Questões de Concursos: Educação em História

Prepare-se para a prova com questões de Educação em História de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q390447 | História, Educação em História, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

Considere o seguinte enunciado: “A primeira fase da história dos seres humanos no planeta caracteriza-se por uma relação intensa com o meio ambiente, ao longo do tempo eles conseguiram não apenas interagir com a natureza, mas passaram a ter controle sobre ela por meio da domesticação de plantas e animais”.

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre o enunciado acima.

( ) A domesticação dos animais tem como efeito o fim da caça e início da agricultura.

( ) O período paleolítico caracteriza o fim do nomadismo e início da caça e da pesca.

( ) A domesticação dos primeiros animais ocorreu no mesolítico.

( ) A revolução neolítica indica o início da agricultura e a fabricação de ferramentas.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

22 Q389445 | História, Educação em História, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de História propõem uma nova organização do currículo para o Ensino Fundamental. Segundo esse documento curricular, o ensino da História nortear-se-á pelos seguintes princípios e idéias, à exceção de:

23 Q389013 | História, Educação em História, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

O toque dos sinos em Minas Gerais é um bem imaterial preservado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), por ser forma tradicional de comunicação presente em várias cidades mineiras. Dados como esse, próximos à realidade do aluno,

24 Q388257 | História, Educação em História, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

O uso de evidências históricas em sala de aula deve ser

25 Q388700 | História, Educação em História, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre o trabalho do professor, de acordo com os novos rumos do ensino da História, considere as seguintes alternativas:

I. Diante da velocidade das transformações observadas nos dias atuais e da impossibilidade de prever os desafios que nossos alunos irão enfrentar daqui a alguns anos, torna-se necessário que eles sejam instrumentalizados para aprender e analisar novos fenômenos.

II. As novas propostas sobre o ensino da história têm enfatizado que, além da aquisição dos conteúdos tradicionais, é necessário desenvolver nos alunos estruturas intelectuais que lhes permitam operacionalizar novas situações apresentadas pela realidade social.

III. É importante desenvolver no aluno a capacidade de memorizar um grande volume de informações, formando um elenco de acontecimentos amarrados por uma linha do tempo, que comporte mais memorização do que reflexão.

IV. Levar o aluno a entender que o objetivo da história é conhecer o fato em si e entender o seu significado, porque o centro do conhecimento histórico ou o objeto da história é o conhecimento e não a rede de significado que é construída em torno dele. Estão corretas as proposições

26 Q388911 | História, Educação em História, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A realidade social dos alunos pode transformar-se numa temática importante para ser trabalhada em sala de aula. O interesse dos alunos por explicações sobre as razões pelas quais faltam empregos para alguns de seus familiares é um campo fértil para a reflexão e produção do conhecimento histórico. Um professor de História, sintonizado com as idéias de Eric Hobsbawm, poderia trabalhar a idéia de que

27 Q387986 | História, Educação em História, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Nas dinâmicas atuais de ensino e aprendizagem, os processos avaliativos têm ganhado grande importância nos últimos anos, com transformações substantivas. Para implantar de forma adequada um processo avaliativo, o professor deve

28 Q390096 | História, Educação em História, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix

É consensual a importância da história nas sociedades contemporâneas. Não por outra razão, a presença da disciplina nas diversas etapas da educação básica desempenha múltiplos papéis, entre os quais o de sua indiscutível potencialidade na formação dos estudantes. Nessa perspectiva, julgue os itens a seguir, relativos às diversas formas de contribuição que o estudo da história pode oferecer aos alunos. Espera?se do professor de história a capacidade de transmitir, de modo organizado, o que se estudou ou as informações obtidas em relação ao passado.

29 Q390451 | História, Educação em História, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre História Oral.

( ) Desde sua implementação seus métodos e objetivos de pesquisa têm sido regularmente mantidos.

( ) Por meio de narrativas populares, aproxima-se de comunidades não hegemônicas explorando a sua subjetividade.

( ) Entrelaça-se com a literatura, a linguística, a antropologia, as religiões, a música, a cultura de massa e a política.

( ) Parte de eventos pontuais e determinados lugares e refere-se mais aos acontecimentos do que aos significados.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

30 Q388821 | História, Educação em História, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Na visão de Paulo Freire, ensinar exige o reconhecimento e a capacidade de assumir a sua identidade cultural e seus reflexos na formação e na prática docente. Com base na concepção do autor, analise as afirmativas a seguir.

 I. Assumir a si próprio não significa a exclusão dos outros, ao contrário, implica reconhecer-se como ser social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos, capaz de ter raiva e capaz de amar. Capaz de assumir-se como sujeito, porque também é capaz de reconhecer-se como objeto.

II. O que importa na formação docente não é a repetição mecânica do gesto, mas a compreensão do valor dos sentimentos, das emoções, do desejo e da insegurança a ser superada através do exercício da criticidade e da promoção da curiosidade ingênua em curiosidade epistemológica.

III. Considerar a questão da identidade cultural na dimensão individual e de classe social como também respeitar as diferenças é fator fundamental na prática educativa progressista e na relação professor-aluno.

Assinale a alternativa correta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.