Questões de Concursos: Educação especial

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41 Q893928 | Pedagogia, Educação Especial, Cuidador de Aluno Especial, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Na efetivação da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, os sistemas e as escolas devem criar condições para que se possa:

42 Q902402 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Acerca das Diretrizes para Atendimento Educacional Especializado, a Resolução CNE/CEB 4/2009, em seu Art. 3º determina que a Educação Especial se realize em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, tendo o Atendimento Educacional Especializado (AEE) como parte integrante do processo educacional. O Art. 4º considera público-alvo do AEE:

43 Q910594 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Especialista, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Marque a alternativa CORRETA. Possui relação direta com a Deficiência Intelectual:

44 Q892455 | Pedagogia, Educação Especial, Monitor Escolar, Prefeitura de Abadiânia GO, FUNATEC, 2024

Quais são as instituições privadas autorizadas a ofertar o Atendimento Educacional Especializado (AEE), conforme as normativas legais:

45 Q868187 | Pedagogia, Educação Especial, Agente de Apoio, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

Define-se como aluno com necessidades educacionais especiais aquele que, por apresentar necessidades próprias e diferentes dos demais alunos no domínio das aprendizagens curriculares correspondentes à sua idade _________ recursos pedagógicos e metodologias educacionais específicas.

46 Q880590 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Conforme Portal MEC, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) estabelece diretrizes fundamentais para promover a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no cenário educacional brasileiro. Essas diretrizes visam garantir o acesso, a participação e o aprendizado de todos os alunos, independentemente de suas condições específicas, promovendo uma educação mais inclusiva e equitativa.

Portal MEC: http://portal.mec.gov.br/

Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir e assinale a correta.

47 Q910600 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Especialista, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Marque a alternativa CORRETA. Constituem-se Leis e Dispositivos Legais históricos da Educação Especial:

48 Q892454 | Pedagogia, Educação Especial, Monitor Escolar, Prefeitura de Abadiânia GO, FUNATEC, 2024

Qual é a finalidade do Atendimento Educacional Especializado (AEE), de acordo com o Decreto nº 7.611/2011:

49 Q863958 | Pedagogia, Educação Especial, Auxiliar de Serviços Escolares, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

De acordo com a Lei nº 13.146/2015, que instituiu a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência a avaliação de deficiências é

50 Q889997 | Pedagogia, Educação Especial, Com Formação em Educação Inclusiva 1, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

O Desenho Universal está previsto na Lei Brasileira de Inclusão para a concepção de produtos, ambientes, programas e serviços. Na educação, de acordo com Pletsch et al (2021), o Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) “não se pauta pela ideia de que existe um estudante padrão ou homogêneo, pois se parte do pressuposto de que as pessoas se apropriam do conhecimento de variadas maneiras” (p. 22).
PLETSCH, M. D. et al. (orgs.). Acessibilidade e Desenho Universal na Aprendizagem. Campos dos Goytacazes: Encontrografia, 2021.


Considerando esses pressupostos, o DUA não tem como característica:
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