Questões de Concursos: Educação em Geografia

Prepare-se para a prova com questões de Educação em Geografia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

71 Q481425 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, SEDUC PA, FADESP

Os elementos fundamentais do ensino da Geografia são:

72 Q484791 | Geografia, Educação em Geografia, Professor II, SEE SP, FCC

No tema transversal Saúde, proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, espera-se que, ao final do Ensino Fundamental, os alunos sejam capazes de

73 Q482254 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Acerca das metodologias de ensino em geografia, julgue os próximos itens. O uso do globo terrestre em sala de aula permite mostrar a totalidade dos continentes, dos oceanos e outros importantes elementos fisiogeográficos da Terra, além de mostrar, de forma completa e sem distorções, a rede de coordenadas geográficas (paralelos e meridianos).

74 Q484540 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Linhares ES, FUNCAB

De acordo com MOREIRA (2001, p.24), do ponto de vista de David Ausubel, no que se refere à busca de evidências da aprendizagem significativa, uma alternativa é propor ao aluno:

75 Q483013 | Geografia, Educação em Geografia, CESPE CEBRASPE

A aula em uma escola organizada em ciclos precisa extrapolar o espaço convencional das quatro paredes, como usualmente a escola costuma ser concebida. Deve ser pensada como estrutura de oportunidades e contexto de aprendizagens e de significados com condições de favorecer o desenvolvimento das atividades educativas e, em consequência, o processo de crescimento pessoal do estudante e do professor.

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue os itens a seguir.

O ensino de geografia deve possibilitar a interação dos sujeitos por meio de uma organização com base na dualidade espaço geográfico e tempo cronológico, privilegiando o desenvolvimento individual dos alunos e a relação coletiva entre professor e aluno, a partir da definição de conteúdos organizados em nível crescente de complexidade.

76 Q480835 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

O ensino de Geografia no Ensino Fundamental não deve levar os alunos a:

77 Q483775 | Geografia, Educação em Geografia, CESPE CEBRASPE

Com relação ao ensino de geografia, julgue os itens subsequentes. A produção de maquetes da própria sala de aula representa um potencial recurso no processo ensino/aprendizagem dos conteúdos cartográficos, pois propicia a aplicação dos conceitos de localização, coordenadas e orientação.

78 Q481695 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Um professor de Geografia ouviu, numa de suas aulas, a seguinte pergunta de uma aluna: "Professor, que são vegetais halófilos"? Qual deveria ser a resposta?

79 Q481216 | Geografia, Educação em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

As atividades práticas são fundamentais no ensino da geografia, pois permitem que o professor proponha aos alunos questões reais e de importância concreta. A esse respeito, assinale a opção correta.

80 Q481705 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Um professor em uma turma de 6ª série utiliza as seguintes informações:

Em 1970, tomando-se este estado como um todo, a região metropolitana de São Paulo detinha 77,52% do Valor de Transformação Industrial. Em 1990 essa participação diminui para 58,92% e esse percentual continua caindo; porém, a metrópole paulista continua mais do que nunca a comandar a vida econômica nacional.

O principal objetivo do professor com estas informações é trabalhar com seus alunos, respectivamente, o processo e o conceito de:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.