Questões de Concursos: Educação especial

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21 Q880727 | Pedagogia, Educação Especial, Para Alunos com Deficiência, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Considerando a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, qual das seguintes alternativas descreve CORRETAMENTE os objetivos e diretrizes fundamentais estabelecidos por esta política?

22 Q884689 | Pedagogia, Educação Especial, Instrutor Educacional, Prefeitura de Jaguariaíva PR, OBJETIVA, 2024

Negligência consiste na omissão injustificada por parte do responsável em supervisionar ou prover as necessidades básicas de criança, adolescente ou pessoa com deficiência. O desatendimento injustificado pode representar risco à segurança e ao desenvolvimento do indivíduo, podendo incluir situações diversas como:

I. Privação de cuidados necessários à saúde e à higiene.
II. Descumprimento do dever de encaminhar a criança ou o adolescente à escola.
III. Deixar a pessoa sozinha em situação que represente risco à sua segurança.

Está CORRETO o que se afirma:

23 Q902261 | Pedagogia, Educação Especial, Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Ramada RS, FUNDATEC, 2024

São medidas estabelecidas para a inclusão da Educação Especial no sistema educacional, conforme a Lei nº 7.853/1989, EXCETO:

24 Q880701 | Pedagogia, Educação Especial, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Foi a partir do Ato Adicional à Constituição de 1824, Lei nº 16, de 12 de agosto de 1834, que se deu o primeiro passo para a criação das Escolas Normais no Brasil. Entre outras coisas, esta Lei estabeleceu que cada Província passaria a ser responsável política e economicamente pela organização de seu sistema educacional primário, secundário e pela formação de seus professores. Quanto ao processo de criação das escolas normais no Brasil, assinale a alternativa CORRETA.

25 Q888757 | Pedagogia, Educação Especial, Cuidador Escolar, Prefeitura de Salgado de São Félix PB, APICE, 2024

Larissa, uma criança de 09 anos de idade, cursa o terceiro ano do ensino do ensino fundamental na Escola Municipal Criança Feliz. Larissa é autista não verbal, não consegue acompanhar os conteúdos escolares e não possui autonomia para realizar atividades de vida diária como ir ao banheiro, alimentar-se, vestir-se, etc... Há um mês a secretaria municipal de educação designou um profissional de apoio escolar para acompanhar Larissa na sala de aula regular. Para que a inclusão desta aluna seja adequada e condizente com as diretrizes da educação especial na perspectiva inclusiva, este profissional NÃO deverá:

26 Q904120 | Pedagogia, Educação Especial, Coordenador Pedagógico II, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Trata-se de benefício previsto na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, EXCETO:

27 Q907276 | Pedagogia, Educação Especial, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

A educação deve garantir a plena aprendizagem e o total acesso a todas as crianças e jovens, independentemente de sua situação socioeconômica, seu local de nascimento, seu gênero e de ter ou não deficiência. Assim, um ensino de qualidade é aquele que, em suma, é para todos. Nesse sentido, a educação especial concentra seus esforços em atender às necessidades específicas dos alunos no contexto educacional e em apresentar uma abordagem mais abrangente na escola, orientando a criação de redes de apoio, programas de formação contínua, identificação de recursos e serviços, bem como o fomento de práticas colaborativas. Diante de tal, os estudos mais recentes no campo da educação especial enfatizam que as definições e o uso de classificações devem ser

28 Q882104 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Apoio Escolar da Educação Especial para Atuar em Classes Comuns, Prefeitura de Jequié BA, Instituto Consulplan, 2024

Um aluno da sala regular do ensino fundamental, que é pessoa com deficiência, tem apresentado reiteração de faltas injustificadas e todos os recursos escolares para melhoria da situação e busca de solução para o problema já foram esgotados. Os dirigentes do estabelecimento de ensino devem:

29 Q880584 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Diante do contexto educacional contemporâneo, a escola tem como função social promover a formação integral dos alunos, desenvolvendo suas habilidades cognitivas, emocionais, sociais e éticas. O compromisso social do educador é garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, respeitando suas diferenças enecessidades individuais.
Com base no texto apresentado e nos conteúdos relacionados à Educação Especial, qual a afirmativa expressa o papel do educador no contexto da inclusão escolar?

30 Q880591 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O Atendimento Educacional Especializado (AEE), enquanto serviço integrado à Educação Especial, desempenha um papel de grande importância na formação dos estudantes designados como Público-Alvo da Educação Especial. Esse serviço é concretizado por meio da disponibilização de recursos de acessibilidade e implementação de estratégias que visam eliminar as barreiras para aplena participação desses estudantes na sociedade e no desenvolvimento de sua aprendizagem.
Qual é o principal objetivo do Atendimento Educacional Especializado (AEE)?
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