Questões de Concursos: Educação especial Prepare-se para a prova com questões de Educação especial de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Educação especial Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 31 Q884687 | Pedagogia, Educação Especial, Instrutor Educacional, Prefeitura de Jaguariaíva PR, OBJETIVA, 2024Considerando-se a educação especial, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente. ( ) Os alunos que apresentem necessidades educacionais especiais, mesmo que requeiram atenção individualizada nas atividades de vida autônoma e social, recursos, ajudas e apoios intensos e contínuos, bem como adaptações curriculares tão significativas que a escola comum não consiga prover, ainda assim não podem ser atendidos em escolas especiais. ( ) É vedado às instituições de ensino viabilizar ao aluno com grave deficiência mental ou múltipla uma terminalidade específica do ensino fundamental, mesmo não atendendo os resultados de escolarização previstos em lei. a) C - C. b) E - E. c) C - E. d) E - C. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 32 Q890372 | Pedagogia, Educação Especial, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Instituto Consulplan, 2024Tendo em vista que a sala de recursos multifuncionais é um espaço escolar com equipamentos, móveis e materiais didáticos voltados para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), é INCORRETO afirmar que: a) Deve oferecer recursos pedagógicos e de acessibilidade que contribuam para o desenvolvimento dos alunos, considerando suas necessidades específicas. b) Possui o objetivo de eliminar as barreiras para a plena participação dos estudantes com deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou superdotação na escola. c) Pode substituir a sala de aula comum; porém, o público-alvo da educação especial também pode continuar assistindo as aulas e participando de outras atividades com os demais colegas, seguindo os princípios da educação inclusiva. d) Participam da sala de recursos multifuncionais todos os estudantes público do AEE autistas; pessoas com deficiência física, intelectual, visual, auditiva ou múltipla; pessoas com Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância ou outros transtornos invasivos; e, pessoas com altas habilidades ou superdotação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 33 Q887589 | Pedagogia, Educação Especial, Assistente de Sala, Prefeitura de Senhor do Bonfim BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024Sobre as necessidades educacionais especiais, assinale a alternativa incorreta: a) Toda criança tem direito fundamental à educação, porém, não deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem. b) Toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas. c) Sistemas educacionais deveriam ser designados e programas educacionais deveriam ser implementados no sentido de se levar em conta a vasta diversidade de tais características e necessidades. d) Aqueles com necessidades educacionais especiais devem ter acesso à escola regular, que deveria acomodá-los dentro de uma pedagogia centrada na criança, capaz de satisfazer a tais necessidades. e) Escolas regulares que possuam tal orientação inclusiva constituem os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias criando-se comunidades acolhedoras, construindo uma sociedade inclusiva e alcançando educação para todos; além disso, tais escolas provêm uma educação efetiva à maioria das crianças e aprimoram a eficiência e, em última instância, o custo da eficácia de todo o sistema educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 34 Q894029 | Pedagogia, Educação Especial, Agente de Apoio à Inclusão, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024As escolas públicas e as privadas sem fins lucrativos, que ofertem educação especial, poderão ser apoiadas nas despesas de custeio, manutenção e investimento em infraestrutura física e pedagógica por recursos do: a) Programa Currículo em Movimento. b) Programa Dinheiro Direto na Escola. c) Programa Nacional da Alimentação Escolar. d) Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 35 Q904119 | Pedagogia, Educação Especial, Coordenador Pedagógico II, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024Aponte a alternativa cujo conteúdo NÂO está diretamente relacionado com a Lei 13.663/2018. a) Estabelece a necessidade de promover ações que incentivem a convivência respeitosa e a prevenção da violência nas escolas. b) Reforça a importância da gestão democrática com a participação de toda a comunidade escolar. c) Reforça a gestão democrática no ambiente escolar, assegurando a participação ativa de toda a comunidade escolar no processo decisório das escolas públicas. d) Na sua interpretação se deve levar em conta os fins sociais a que ela se dirige, as exigências do bem comum e os direitos e deveres individuais e coletivos. e) Prevê que as escolas devem promover campanhas e ações educativas sobre saúde física e mental, direitos humanos e cidadania. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 36 Q880588 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024Conforme o Art. 58 da LDB, a educação especial é uma modalidade de educação escolar oferecida, preferencialmente, na ________ de ensino, para educandos com necessidades especiais. Quando necessário, a escola regular deve disponibilizar ________ especializado para atender as peculiaridades da clientela de educação especial. O atendimento educacional pode ocorrer em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas ________ do ensino regular. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto. a) rede regular-apoio-classes comuns b) rede privada-reforço-atividades c) rede pública-suporte-espaços comuns d) rede especializada-auxílio-ambientes específicos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 37 Q902404 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais. Em relação aos objetivos da referida Lei, entre outros, garante: a) Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até anos finais do ensino médio. b) Articulação intrasetorial na implementação das políticas públicas. c) Acessibilidade urbanística, arquitetônica, rural, nos mobiliários, máquinas e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informática. d) Continuidade da escolarização nos níveis mais elevados de ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 38 Q882103 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Apoio Escolar da Educação Especial para Atuar em Classes Comuns, Prefeitura de Jequié BA, Instituto Consulplan, 2024O atendimento educacional especializado integra a proposta pedagógica da escola, envolve a colaboração da família para garantir pleno acesso e participação dos estudantes e se articula com as demais políticas públicas, sendo o seu objetivo: a) Formação de gestores e educadores na perspectiva da educação inclusiva. b) Adequação arquitetônica dos prédios escolares, promovendo acessibilidade. c) Provisão de condições de continuidade de estudos nos demais níveis de ensino. d) Avaliação continuada dos professores para garantir uma educação de qualidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 39 Q880587 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024O público-alvo da Educação Especial abrange uma diversidade de necessidades educacionais, exigindo uma abordagem inclusiva e adaptativa. Analise as afirmações a seguir preenchendo V, se verdadeiras, ou F, se falsas. a. ( ) A Educação Especial destina-se exclusivamente a pessoas com deficiência intelectual, excluindo outras condições. b. ( ) Os alunos com altas habilidades/superdotação não são considerados público-alvo da Educação Especial. c. ( ) A Educação Especial concentra-se apenas em atender alunos com deficiência física, negligenciando outras condições. d. ( ) O público-alvo da Educação Especial engloba diferentes necessidades educacionais, incluindo deficiências sensoriais, físicas, intelectuais e altas habilidades. A sequência correta, de cima para baixo, é a) V, V, F, F. b) F, F, V, F. c) V, F, V, F. d) F, F, F, V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 40 Q880592 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024A história da Educação Especial, no Brasil e no mundo, remonta a séculos de evolução e mudanças significativas. Desde as primeiras iniciativas de segregação até os movimentos de inclusão, diversos eventos marcaram esse percurso. Porém, um evento histórico internacional marcou um avanço significativo na perspectiva inclusiva da Educação Especial. Assinale a alternativa que indica qual foi o evento histórico que marcou o avanço da Educação Especial. a) A Declaração de Viena, em 1993. b) A Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, em 2006. c) A Declaração de Salamanca, em 1994. d) O Tratado de Versalhes, em 1919. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
31 Q884687 | Pedagogia, Educação Especial, Instrutor Educacional, Prefeitura de Jaguariaíva PR, OBJETIVA, 2024Considerando-se a educação especial, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente. ( ) Os alunos que apresentem necessidades educacionais especiais, mesmo que requeiram atenção individualizada nas atividades de vida autônoma e social, recursos, ajudas e apoios intensos e contínuos, bem como adaptações curriculares tão significativas que a escola comum não consiga prover, ainda assim não podem ser atendidos em escolas especiais. ( ) É vedado às instituições de ensino viabilizar ao aluno com grave deficiência mental ou múltipla uma terminalidade específica do ensino fundamental, mesmo não atendendo os resultados de escolarização previstos em lei. a) C - C. b) E - E. c) C - E. d) E - C. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
32 Q890372 | Pedagogia, Educação Especial, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Instituto Consulplan, 2024Tendo em vista que a sala de recursos multifuncionais é um espaço escolar com equipamentos, móveis e materiais didáticos voltados para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), é INCORRETO afirmar que: a) Deve oferecer recursos pedagógicos e de acessibilidade que contribuam para o desenvolvimento dos alunos, considerando suas necessidades específicas. b) Possui o objetivo de eliminar as barreiras para a plena participação dos estudantes com deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou superdotação na escola. c) Pode substituir a sala de aula comum; porém, o público-alvo da educação especial também pode continuar assistindo as aulas e participando de outras atividades com os demais colegas, seguindo os princípios da educação inclusiva. d) Participam da sala de recursos multifuncionais todos os estudantes público do AEE autistas; pessoas com deficiência física, intelectual, visual, auditiva ou múltipla; pessoas com Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância ou outros transtornos invasivos; e, pessoas com altas habilidades ou superdotação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
33 Q887589 | Pedagogia, Educação Especial, Assistente de Sala, Prefeitura de Senhor do Bonfim BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024Sobre as necessidades educacionais especiais, assinale a alternativa incorreta: a) Toda criança tem direito fundamental à educação, porém, não deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem. b) Toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas. c) Sistemas educacionais deveriam ser designados e programas educacionais deveriam ser implementados no sentido de se levar em conta a vasta diversidade de tais características e necessidades. d) Aqueles com necessidades educacionais especiais devem ter acesso à escola regular, que deveria acomodá-los dentro de uma pedagogia centrada na criança, capaz de satisfazer a tais necessidades. e) Escolas regulares que possuam tal orientação inclusiva constituem os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias criando-se comunidades acolhedoras, construindo uma sociedade inclusiva e alcançando educação para todos; além disso, tais escolas provêm uma educação efetiva à maioria das crianças e aprimoram a eficiência e, em última instância, o custo da eficácia de todo o sistema educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
34 Q894029 | Pedagogia, Educação Especial, Agente de Apoio à Inclusão, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024As escolas públicas e as privadas sem fins lucrativos, que ofertem educação especial, poderão ser apoiadas nas despesas de custeio, manutenção e investimento em infraestrutura física e pedagógica por recursos do: a) Programa Currículo em Movimento. b) Programa Dinheiro Direto na Escola. c) Programa Nacional da Alimentação Escolar. d) Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
35 Q904119 | Pedagogia, Educação Especial, Coordenador Pedagógico II, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024Aponte a alternativa cujo conteúdo NÂO está diretamente relacionado com a Lei 13.663/2018. a) Estabelece a necessidade de promover ações que incentivem a convivência respeitosa e a prevenção da violência nas escolas. b) Reforça a importância da gestão democrática com a participação de toda a comunidade escolar. c) Reforça a gestão democrática no ambiente escolar, assegurando a participação ativa de toda a comunidade escolar no processo decisório das escolas públicas. d) Na sua interpretação se deve levar em conta os fins sociais a que ela se dirige, as exigências do bem comum e os direitos e deveres individuais e coletivos. e) Prevê que as escolas devem promover campanhas e ações educativas sobre saúde física e mental, direitos humanos e cidadania. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
36 Q880588 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024Conforme o Art. 58 da LDB, a educação especial é uma modalidade de educação escolar oferecida, preferencialmente, na ________ de ensino, para educandos com necessidades especiais. Quando necessário, a escola regular deve disponibilizar ________ especializado para atender as peculiaridades da clientela de educação especial. O atendimento educacional pode ocorrer em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas ________ do ensino regular. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto. a) rede regular-apoio-classes comuns b) rede privada-reforço-atividades c) rede pública-suporte-espaços comuns d) rede especializada-auxílio-ambientes específicos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
37 Q902404 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais. Em relação aos objetivos da referida Lei, entre outros, garante: a) Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até anos finais do ensino médio. b) Articulação intrasetorial na implementação das políticas públicas. c) Acessibilidade urbanística, arquitetônica, rural, nos mobiliários, máquinas e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informática. d) Continuidade da escolarização nos níveis mais elevados de ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
38 Q882103 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Apoio Escolar da Educação Especial para Atuar em Classes Comuns, Prefeitura de Jequié BA, Instituto Consulplan, 2024O atendimento educacional especializado integra a proposta pedagógica da escola, envolve a colaboração da família para garantir pleno acesso e participação dos estudantes e se articula com as demais políticas públicas, sendo o seu objetivo: a) Formação de gestores e educadores na perspectiva da educação inclusiva. b) Adequação arquitetônica dos prédios escolares, promovendo acessibilidade. c) Provisão de condições de continuidade de estudos nos demais níveis de ensino. d) Avaliação continuada dos professores para garantir uma educação de qualidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
39 Q880587 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024O público-alvo da Educação Especial abrange uma diversidade de necessidades educacionais, exigindo uma abordagem inclusiva e adaptativa. Analise as afirmações a seguir preenchendo V, se verdadeiras, ou F, se falsas. a. ( ) A Educação Especial destina-se exclusivamente a pessoas com deficiência intelectual, excluindo outras condições. b. ( ) Os alunos com altas habilidades/superdotação não são considerados público-alvo da Educação Especial. c. ( ) A Educação Especial concentra-se apenas em atender alunos com deficiência física, negligenciando outras condições. d. ( ) O público-alvo da Educação Especial engloba diferentes necessidades educacionais, incluindo deficiências sensoriais, físicas, intelectuais e altas habilidades. A sequência correta, de cima para baixo, é a) V, V, F, F. b) F, F, V, F. c) V, F, V, F. d) F, F, F, V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
40 Q880592 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024A história da Educação Especial, no Brasil e no mundo, remonta a séculos de evolução e mudanças significativas. Desde as primeiras iniciativas de segregação até os movimentos de inclusão, diversos eventos marcaram esse percurso. Porém, um evento histórico internacional marcou um avanço significativo na perspectiva inclusiva da Educação Especial. Assinale a alternativa que indica qual foi o evento histórico que marcou o avanço da Educação Especial. a) A Declaração de Viena, em 1993. b) A Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, em 2006. c) A Declaração de Salamanca, em 1994. d) O Tratado de Versalhes, em 1919. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro