das atividades educativas e, em consequência, o processo de crescimento pessoal do estudante e do professor. Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue os itens a seguir. Em consonância com o tempo pedagógico circular dinâmico, o ensino de geografia obedece a um conjunto linear de conteúdos fundamentados em temas geográficos da atualidade. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
48 Q483413 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCCNas diretrizes norteadoras para a Geografia no Ensino Fundamental, os eixos temáticos e os temas tomam como referência a) a investigação de fenômenos socioespaciais. b) o estudo descritivo das paisagens naturais. c) os fatores econômicos do espaço, apenas. d) a abordagem pragmática dos fenômenos espaciais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
49 Q483789 | Geografia, Educação em Geografia, Professor II, SEE SP, FCCEm uma aula sobre o “ciclo” do café, o professor deverá discutir com os alunos o fato de esse ciclo a) ter sido efêmero devido às crises internacionais do final do século XIX e início do século XX. b) ter sido decisivo para selar a estrutura territorial em arquipélagos, apesar da expansão das ferrovias. c) iniciar as transformações na organização espacial do país por introduzir novos fatores de desenvolvimento. d) contribuir para tornar o país, já no século XIX, o maior exportador de bens agrícolas in natura do mundo. e) proporcionar ao Brasil a liderança econômica sobre os países platinos, menos desenvolvidos que o nosso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
50 Q484533 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Linhares ES, FUNCABPerrenoud (1999) afirma que a avaliação formativa possui como premissa se ocupar das aprendizagens e, consequentemente, do desenvolvimento do aluno. De acordo com o conceito da avaliação formativa discutido por Perrenoud, afirma-se que faz parte de suas características ser: a) diagnóstica e sumativa. b) investigativa e niveladora. c) generalista e diagnóstica. d) sumativa e quantitativa. e) qualitativa e generalista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro