Questões de Concursos: Educação em Geografia

Prepare-se para a prova com questões de Educação em Geografia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q482752 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Discutindo propostas curriculares, Moraes (2000) comenta que a transdisciplinaridade é pouco praticada na estrutura dos programas. Segundo o autor os trabalhos interdisciplinares

52 Q483895 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

“Entre as questões mais presentes nos estudos sobre ensino geral e ensino de Geografia, encontram-se: a importância das políticas sociais e de um projeto educacional para o país, a formação inicial e continuada dos professores, a remuneração e as condições de trabalho. A par disso, tem havido um esforço de estudar os fatores intraescolares que afetam a qualidade de ensino.”

(Adaptado de: CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 4. Ed. Campinas: Papirus, 2003.) As opções a seguir apresentam fatores intraescolares que afetam a qualidade de ensino, à exceção de uma.

Assinale-a. (A) As relações entre conhecimento, poder e currículo.

53 Q483154 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Acerca do ensino da geografia e dos seus desdobramentos, julgue os itens subsequentes. De acordo com as novas tecnologias de comunicação e informação no ensino da geografia, o professor, por meio da reflexão e da crítica, pode modificar o processo ensino-aprendizagem, sem, contudo, abandonar o método de ensino tradicional, como o uso do livro didático, do quadro e do giz.

54 Q483649 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE

Considerando as competências e as habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de geografia, julgue os itens que se seguem. A aprendizagem em geografia deve focar no conteúdo, que é o principal instrumento para o desenvolvimento de competências e habilidades nessa área de conhecimento.

55 Q483160 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Linhares ES, FUNCAB

De acordo com Libâneo (2008, p. 120), “É sempre útil distinguir, nos estudos dos processos de organização e gestão, duas concepções bastante diferenciadas em relação às finalidades sociais e políticas da educação: a concepção científico-racional e a concepção sociocrítica.” Na concepção sociocrítica, vigoram:

56 Q481500 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

O estudo da natureza é de fundamental importância, pois, ao se trabalhar este tema em sua dinâmica própria que expressa as inter-relações entre todos os seus elementos, se pode levar os alunos a criticar a ação do homem sobre ela e construir conceitos de equilíbrio e desequilíbrio ecológico. Ao trabalhar este tema em sua prática cotidiana, o professor poderá desenvolver todas as seguintes ações, exceto uma. Assinale-a.

57 Q483134 | Geografia, Educação em Geografia, Professor II, SEE SP, FCC

Todo o dia o sol levanta e a gente canta ao sol de todo dia. Fim da tarde, a Terra cora e a gente chora porque finda a tarde. A música “Canto de Um Povo de Algum Lugar” de Caetano Veloso, usa, para se referir ao movimento do sol, o modelo

58 Q484930 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

O professor de Geografia colocou, numa prova de unidade, para uma turma de 6ª série, a questão transcrita a seguir para assinalar a alternativa correta. Este domínio, que ocorre, principalmente, na região Centro- Oeste, também ocupa parte das regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Caracterizado pelo clima tropical, possui solos pouco férteis, devido à sua acidez. Sua vegetação apresenta arbustos, com galhos retorcidos e raízes profundas. Possui uma estação seca e outra úmida. O domínio descrito é:

59 Q485225 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Linhares ES, FUNCAB

A conexão da Geografia com outras disciplinas através da transdisciplinaridade é um ponto central no ensino fundamental. Dentre os temas mais comuns, o da Saúde possibilita ao professor uma amplitude de abordagem, realizando a construção de cidadãos conscientes. A melhor conexão realizada pela Geografia com o tema da “saúde” pode ser identificada através:

60 Q484000 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Em Valença (RJ), um Professor de Geografia planeja realizar o reconhecimento e o levantamento dos principais objetos geográficos do entorno imediato da Catedral, com sua turma do 6º ano. Nesse intuito, foi selecionado material cartográfico de apoio para que os alunos o usassememcampo. Visando à realização da tarefa planejada, a escala cartográfica mais adequada ao material selecionado é:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.