Questões de Concursos: Educação em Geografia

Prepare-se para a prova com questões de Educação em Geografia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q484840 | Geografia, Educação em Geografia, Geografia, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Com referência à territorialidade no ensino da geografia, assinale a opção correta.

42 Q483918 | Geografia, Educação em Geografia, Analista de Geografia, MPU, CESPE CEBRASPE

A respeito de educação ambiental, julgue os itens subsequentes.

A conscientização da sociedade acerca da importância da natureza como parte do sistema ambiental deve ser o único foco das ações de educação ambiental.

43 Q484823 | Geografia, Educação em Geografia, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

As habilidades a serem desenvolvidas por meio da disciplina geografia no contexto escolar incluem

45 Q483559 | Geografia, Educação em Geografia, CESPE CEBRASPE

Acerca de geopolítica e de conceitos relacionados aos fundamentos teóricos do pensamento geográfico, julgue os próximos itens. Ratzel define no objeto de estudo da geografia a influência das condições naturais sobre a humanidade.

46 Q484445 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC

O conceito de território pode ser ligado à ideia de domínio ou de gestão de uma determinada área, sendo que dele emergem conceitos derivativos de territorialidade e de desterritorialização. Nessa perspectiva, analise as asserções abaixo:

I. A expansão do território pode, por um lado, promover a ampliação da territorialidade e, por outro, promover a desterritorialização de certos grupos sociais.

PORQUE

II. A formação de um território dá às pessoas que nele habitam a consciência da sua participação, provocando o sentimento de territorialidade que, de forma subjetiva, cria uma consciência de identidade entre as mesmas.

Acerca dessas asserções, é CORRETO afirmar:

47 Q484730 | Geografia, Educação em Geografia, CESPE CEBRASPE

A aula em uma escola organizada em ciclos precisa extrapolar o espaço convencional das quatro paredes, como usualmente a escola costuma ser concebida. Deve ser pensada como estrutura de oportunidades e contexto de aprendizagens e de significados com condições de favorecer o desenvolvimento das atividades educativas e, em consequência, o processo de crescimento pessoal do estudante e do professor.

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue os itens a seguir.

Em consonância com o tempo pedagógico circular dinâmico, o ensino de geografia obedece a um conjunto linear de conteúdos fundamentados em temas geográficos da atualidade.

48 Q483413 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

Nas diretrizes norteadoras para a Geografia no Ensino Fundamental, os eixos temáticos e os temas tomam como referência

49 Q483789 | Geografia, Educação em Geografia, Professor II, SEE SP, FCC

Em uma aula sobre o “ciclo” do café, o professor deverá discutir com os alunos o fato de esse ciclo

50 Q484533 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Linhares ES, FUNCAB

Perrenoud (1999) afirma que a avaliação formativa possui como premissa se ocupar das aprendizagens e, consequentemente, do desenvolvimento do aluno. De acordo com o conceito da avaliação formativa discutido por Perrenoud, afirma-se que faz parte de suas características ser:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.