"A Educação Especial no Brasil, a partir da década de
1990, passou por diversas mudanças, assim o
paradigma vigente, chamado de "Integração" foi revisto e
surge a Educação Inclusiva, que garante aos alunos com
deficiência o direito à educação, portanto, o acesso e
permanência no ensino regular."
Fonte: PICOLINI, Beatriz Ribeiro Aleluia; FLORES, Maria Marta
Lopes. TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL:
MARCOS HISTÓRICOS E POLÍTICOS RELEVANTES. Mediação,
Pires do Rio - GO, v. 15, n. 1, p. 206-214, jan.-jun. 2020, p. 207.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº
9.394/96 (LDB) estabelece princípios e objetivos para a
educação especial no Brasil, com ênfase na inclusão.
Qual prática a seguir está mais alinhada com os
princípios de educação inclusiva propostos pela LDB?
a) Integrar alunos com necessidades educacionais
especiais nas salas de aula regulares, adaptando os
conteúdos e promovendo a participação ativa de
todos os estudantes.
b) Orientar os professores a limitarem as adaptações
curriculares para não comprometerem o
planejamento pedagógico e o desenvolvimento dos
outros alunos.
c) Designar salas de aula exclusivas para estudantes
com necessidades educacionais especiais, a fim de
oferecer uma atenção mais personalizada e
especializada.
d) Realizar atividades complementares para alunos com
necessidades especiais em horários diferentes dos
dos demais alunos, para que possam alcançar o
nível dos colegas.