Questões de Concursos: Educação em História

Prepare-se para a prova com questões de Educação em História de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q388632 | História, Educação em História, História, IF PI, IF PI

Através desse fragmento, os PCNs estão criticando o seguinte, EXCETO:

A organização curricular tradicional da História, disseminada na maior parte das escolas, destaca alguns acontecimentos considerados como marcos, para, a partir deles, construir um quadro didático em que os acontecimentos são inseridos numa continuidade espaço–temporal linear, ordenado por uma lógica de causas e consequências. Assim, por exemplo, a Independência do Brasil, pautada como item importante do conteúdo programático, é explicada por suas conexões causais com uma série de acontecimentos políticos imediatamente anteriores, ordenados em sequência linear, como se a própria sucessão cronológica contivesse, em si mesma, a força explicativa. Essa organização se baseia numa noção de processo histórico como mudança linear, que destaca os acontecimentos singulares ou particulares, o que resulta num conhecimento fragmentado.

Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Humanas e suas Tecnologias, p. 77.

12 Q390163 | História, Educação em História, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix

É consensual a importância da história nas sociedades contemporâneas. Não por outra razão, a presença da disciplina nas diversas etapas da educação básica desempenha múltiplos papéis, entre os quais o de sua indiscutível potencialidade na formação dos estudantes. Nessa perspectiva, julgue os itens a seguir, relativos às diversas formas de contribuição que o estudo da história pode oferecer aos alunos. Um estudo de história inteligente e capaz de despertar o interesse do aluno implica a formulação de questões dirigidas ao passado a partir da realidade presente.

14 Q389685 | História, Educação em História, História, IF PI, IF PI

“Consciente da necessidade de clareza frente à postura pedagógica e às particularidades da disciplina que ministro, elejo o que acredito serem as habilidades e competências a desenvolver junto aos alunos [...]. No eleger dessas habilidades e competências [...], estão implícitas concepções de História e do ensino de História. Vejamos: 1) a aceitação de que a História, mesmo se pretendendo uma ciência, não está imune à falibilidade; 2) a submissão do conhecimento historiográfico a um regime de historicidade, ou seja, pensar o próprio conhecimento como algo relacionado a uma dada configuração que o torna possível; 3) a necessidade de pôr à prova a própria ideia de verdade sem, contudo, confundir esse questionamento com o niilismo que nega a possibilidade de reflexões coerentes num campo de saber; 4) construir uma cultura que faça perceber que a escrita da história, como bem explicou Certeau, está circunscrita a uma operação historiográfica e que, por isso, deve reconhecer seus sujeitos, suas questões, seus métodos e suas fontes.

(SILVA, José Luís de Oliveira e. Pensando o ofício do historiador no ambiente escolar: práticas pedagógicas e a incorporação do xadrez nas aulas de Idade Média. In: Anais do V Simpósio Nacional de História Cultural. Brasília: UNB, 2010).

Segundo o texto, o ensino de História deve:

15 Q388737 | História, Educação em História, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

Um professor propõe a seus alunos a seguinte tarefa: pesquisar a história de sua vida e de sua família, relacionando-a com a história de sua cidade e/ou estado.

Essa atividade permite, principalmente, ao aluno:

16 Q390462 | História, Educação em História, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

A presença da História na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias na organização curricular do Ensino Médio tem por objetivo a constituição de competências que permitam ao educando

17 Q390268 | História, Educação em História, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix

É consensual a importância da história nas sociedades contemporâneas. Não por outra razão, a presença da disciplina nas diversas etapas da educação básica desempenha múltiplos papéis, entre os quais o de sua indiscutível potencialidade na formação dos estudantes. Nessa perspectiva, julgue os itens a seguir, relativos às diversas formas de contribuição que o estudo da história pode oferecer aos alunos. Na educação básica, a história é importante instrumento para entender os problemas sociais, para conferir significado aos acontecimentos do cotidiano e para exercer conscientemente a cidadania.

18 Q387882 | História, Educação em História, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre o professor de História.

I. "Ensina o aluno a levantar problemas e a reintegrá-los num conjunto mais vasto de outros problemas, procurando transformar, em cada aula de Jistória, temas em problemáticas".

II. "Ciente do conhecimento que possui, deve proporcionar ao seu aluno a apropriação do conhecimento histórico existente através de um esforço e de uma atividade com a qual ele retome a atividade que edificou esse conhecimento".

 III. "Possibilitar aos alunos a compreensão de que os acontecimentos históricos não podem ser explicados de maneira simplista. É necessário fazê-los entender que numerosas relações de pesos e características diferentes interferem em sua realização".

IV. "Fazer o aluno perceber que o conhecimento histórico é adquirido e inefável como um dom desenvolvido através de um processo mnenônico".

Estão corretas

19 Q389800 | História, Educação em História, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre o professor de história, considere as seguintes proposições:

I. As práticas escolares exigem dos professores de história muito mais que o conhecimento específico da disciplina, adquirido na formação universitária.

II. O que o professor de história ensina na sala de aula deve ir muito além de sua especialidade, advindo, daí, a necessidade de articular diferentes saberes no processo de formação.

III. As dimensões éticas e políticas da formação do professor de história são insignificantes, pois o objeto do ensino da história é constituído de tradições e idéias, elementos concretos.

IV. A preocupação do professor não é refletir sobre a história construída pelos homens, mas localizar e interpretar fatos; utilizando instrumental das ciências sociais.

Estão corretas as proposições

20 Q390155 | História, Educação em História, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix

É consensual a importância da história nas sociedades contemporâneas. Não por outra razão, a presença da disciplina nas diversas etapas da educação básica desempenha múltiplos papéis, entre os quais o de sua indiscutível potencialidade na formação dos estudantes. Nessa perspectiva, julgue os itens a seguir, relativos às diversas formas de contribuição que o estudo da história pode oferecer aos alunos. Em tempos de nacionalismo exacerbado, a história ensinada na escola deve ater?se ao estudo da nacionalidade, eximindo?se de abordar outros países e culturas do mundo contemporâneo.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.